A rotatividade de professores é um problema que muitas escolas de idiomas enfrentam. Como os profissionais costumam trabalhar em mais de uma instituição, diversos fatores podem estimulá-los a deixar uma delas.

Exemplos disso são quando outra escola sobrecarrega o docente ou quando ele está desmotivado com a rotina na instituição. Nesse artigo, você vai conferir algumas dicas para lidar com essas questões. Aproveite a leitura!

6 dicas para evitar a rotatividade de professores

A rotatividade de professores pode diminuir a qualidade do ensino, prejudicar a imagem da sua escola de idiomas perante os clientes e até influenciar no faturamento.

Tudo isso impacta diretamente no sucesso do negócio. Portanto, adotar algumas medidas para evitar esse problema é fundamental!

6-dicas-praticas-para-lidar-com-a-rotatividade-de-professores

1. Acolha os novos professores

Assim que contratar um professor, prepare uma pequena recepção para entrosá-lo com o restante da equipe. Você pode organizar um café da manhã antes das aulas e convidar todos os funcionários para apresentar o novo integrante do time.

Depois das apresentações, explique o funcionamento da instituição, informe sobre a rotina dos alunos e indique quem o docente deve procurar em caso de qualquer dúvida ou problema. Envolver os coordenadores pedagógicos nesse acolhimento é fundamental.

2. Apresente o projeto pedagógico

O professor deve estar bem alinhado com o projeto pedagógico da instituição. Logo no primeiro dia, entregue uma cópia do documento a ele e explique os principais pontos, de modo a oferecer o máximo de informações que puder.

Isso vai ajudar o profissional a entender os objetivos, os métodos e as avaliações da escola de idiomas. Assim, ele pode preparar aulas objetivas e mais eficientes. O coordenador pedagógico deve se colocar à disposição, principalmente nesse primeiro momento, para auxiliar o docente em tudo que for preciso.

3. Forneça todo material didático

Certamente, a falta de materiais didáticos adequados para amparar as aulas é um dos motivos que gera a rotatividade de professores.

Sem isso, o profissional começa a ter dificuldades, fica desmotivado e passa a procurar por outras oportunidades. Consequentemente, a escola e os alunos são afetados.

Oferecer material pedagógico é responsabilidade da instituição de ensino. Isso faz com que os docentes estejam sempre preparados e os estudantes aproveitem aulas mais produtivas.

4. Ofereça capacitação para os professores

A rotatividade de professores também acontece quando o profissional sente que não evolui em sua carreira, seja pela falta de desafios ou porque não aprende nada novo com a experiência atual.

Oferecer formações, capacitações e treinamentos vai enriquecer os conhecimentos dos docentes e, assim, melhorar a experiência dos seus alunos.

Quando os professores continuam a aprender, ainda podem desenvolver novos métodos e projetos na sua escola de idiomas. Ou seja, é um processo em que todos ganham.

5. Valorize o trabalho dos profissionais

A desmotivação, em muitos casos, é causada pela falta de valorização dos profissionais.

Lidar com crianças, adolescentes e adultos é um desafio diário, que só é possível enfrentar com muita dedicação e motivação. Nesse sentido, os professores que não se sentem valorizados começam a perder interesse no trabalho e a buscar novas oportunidades.

Se você conseguiu montar uma equipe de qualidade, valorize esse time e demonstre isso com frequência, não apenas elogiando, mas também oferecendo bonificações que sejam de interesse dos docentes.

6. Fortaleça as relações entre a equipe

Contar com um ambiente agradável é fundamental para qualquer profissional. Muitos professores buscam mudar de escola porque não se sentem confortáveis em seus locais de trabalho. Ter uma equipe unida vai fazer com que todos atuem com mais confiança e transparência.

Primeiramente, incentive a boa comunicação entre todos os membros da equipe. Também é interessante pensar em atividades que estimulem a colaboração e o entrosamento, como o planejamento e a participação em eventos.

Sem dúvida, impedir a rotatividade de professores não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, a todo o momento a escola deve buscar e investir em ações para envolver esses profissionais.

Se você gostou das nossas dicas, comece a colocá-las em prática desde já e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para ajudar outros profissionais a lidar com esse grande desafio!

Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados