Para saber se as estratégias para captação de alunos da sua escola de inglês estão corretas, é preciso considerar a jornada do consumidor.

Antes de tomar a decisão de fechar um negócio, é natural que as pessoas façam pesquisas, confiram avaliações etc. Sem falar na comparação entre ofertas.

Nesse sentido, o segredo é contar com um plano de ação que vá além do marketing. Confira algumas dicas para fazer a captação de alunos de maneira qualificada.

1. Ofereça um amplo leque de produtos e serviços

​O mais importante é que a sua escola de idiomas seja capaz de atender às necessidades dos variados perfis de alunos.

Para isso, contar com fornecedores que ajudem a oferecer produtos e serviços é essencial.

Com a Pearson English, por exemplo, você tem acesso a uma boa variedade de testes, materiais e certificações.

2. Aplique metodologias inovadoras

Entendido isso, é importante que você adote métodos de ensino atraentes para os seus alunos, que os tornem protagonistas da aprendizagem.

Muitos devem ter feito outros cursos anteriormente e estar em busca de alternativas mais compatíveis com suas expectativas e necessidades.

Portanto, se a sua escola de inglês tiver uma abordagem diferenciada, a tendência é atrair novos estudantes.

3. Aposte na tecnologia

Para que a sua instituição de ensino seja vista de maneira diferente das demais, um caminho é investir em recursos tecnológicos.

Quanto mais atualizadas forem as ferramentas adotadas em sala de aula, maior será a tendência de atrair novos clientes.

Em 10 anos, o número de alunos em cursos a distância no Ensino Superior aumentou quase cinco vezes, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esse número mostra que a tecnologia é um diferencial cada vez mais importante para instituições em geral no Brasil.

Recursos tradicionais representam aquilo que os estudantes já conhecem. Isso tem sua efetividade, mas em comparação com as possibilidades de inovação, tudo muda.

4. Valorize os professores

Os profissionais de educação precisam ser o seu principal ativo. Mas como? Oferecendo salários e benefícios de acordo com o retorno que eles trazem para a sua escola de idiomas.

Outra estratégia é prepará-los com cursos de capacitação e ofertar programas de incentivo. Assim, você cria meios para que seus principais representantes fiquem atualizados e motivados.

Bons professores são sempre lembrados pelos alunos, o que gera recomendações, que são a melhor forma de divulgação.

5. Invista no setor de vendas

Tenha uma equipe de vendas competente, pois ela representará a sua escola de inglês na captação de alunos. Um time bem preparado é capaz de:

  • responder em tempo hábil;
  • compartilhar informações relevantes;
  • tirar dúvidas;
  • dar indicações de maneira personalizada;
  • fechar vendas.

É preciso contratar profissionais qualificados. Além disso, é importante ter especialistas capacitados para representar a sua instituição. Então, procure investir em treinamento.

​6. Melhore o atendimento

Os atendentes serão responsáveis por lidar com os interessados que entrarem em contato, on ou offline, para pedir informações ou tirar dúvidas.

Se esse atendimento for de qualidade, a tendência é que esse lead seja repassado para o time de vendas.

Por isso, você precisa criar protocolos claros, caprichar nas contratações e treinar os seus atendentes.

7. Adote o marketing digital

De acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, a média de uso da internet no mundo é de 6 horas e 43 minutos por dia.

Se você não apostar nas ferramentas e estratégias que o ambiente online oferece, seu concorrente provavelmente fará. E isso dará a ele um diferencial interessante.

Portanto, trabalhe com site, blog e redes sociais. Atualize-os constantemente com conteúdos de diversos formatos que sejam pertinentes à escola de idiomas.

Assim, será possível promover suas soluções e conquistar novos clientes, seja de maneira orgânica ou paga.

8. Participe de eventos da área

Ações presenciais também ajudam na captação de alunos. Entre outras, temos os congressos e as feiras.

Neles, você pode montar um estande para expor os diferenciais da sua escola de inglês, por exemplo. Essa é uma forma de atrair e receber interessados para um contato mais próximo.

Com uma equipe de atendimento e vendas bem montada, esse tipo de evento tende a aumentar o poder de conversão.

9. Dê descontos para a captação de alunos

Por fim, se a sua instituição se organizar bem, pode criar promoções e ofertar bolsas. Isso ajuda a atrair novos e excelentes alunos.

Promoções dependem de organização financeira. Com as contas em dia, você consegue oferecer oportunidades interessantes.

Já bolsas são uma estratégia para premiar alunos acima da média. Elas abrem espaço para aqueles que não teriam recursos para frequentar a sua escola de idiomas.

De qualquer forma, estude meios para atrair estudantes sob boas condições. Certamente, isso fará a diferença na captação.

Gostou dessas dicas? Então, conheça soluções da Pearson que podem tornar a sua instituição de ensino realmente diferenciada no mercado!

Pearson

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