Por que aprender inglês para negócios é importante? Confira 6 dicas para melhorar suas habilidades no ambiente de trabalho! 

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo. Há alguns anos, saber inglês era um diferencial nas entrevistas. Hoje, saber inglês para negócios já é fundamental. 

O que “inglês para negócios” significa? Que o falante sabe lidar com questões profissionais no idioma. 

Seja participando de reuniões, apresentando projetos ou mesmo falando com clientes internacionais. O ambiente de trabalho apresenta muitas oportunidades de usar o idioma. 

Quer saber mais sobre o inglês para negócios e como praticá-lo? Leia a seguir: 

Por que o profissional deve aprender inglês? 

Hoje em dia, inglês é o idioma mais falado do mundo. São aproximadamente 339 milhões de falantes nativos. 

Isso não significa muito se compararmos, por exemplo, com o mandarim, que tem mais de um bilhão de falantes nativos. 

Porém, o inglês se supera com o número de falantes não-nativos. Ou seja, pessoas que aprenderam inglês como segunda língua. 

Nesse caso, são mais de um bilhão e duzentos milhões de falantes. E esse número cresce diariamente. 

O inglês virou a língua do turismo nas últimas décadas. Mesmo em países em que o idioma não é oficial, as pessoas a utilizam nas hospedagens, transportes e pontos turísticos. 

Mas inglês também virou a língua dos negócios. Com a globalização, fechar negócios com clientes do exterior já não é tão difícil. 

O mesmo vale para parcerias, sociedades e outras possibilidades para uma empresa. Portanto, saber falar inglês se tornou essencial. 

Logo, quem fala inglês tem mais oportunidades. Em geral, oportunidades melhores e com salários mais altos. 

Se você quer ampliar seu espaço no mercado de trabalho, precisa aprender esse idioma. Mais do que isso: precisa saber utilizá-lo nas empresas. 

Como estudar inglês para negócios? Confira 6 dicas 

Você já sabe que estudar inglês é importante para sua carreira. Porém, muitos profissionais aprendem o idioma e não sabem aplicá-lo no dia a dia, depois. 

Por isso, você precisa aprender a estudar inglês voltado para os negócios. Em outras palavras, estudar o idioma com o seu objetivo em mente. 

Para ajudá-lo a aprender inglês para negócios, siga as dicas a seguir: 

  1. Mude o idioma dos seus dispositivos
  2. Agende suas tarefas em inglês
  3. Escute podcasts
  4. Utilize aplicativos para aprender inglês
  5. Divirta-se em inglês
  6. Busque a certificação

Mude o idioma dos seus dispositivos

Isso pode parecer muito básico e sem importância. Mas faz muita diferença para quem está aprendendo inglês para negócios. 

Isso porque a tecnologia faz parte das nossas vidas, principalmente, no âmbito profissional. Muitas das palavras em nossos celulares e computadores são usadas no dia a dia. 

Além disso, pense no tempo que você fica no computador ou no celular. São, na maioria dos dias, mais de oito horas. 

Ou seja, com uma mudança pequena, você aumenta sua exposição ao idioma em oito horas. Essa exposição constante ajuda muito a fixar vocabulário e estruturas gramaticais. 

Faça o teste e mude seu celular para inglês hoje. Depois que se acostumar, experimente trocar o idioma dos aplicativos e softwares do computador, também. Aumente ainda mais a exposição! 

Agende suas tarefas em inglês

É seguro dizer que você precisa fazer anotações na sua agenda todos os dias. Essas anotações devem ter tudo a ver com o trabalho. 

Que tal registrar seus compromissos e tarefas em inglês? Como eles são relacionados ao trabalho, essa é uma ótima chance de treinar o inglês para negócios. 

Se você não conhece o vocabulário básico, comece por aí. Palavras como “reunião”, “projeto”, “equipe” ou “gerente” devem ser algumas das mais comuns. 

Depois, comece a se aprofundar, descrevendo com detalhes o que você precisa fazer. Uma boa ideia é usar frases inteiras, em vez de palavras soltas. 

Por exemplo, escreva “I have a lunch meeting with my coworker” (eu tenho uma reunião no almoço com o meu colega), e não “lunch-meeting-coworker”. 

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta

 

Leia também: Inglês para negócios: como descobrir se você já está apto a trabalhar?

Escute podcasts

Muitas vezes, você vai ver dicas de filmes, série e livros para aprender inglês. Todos esses recursos são importantes e podem impactar muito no seu aprendizado. 

Porém, não podemos deixar de notar a relevância dos podcasts. Eles podem ser grandes aliados no inglês para negócios. 

Isso porque eles tratam de assuntos muito variados, inclusive os que são pertinentes para a sua carreira. 

Ou seja, você pode aprender inglês enquanto se atualiza e aprende sobre questões do mercado de trabalho. 

A melhor parte é que os podcasts podem ser ouvidos a qualquer momento. Você pode ouvir enquanto dirige, enquanto se exercita, enquanto toma banho, etc. 

Utilize aplicativos para aprender inglês

Você pode aproveitar qualquer momento do dia para praticar inglês. Mesmo os intervalos e pausas que faz durante o trabalho. 

Existem diversos aplicativos que foram criados com o objetivo de ensinar inglês para complementar seu estudo. Eles trazem diferentes formatos e, alguns, são quase como jogos. 

Mesmo se você só tiver cinco minutos por dia, pode aprender um pouco mais do idioma nesses aplicativos. 

Divirta-se em inglês

Inglês para negócios também pode ser aprendido nas séries e filmes. Você só precisa buscar séries e filmes ambientados no local de trabalho. 

Séries como Billions e Succession contêm muitas palavras relacionadas a empresas e finanças. Você também pode procurar títulos que tenham a ver com a sua área, especificamente. 

Comece assistindo esses filmes e séries em inglês, com legenda em português. Quando estiver melhor, troque a legenda para o inglês. 

Saiba mais sobre as soluções Pearson

Busque a certificação

Por fim, se você quer afiar seu inglês para negócios, pode ser uma boa ideia buscar uma certificação do seu conhecimento em inglês. 

Testes de proficiência costumam cobrar uma linguagem mais formal, que tem tudo a ver com o ambiente de trabalho. 

Além disso, você vai praticar todas as suas habilidades na língua. Tanto a escrita quanto a fala, a escuta e a leitura são avaliadas nesses testes. 

O melhor de tudo é que, após fazer o teste, você vai ter um certificado da sua proficiência no idioma. 

Ele poderá ser usado em empresas, universidades e outras instituições no mundo todo. 

Algumas escolas de inglês oferecem cursos de inglês para negócios. Se você puder fazer as aulas, será ainda melhor para o seu desenvolvimento no idioma. 

Porém, você pode treinar o inglês para negócios no dia a dia com as dicas que demos acima. Mesmo as mais simples têm resultado garantido. 

Você procura melhorar sua pronúncia em inglês e soar mais como um nativo? Confira algumas dicas para fazer em nosso blog! 

Pearson

Acompanhe nossas redes sociais:

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados