Confira dicas para aprender inglês que podem te ajudar a evoluir no idioma mesmo sem precisar sair de casa 

Aprender inglês sozinho pode ser muito vantajoso. Isso é algo que precisa ser destacado. Com a tecnologia, foi-se o tempo em que o aprendizado presencial era praticamente a única possibilidade. Hoje, seja para se desenvolver, seja para se colocar no mercado de trabalho, é possível contar com dicas para aprender inglês sem sair de casa.  

E o que é melhor: conduzindo um processo com a mesma qualidade do ensino presencial. 

É o que vamos mostrar agora. Confira as dicas técnicas para aliar à dedicação e esforço para aprender inglês sozinho.

1. Tenha materiais que permitam o aprendizado de começo, meio e fim

O grande problema de estudar sozinho é não ter o controle sobre qual tema deve ser estudado e quando. É para isso que existem os profissionais da educação. Sua função vai além de explicar os conteúdos, eles atuam também para guiar o aluno passo a passo. 

A questão é que esse problema também pode ser resolvido quando você estuda sozinho. Basta contar com materiais didáticos de qualidade, que trabalham com metodologias claras. 

Em relação a isso é importante que você tenha a capacidade de escolher um método a ser mantido com o tempo. Essa escolha permitirá uma evolução no curto, médio e longo prazo com qualidade. 

Qual material usar? Prefira os de instituições como a Pearson, com credibilidade no mercado e que podem trabalhar com soluções para o ambiente virtual. Isso certamente ajudará você ao longo do processo.

2. Use a tecnologia para estudar e colocar em prática as dicas para aprender inglês

Quer dicas para aprender inglês sozinho? Então tenha em mente a tecnologia é o grande diferencial dos tempos modernos. Graças a ela é possível aprender com soluções como, por exemplo, os podcasts. Esse tipo de conteúdo em áudio ajuda a pessoa a ganhar fluência e enriquecer seu vocabulário. Isso tudo ouvindo programas de sua preferência. Assim se você gosta de cinema, literatura, games, pode escolher um tema para acompanhar e assim evoluir. 

Mesmo para a escrita também existem aplicativos que propõem tarefas sob diferentes níveis. E com resultados de acordo com padrões internacionais. 

Destaque para o Mondly by Pearson, um aplicativo que permite a você fazer lições diárias usando o seu celular. Assim é possível guiar o aprendizado de maneira criteriosa e evoluir no idioma.

3. Assista filmes em inglês

O ideal é que o seu estudo seja ordenado. Assim, as fases iniciais se concentrarão no aprendizado de termos simples, como cores, números e objetos para que as seguintes se dediquem a questões mais complexas. 

Para alunos já avançados, assistir filmes, séries, entre outros, ajuda a ampliar seu vocabulário. E o que é melhor: ajuda a entender o contexto cultural de países em que se fala inglês predominantemente. Essa é uma dica muito útil para quem deseja aprender um inglês não técnico. 

Mesmo iniciantes podem tentar isso. Neste caso, basta começar assistindo os filmes com legenda em português para que, com a evolução no processo, sejam usadas legendas em inglês e somente mais tarde, as legendas sejam totalmente eliminadas.

4. Qualifique a sua leitura

Não só de filmes e séries se dará a sua assimilação. Essa é uma das principais dicas para aprender inglês. A realidade é que a literatura tem tudo para ser o caminho mais viável para que você domine a língua inglesa. 

Por isso, uma dica é inserir entre seus hábitos de entretenimento, a leitura de grandes obras. Chamamos Graded Readers os livros que são adaptados por níveis de proficiência. Com eles dá para praticar de acordo com o seu nível. 

Esse tipo de leitura tem uma estrutura adaptada e um vocabulário elaborado exatamente para ajudar no aprendizado. 

E o mais interessante é que isso pode ser um algo mais na sua rotina de aprendizado. Vale destacar que a literatura de língua inglesa é muito rica e oferece uma série de histórias incríveis.

5. Estude todos os dias

Disciplina é essencial e uma das melhores dicas para aprender inglês. É melhor estudar todos os dias durante pelo menos 30 minutos do que uma vez por semana durante horas. Isso porque a rotina ajuda você a memorizar o que é necessário e condiciona a sua mente àquela atividade. 

Uma forma comprovadamente eficiente de potenciar o aprendizado e aumentar as habilidades é estudando diariamente. 

Por isso, não tenha dúvidas: comece a organizar o seu projeto pessoal de estudos definindo o ambiente onde ele será feito e o tempo a ser dedicado. 

Procure garantir que vai estudar todos os dias. E tenha em mente que mais vale a pena ter a certeza de que pode estudar sempre mesmo que com pouco tempo do que gastar muitas horas fazendo isso eventualmente.

6. Fale em inglês (mesmo que sozinho)

A prática leva à perfeição. E é assim também quando se quer aprender inglês sozinho. A realidade é que o poder da conversação é muito grande e ele deve ser trabalhado mesmo quando não existe uma turma aprendendo com você. 

É possível contar com aplicativos para conversar em inglês usando a internet. Existem plataformas e até sites grátis nos quais você consegue encontrar pessoas para dialogar ou interagir com chatbots. 

Isso permitirá o aprendizado de palavras e expressões. Também olocará você em dia com termos formais e informais e ajudará a revelar quais são as suas principais dificuldades no idioma. 

É bom lembrar que não há qualquer problema em falar sozinho. Neste caso, é válido pensar em diálogos e se colocar nos dois lados da conversa.  

Como você contaria para um amigo a história de um filme que acabou de assistir? Qual seria a impressão dele sobre o tema? Trabalhar com isso é interessante. Tanto que a prática tem até nome. Ela é chamada de Shower Conversations, algo como "conversas de banho" e elas são bastante úteis para qualificar o aprendizado.

7. Trabalhe com metas

Por fim, entre as dicas para aprender inglês está a de estabelecer desafios alcançáveis. Assim, de tempos em tempos você pode trabalhar com revisões e simulados. Tudo para ter a certeza de que está pronto para avançar a uma etapa seguinte. 

O controle do processo é fundamental para quem estuda sozinho. Por isso, o ideal é, antes de começar os estudos, traçar todo um programa a ser seguido, incluindo datas de descanso, revisões, entre outros. É como se você fosse o gestor da sua própria escola. 

Fazendo isso é possível avaliar sua evolução e aprender com maior qualidade. 

Com essas dicas para aprender inglês fica muito mais fácil estudar sozinho. Quer saber mais sobre como se organizar para tanto? Então confira. 

 

Conheça nossos materiais para aprender inglês

Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados