Será que você vende materiais didáticos adequados? Quem deseja obter sucesso nesse setor e chamar atenção das escolas precisa se preocupar em oferecer produtos de qualidade. Ou seja, vai muito além de prestar um excelente atendimento e fazer entregas em dia.

Antes de fechar uma parceria para revenda, é preciso avaliar bem os itens que o fornecedor oferece. Afinal, é você quem vai negociar com o cliente final. Se garantir que algo é realmente bom e, depois, o consumidor se decepcionar, pode ser que ele não volte a comprar.

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-leitura-1 

Leia também: Avaliação de fornecedores: encontre os melhores materiais de inglês

 

Veja, a seguir, alguns critérios que deve analisar para ter a certeza de que está no caminho certo!

10 aspectos dos materiais didáticos que pedem muita atenção!

Recomendamos que você elabore e aplique um checklist na sua empresa com todos os elementos que considera importantes nos materiais didáticos que adquire. Dessa maneira, garantirá a consistência de suas escolhas.

1. Autor

O primeiro passo é identificar quem é o responsável pelos materiais. Depois, é preciso pesquisar o currículo e verificar o potencial para realização da obra.

Lembre-se de que a experiência do autor influencia diretamente na maneira como o conteúdo é exposto. E isso, certamente, será levado em consideração pelos seus clientes no momento da compra.

2. Coleção

Será que o livro didático em questão oferece uma sequência lógica de aprendizado? O ideal é que faça parte de uma coleção completa.

Dessa forma, o conteúdo disponibilizado em uma apostila é complementado pela do ano seguinte, o que deixa a progressão do aprendizado mais fluida.

Nova call to action

3. Editora

Procure conhecer a reputação da editora. Pesquise quantos anos de mercado tem, quais foram os seus grandes lançamentos e quem são os seus clientes.

Você também pode pesquisar a respeito dela nas redes sociais e em sites de reclamação. Confira quais são as principais críticas e como a empresa lida situações do tipo.

4. Metodologia

O material didático precisa estar de acordo com o que é estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC ). Assim, o conteúdo acaba sendo padronizado. O que realmente muda é a metodologia, ou seja, a forma como é transmitido aos estudantes.

E pode ter certeza de que esse critério será avaliado pela escola ou pelo professor com poder de decisão de compra!

A metodologia dos materiais didáticos adotados deve ser compatível com a que é usada na instituição de ensino em questão. Portanto, é preciso conhecer bem o seu cliente, avaliar os produtos que você dispõe e oferecer as melhores opções.​

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta

  

Você vai gostar dessa leitura: Livro didático de inglês - como a escolha pode afetar sua escola

5. Atualização

De nada adianta um conteúdo que é escrito por um profissional experiente se estiver desatualizado. Tenha cuidado para não aparecer na escola oferecendo uma coleção ultrapassada e que não acompanha o progresso dos alunos.

Isso tende a ser particularmente desafiador em algumas disciplinas. Afinal, sempre há descobertas ou tecnologias que mudam completamente o método de ensino.

Nesse sentido, se os conteúdos não forem atualizados todos os anos, há chances de o material pedagógico já conter dados que não são mais válidos.

6. Inovação

As metodologias de ensino também mudam constantemente. Então, quanto mais antigo for o conteúdo educacional, maior será a dificuldade do professor em engajar os alunos.

 

Dicas de atividades extraclasse e conteúdos virtuais inovadores, entre outros, devem ser considerados como parte importante do “pacote”.

7. Linguagem adequada à faixa etária

Um ponto muito importante que pode passar despercebido por quem vende materiais para instituições de ensino é a linguagem usada. Ela tem que ser acessível ao público-alvo, ou seja, aos alunos que o utilizarão.

Tenha em mente que o conteúdo deve trazer total autonomia. Sendo assim, se for elaborado com uma abordagem inadequada, perde essa função, dificultando a rotina do professor e desmotivando o estudante.

Portanto, avalie esse critério cuidadosamente antes de fazer uma proposta de compra.

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-leitura-1

 

Você vai gostar dessa leitura: Chegou a hora de levar o ELT para a sua escola

 

8. Exatidão conceitual

Os materiais didáticos também precisam ser corretos do ponto de vista conceitual, ou seja, não podem ter erros de informações.

Avalie se o conteúdo conta com referências bibliográficas confiáveis. Isso traz mais credibilidade aos dados e argumentos apresentados pelo autor.

Além disso, é importante que os textos sejam bem estruturados e submetidos a uma revisão ortográfica e gramatical.

9. Material de apoio ao professor

É comum que as instituições avaliem os materiais escolares e acabem, quase sempre, optando por aqueles que vêm com conteúdos de apoio ao professor.

Em linhas gerais, essas ferramentas oferecem sugestões de abordagens e atividades que ajudam no momento do preparo das aulas.

10. Qualidade gráfica

Por fim, observe se a impressão apresenta algum tipo de falha. Afinal, a qualidade visual importa muito na experiência de aprendizagem do aluno.

Analise o projeto gráfico para entender se é suficientemente intuitivo e atrativo. Olhe, com atenção, as imagens usadas, para checar se estão nítidas e se complementam as informações contidas nos livros.

Gostou das dicas? Então, salve este conteúdo nos favoritos do seu navegador para usá-lo sempre que precisar de ajuda na hora de escolher os melhores fornecedores de materiais educacionais! E veja mais informações a respeito das coleções de materiais didáticos Pearson. 

PEARSON-IDEAS-CTA-BLOG-pt

 

Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados