Estudar inglês apenas na aula pode não ser o suficiente para quem busca a fluência. Mesmo fazendo os deveres de casa, a prática do idioma precisa ser ampliada. Por isso, é importante saber estudar inglês por conta própria.

 
Esse estudo complementar, que vai além do que é pedido nas aulas, faz muita diferença no desenvolvimento do estudante. Principalmente para alunos que já estão em um nível intermediário. Muitas vezes, essa dedicação extra é o que faz com que o intermediário se torne avançado.
Porém, nem sempre é fácil estudar inglês sozinho.
 
Afinal, não temos ninguém para explicar regras ou corrigir nossa pronúncia. No entanto, existem muitas maneiras de estudar por conta própria. E elas podem ajudar na sua fluência consideravelmente.
Quer saber como? Confira nossas dicas abaixo:
 

1. Assista séries e filmes legendados

Uma dica de ouro para estudar inglês por conta própria é deixar o momento mais divertido. Nada melhor do que filmes e séries para fazer isso!

Quem estuda inglês normalmente já é acostumado a assistir seus filmes e séries legendados, com o áudio em inglês. Isso estimula o listening e ajuda a aprender novas palavras. Quer ir mais além? Deixe as legendas em inglês, também. Nesse caso, você capta novas palavras e estruturas gramaticais por dois meios.

Quem já consegue fazer isso com tranquilidade pode se desafiar e tirar as legendas, deixando apenas o áudio.

2. Traduza músicas para estudar inglês

Um método antigo, mas comprovado para estudar inglês, é a tradução de músicas. Você já deve conhecer alguém que aprendeu o idioma assim.

Você pode fazer isso do jeito tradicional, traduzindo palavra por palavra, com a ajuda de um dicionário. Ou pode utilizar a tecnologia a seu favor, usando aplicativos e sites que fazem a tradução por você. Mas é importante relacionar as palavras e estruturas gramaticais para compreendê-las.

Uma boa dica é fazer isso com músicas que você conhece bem. Escolha entre as suas favoritas e crie uma playlist de estudos!

3. Leia livros paradidáticos

Muitos estudantes subestimam os livros paradidáticos. Por serem adaptados para o aluno, alguns acham que é simples demais, enquanto outros não se sentem preparados para ler. Porém, encontrar um livro paradidático para o seu nível é muito útil nos estudos. Eles ensinam novos vocábulos e estruturas sem a pressão dos livros clássicos.

Além disso, também incentivam o hábito da leitura. Isso pode ser muito importante, tanto para aprender inglês quanto para outros aspectos da sua vida.

4. Utilize aplicativos de conversação

Um dos maiores problemas de estudar inglês por conta própria é praticar a conversação. Você pode conversar consigo mesmo, mas perde a troca que teria com outras pessoas.

Com os aplicativos de conversação, esse problema está resolvido. Aplicativos como o HelloTalk são feitos para estudantes que querem praticar sua comunicação em outro idioma. No seu cadastro, basta você dizer que quer estudar inglês. Assim, o aplicativo te conecta com falantes nativos e outros estudantes.

Assim, você pode começar a conversar e praticar o idioma diariamente. Além disso, pode fazer amigos no mundo inteiro.

5. Vá para o YouTube

O YouTube é uma ferramenta muito interessante para quem quer aprender qualquer coisa atualmente. Ele tem milhares de vídeos sobre, basicamente, qualquer informação.

Com o inglês não é diferente. Tem alguma dúvida sobre um tópico gramatical? Quer aprender novas palavras sobre um tema específico? É só procurar no YouTube.

Mas você também pode pular todos os vídeos de aulas de inglês e, ainda assim, estudar o idioma. É só buscar por vídeos do seu interesse em inglês. O site está cheio de conteúdos sobre viagens, culinária, história, mecânica, matemática, esportes, etc. Além disso, tem vários formatos, como entrevistas, análises e vlogs.

Assim, você pode estudar inglês por meio dos seus interesses mais simples. Quer saber como fazer um hambúrguer? Ou assistir uma entrevista do seu ator preferido? Procure em inglês.

6. Busque por questionários online

Assistir vídeos, séries e filmes é uma maneira de se divertir enquanto aprende. Ler livros, também. Mas onde fica a prática e correção de estruturas gramaticais nesse estudo?

A internet também tem uma solução para isso. Com uma busca simples no Google, podemos encontrar muitos questionários online com exercícios gramaticais. A grande vantagem é que, em sua maioria, eles se corrigem ao apertar um botão. Você pode treinar seus conhecimentos e buscar por mais explicações depois, com seu professor.

7. Pratique a escrita

Para estudar inglês por conta própria, é preciso praticar todas as habilidades. Muitos estudantes se focam na compreensão escrita, mas se esquecem da expressão escrita.

A expressão escrita tem muita importância, principalmente para quem sonha em estudar no exterior. Até mesmo para fazer um exame de proficiência, ela é um diferencial. Por isso, pratique escrever mais do que uma ou duas frases que não estão relacionadas.

Você não precisa escrever grandes artigos e ensaios acadêmicos. Manter um diário ou algo semelhante é uma boa ideia para escrever alguma coisa todos os dias.

Caso você não tenha as palavras certas, pode procurá-las em um dicionário. Ou, ainda, tentar explicar a mesma coisa com o vocabulário que você já conhece.

8. Seja persistente

A realidade é que estudar inglês por conta própria pode, muitas vezes, se tornar frustrante. Você pode não entender nada das legendas em inglês, ou só conseguir ler paradidáticos muito simples.

Por isso, o maior segredo para estudar inglês desse modo é não desistir dos estudos. A fluência depende da dedicação, mas também do tempo. Você não pode atropelar ou pular etapas. É preciso estudar com afinco, diariamente, para ter resultados efetivos no futuro.

Sendo assim, é importante que você tenha seus objetivos claros em mente. Assim, mesmo quando for difícil, você vai continuar estudando.

Estudar inglês por conta própria não precisa ser algo pesado e exaustivo. Você pode aprender com tarefas simples e divertidas. Porém, é importante fazer dessas tarefas parte da sua rotina. Estudando todos os dias, você chega a fluência em todas as habilidades.

A Pearson English traz uma série de dicas para estudantes de inglês, sejam eles iniciantes ou fluentes. Confira nosso blog!

Conheça a certificação PTE Academic

 

Acompanhe nossas redes!

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados