Dominar as habilidades da língua inglesa é fundamental para quem quer a fluência. saiba como estimular as habilidades da língua inglesa em seus alunos. 

Toda pessoa que deseja aprender e dominar o inglês precisa desenvolver as quatro habilidades da língua inglesa. Para ter fluência no idioma, é fundamental que todas as áreas estejam bem treinadas e alinhadas umas com as outras. 

Sendo assim, o professor de inglês precisa construir junto de seus alunos todas as quatro competências. Ele deve estimular seus alunos a aprimorarem todas as habilidades da língua inglesa, que são escutar, falar, ler e escrever. 

As 4 habilidades da língua inglesa 

O objetivo de aprender inglês é a capacidade de se comunicar com nativos de países de língua inglesa, e pessoas do mundo inteiro. Tanto em viagens turísticas, como para estudar, trabalhar ou qualquer outro fim. 

Porém, a comunicação pode acontecer de variadas formas, e não raramente, em mais de uma ao mesmo tempo. Ou seja, pode acontecer de alguém palestrar sobre um assunto que também está escrito em forma de texto. 

Sendo assim, é fundamental que o interessado em aprender outro idioma aprenda a desenvolver todas as formas de comunicação. E no inglês isso não é diferente, por isso, o professor deve incentivar seus alunos a aprender as quatro habilidades da língua inglesa. São elas: 

  • Listening (Escuta) 
  • Speaking (Fala) 
  • Reading (Leitura) 
  • Writing (Escrita) 

Quem quer dominar o idioma britânico precisa saber compreender o que escuta e saber exatamente o que está falando. Além disso, ele também deve entender tudo o que lê, e ser capaz de escrever qualquer texto no idioma. 

Ou seja, quanto mais o aluno desenvolve as quatro habilidades, melhor ele pode se comunicar em inglês. Portanto, se você é professor de inglês, lembre-se sempre de não focalizar apenas uma das habilidades da língua inglesa. Durante as aulas, trabalhe para aprimorar todas elas nos seus alunos. 

chamada para formulário de soluções

Importância de treinar as 4 habilidades da língua inglesa 

É bem verdade que algumas pessoas têm preferências por uma ou outra competência. Aliás, isso é real também na língua portuguesa. Enquanto uns preferem falar e escutar, outros possuem mais aptidão para ler e escrever. 

Portanto, isso não seria diferente na hora de aprender outro idioma. Entretanto, para nos comunicarmos com um maior número de pessoas, precisamos aprender novas maneiras de fazê-lo. Tanto em português quanto em inglês. 

Então, se os seus alunos desejam alcançar a fluência em inglês, não existe outro caminho. É preciso treinar e desenvolver essas quatro habilidades na língua inglesa, do contrário, eles nunca terão domínio completo do idioma. 

Aprimorar as habilidades da língua inglesa garante que o aluno compreenda tudo o que está sendo comunicado para ele. Lembrando que cada aluno possui uma motivação diferente para aprender um segundo idioma. 

Outros benefícios de aprimorar as habilidades comunicacionais estão relacionados à própria confiança do estudante. Aperfeiçoar essas competências, assegura desenvoltura ao indivíduo, e tira a sensação de insegurança na hora de se comunicar. 

Então, é crucial que você, como professor, saiba estimular seus alunos a aprenderem todas as quatro habilidades. Sendo assim, vamos falar sobre como você pode buscar meios de tornar o aprendizado mais atraente e eficiente. 

Saiba mais sobre as soluções Pearson

Como desenvolver as habilidades da língua inglesa nos seus alunos 

O professor, como principal mediador do aprendizado dos estudantes, deve contribuir com o crescimento deles. Contudo, muitos aprendizados podem se tornar exaustivos e monótonos para os alunos. 

Esse quadro gera dificuldade para os estudantes, trazendo implicações negativas em sua formação. Muitos conceitos importantes podem ser deixados de lado quando eles não sentem facilidade para reter o conhecimento. 

Sendo assim, é dever do professor encontrar maneiras de deixar a aula mais agradável e prazerosa para todos os alunos. Desta maneira, aumentam as possibilidades de todos aprenderem com maior gosto e prazer. 

E para desenvolver todas as habilidades da língua inglesa de maneira igual, é necessário que a aula seja atrativa. E isso deve abranger a maioria das habilidades com os seus alunos, ou que combinem duas ou mais. 

Por isso, você, como professor, pode lançar mão de diversas atividades extraclasse, que contemplem além da apostila. Algumas das práticas que podem ser utilizadas dentro e fora da sala de aula são: 

  • Filmes e séries - que podem ser assistidos primeiramente com a legenda em inglês, trabalhando a leitura e aprimorando a escuta. Conforme a sala avança na compreensão do idioma, a legenda pode ser retirada; 
  • Música - ouvir músicas é uma das maneiras mais incríveis e apaixonantes de aprender inglês por meio da escuta. Além do mais, é um excelente exercício para treinar a habilidade de ouvir e falar, cantando em outro idioma. Já a leitura da letra da canção é uma forma de exercitar a habilidade de ler em inglês. 
  • Literatura - e se ler uma letra de música já é interessante, imagine, então, ler um livro, um romance ou uma novela. A literatura em inglês é fundamental para descobrir novos termos e aprender a construir frases. 
  • Jornais, revistas e periódicos - a leitura de notícias, reportagens e artigos jornalísticos e entrevistas também são ótimas ferramentas. O seu uso em aula estimula o aprendizado de termos e orações usados no cotidiano. 
  • Podcasts - ouvir podcasts também é uma forma interessante e inteligente de treinar a audição em outro idioma. Como são conversas do dia a dia, podem ser um importante instrumento para decodificar novas palavras e orações. 
  • Teatro - a encenação de peças teatrais e outras manifestações artísticas do gênero também são recomendadas. Desta forma, além de treinar a leitura do texto, o aluno desenvolve a fala e a escuta em inglês durante os ensaios e as apresentações.  

Desta forma, podemos ver que existem múltiplas maneiras de treinar as quatro habilidades da língua inglesa em aula. E essas atividades podem ser realizadas tanto dentro quanto fora do ambiente escolar e da sala de aula. 

O importante é que você, professor, incentive seus alunos a evoluírem e melhorarem sua comunicação. O trabalho de incentivá-los a deixar a vergonha de lado e procurar acertar por meio de tentativa e erro é crucial. 

Lembre-se que é fundamental que seus alunos desenvolvam todas as habilidades da língua inglesa. E, para isso, é imprescindível que eles recebam os mais variados estímulos para o seu desenvolvimento.

Conheça nossas soluções educacionais 

Por Pearson

“Esse material é excelente e realmente contribui para a aquisição de estratégias de leitura e habilidades de produção de texto, além de aumentar o vocabulário dos alunos. A plataforma MyEnglishLab é uma ferramenta complementar maravilhosa: um laboratório portátil completo!” Marina Cordani Dantas - Colégio Rainha da Paz

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados