Encontrar um material didático de qualidade que seja compatível com o projeto pedagógico dos clientes é um grande passo. Entretanto, não é suficiente. Também é preciso fazer uma boa avaliação de fornecedores, para ter certeza de que a instituição de ensino não será prejudicada por falhas ou problemas.

Quando isso acontece, é o vendedor quem acaba com a imagem afetada. Afinal, ele fez a venda e combinou o prazo. Portanto, é importante ser criterioso na escolha das marcas que a sua distribuidora representa. Isso evitará atrasos e imperfeições. Consequentemente, ajudará a atrair e reter consumidores para o seu negócio.

Continue a leitura para saber mais!

8 dicas para fazer uma boa avaliação de fornecedores de materiais de inglês

Para evitar atritos com os clientes, é essencial analisar as editoras de livros das quais você pretende comprar. A seguir, confira alguns critérios a considerar.

1. Dê preferência a um fornecedor conhecido

Uma empresa só ganha fama de confiável quando realmente oferece bons produtos e serviços. Assim, dê preferência àquelas que tenham credibilidade no mercado.

Além de garantir que você não terá grandes problemas com o fornecedor, isso ainda facilitará as vendas, pois os clientes provavelmente já confiam nele também.

2. Confira avaliações de clientes

Para fazer a avaliação de fornecedores, realize uma grande pesquisa. Você pode tanto conversar com pessoas que já trabalharam com materiais da empresa em questão quanto realizar buscas online.

Sites como o Reclame Aqui, por exemplo, reúnem diversas reclamações. Cheque quais são os principais problemas e como a editora lida com eles. Foram resolvidos? Os clientes ficaram satisfeitos?

Além disso, investigue as redes sociais da empresa. Veja se há elogios ou críticas nos comentários das publicações.

3. Priorize a qualidade dos produtos

A qualidade do que é vendido é essencial. O conteúdo do material didático deve ser bem elaborado, para que possa atender às necessidades dos clientes.

Nesse sentido, alguns aspectos que você deve analisar são:

  • ​autor;
  • coleção;
  • metodologia;
  • linguagem;
  • exatidão conceitual;
  • inovação;
  • atualização.

Também é importante que os produtos venham com materiais de apoio ao professor e contem com um bom visual, sem problemas de diagramação ou impressão.

4. Entenda a capacidade de produção

Muitas vezes, as distribuidoras esquecem de verificar a capacidade de produção durante a avaliação de fornecedores.

Será que a empresa em questão realmente tem condições de entregar o volume de produtos que você quer no prazo acordado?

Essa dúvida deve ser sanada antes de oferecer os itens aos clientes. Afinal, se você vender mais do que a capacidade que o fornecedor tem de produzir, o problema será praticamente inevitável.

5. Fique por dentro do sistema de logística

Quem faz a entrega dos produtos comprados? Esse aspecto deve ser considerado na hora da avaliação de fornecedores.

Veja se a empresa tem um setor de logística ou se esse serviço é terceirizado.

Se for terceirizado, confira qual é a transportadora responsável pela entrega do material e faça uma pesquisa sobre ela. Há inúmeras no país, mas nem todas são eficientes.

Às vezes, pode acontecer de o fornecedor produzir e enviar no prazo. No entanto, se a transportadora não for boa, as chances de problemas persistem. Por isso, evite!

6. Avalie a qualidade da entrega

De nada adianta uma entrega em dia se os produtos chegarem com problemas. Portanto, quando pesquisar os comentários de clientes, repare se algum deles menciona avarias.

Claro que acidentes podem acontecer durante o transporte. Entretanto, materiais didáticos amassados com frequência, por exemplo, sugerem falhas na hora de embalar.

Então, esse é um tópico importante na avaliação de fornecedores.

7. Considere preços e condições

Claro que, além de produzir materiais de qualidade e fazer entregas em dia, um fornecedor precisa oferecer preços condizentes.

Os produtos de uma editora renomada podem até ser mais caros, mas não devem ser o dobro das demais, por exemplo. Isso dificultaria o processo de vendas. Busque uma boa relação custo-benefício.

Também é fundamental que a empresa conte com formas e prazos de pagamento que sejam compatíveis com a realidade financeira da sua distribuidora.

 

 

8. Pense no pós-venda

Por fim, você deve analisar como é o serviço de pós-venda. Há um telefone ou chat com resposta imediata? O atendimento é bom?

Esses são fatores importantes na avaliação de fornecedores. Afinal, caso um problema surja, é preciso contar com o apoio de alguém para resolvê-lo.

Se você quer ter os melhores produtos e serviços, não pense duas vezes. Conheça agora mesmo os materiais didáticos da Pearson!

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