Entenda do que se trata o inglês para negócios e saiba se você está pronto para lidar com ele.

 

Saber o vocabulário e expressões não é o suficiente para lidar com inglês para negócios. É preciso ir além disso. A língua inglesa é recomendada para quem procura construir uma carreira de sucesso. Só que ela tem suas exigências. 

Reuniões de negócios, especializações, entre outros exemplos, precisam ser entendidos como exigências que só serão atendidas por quem realmente domina o idioma. 

E para ajudar você em relação a isso que preparamos este conteúdo. Saiba mais sobre o inglês para negócios. Confira também de que maneiras identificar se você já está preparado para ele. 

Como funciona o inglês para negócios 

O mundo corporativo envolve uma série de exigências que não são vistas no dia a dia. Isso diz respeito também à comunicação. É o caso da área de direito, por exemplo. Ela conta com jargões jurídicos só conhecidos por advogados. 

Da mesma forma, um redator publicitário e um nutricionista não costumam trabalhar com o mesmo tipo de currículo. Fato é que quando pensamos no ambiente de negócios existe toda uma particularidade. E ela pode se tornar ainda mais complexa no contexto de um novo idioma. 

Nesse sentido, o inglês para negócios funciona como um direcionamento específico para o profissional de cada área. Ele se dedica a preencher as lacunas de comunicação em relação ao setor. E isso permite ao estudante não só compreender o que é dito. Permite também apresentar ideias corretamente dentro de um contexto em especial. 

O inglês para negócios não é necessariamente um curso. Ele é uma preparação que permite ao falante lidar com as maiores exigências do setor em que atua. Isso de maneira natural, sem maiores dificuldades por conta da origem. 

Em resumo, com o inglês para negócios é possível: 

  • se expressar bem; 
  • participar ativamente de reuniões; 
  • lidar com imprevistos; 
  • expandir networking; 
  • entre outros.  

E a importância dele é permitir que mesmo o estrangeiro tenha espaço no mercado de trabalho de países que falam a língua inglesa. 

Dicas para saber se você domina o inglês para negócios 

Sabendo da importância de lidar com o inglês para negócios, preparamos um guia de autoavaliação. A ideia é que você tenha como avaliar o seu momento em relação ao idioma e saber se é necessário evoluir. Confira na sequência as principais exigências. 

Entender temas e assuntos tratados em reuniões 

Sentar-se diante de um especialista e acompanhar o raciocínio dele é fundamental para quem pretende atuar profissionalmente na sua área. Pode parecer natural, mas quando a pessoa consegue isso, ela já está preparada para se dedicar à atividade.  

Nesse caso, uma maneira de avaliar se está pronta para o inglês para negócios é justamente ter essa capacidade para acompanhar reuniões, especialmente em áreas nas quais os jargões são mais frequentes. 

A tranquilidade ao participar ou até conduzir reuniões é um indício de que o profissional domina o inglês para negócios. 

Ser apto para opinar, negociar e discutir ideias no trabalho 

Indo mais adiante, o profissional precisa ter uma participação ativa nas questões profissionais, discutindo ideias no trabalho. 

Afinal, é esse tipo de especialista que mais tem valor nos diferentes segmentos profissionais. E o idioma pode representar uma dificuldade nesse sentido.  

Por isso, ser capaz de dar opiniões sobre algo que foi dito e até trazer novas abordagens em busca de uma conciliação é um dos diferenciais de quem tem o inglês para negócios como ponto forte na carreira.

Saiba mais sobre as soluções Pearson

Poder conversar sobre qualquer assunto com qualquer pessoa 

A confiança que você tem ao dialogar com um nativo em qualquer situação é um indício de que você tem o preparo necessário para viver em outro país. Até porque mesmo diante de situações em que você não conhece um ou outro termo, a capacidade de identificar que existe um termo incomum já é um sinal de que você domina a situação. 

Vale lembrar que as pessoas têm suas particularidades e é possível que uma ou outra palavra seja usada fora de contexto. Assim, com a confiança necessária de que sabe lidar com o idioma, esse tipo de situação não se torna um problema e você mostra que está pronto para se comunicar bem. 

Não ter insegurança para realizar apresentações ou participar de comitês 

Grandes apresentações exigem preparo. Atividades como seminários, por exemplo, provocam um nervosismo comum, especialmente porque obrigam o profissional a se expor diante de muita gente. 

É por isso que quando a pessoa tem a capacidade de se apresentar para um público maior, este é um sinal evidente de que ela tem total domínio do idioma a ponto de lidar com o inglês para negócios com naturalidade.  

Situações assim envolvem mais do que preparo técnico. Logo, quando a insegurança desaparece, quer dizer que o caminho traçado é o correto. 

Conseguir expressar suas ideias no mundo dos negócios de maneira clara 

Por fim, pensar em inglês costuma ser um grande desafio. Boa parte das pessoas tende a pensar em português e traduzir para termos em inglês. Quando isso acontece, dificilmente se domina o inglês para negócios. 

Assim, um bom caminho para saber se domina o inglês para negócios é ter a naturalidade para se expressar claramente, pensando só em inglês. Pessoas assim costumam ocupar bons espaços no mercado de trabalho e se destacar profissionalmente. 

Teste seu inglês para negócios 

O importante é que você pode contar com critérios para saber exatamente qual é o nível de inglês em que se encontra para o inglês para negócios.  

Esse tipo de exame é interessante primeiro porque ele oferece ao aluno, critérios claros a respeito não só de onde ele se encontra em comparação com outros especialistas, mas também condições para saber de que maneira pode evoluir. 

No caso do Level Test, são avaliadas as 4 habilidades principais do idioma, no caso: 

  • fala; 
  • audição; 
  • escrita; 
  • leitura. 

Assim, de maneira individualizada, o estudante tem como saber se o seu desempenho está de acordo com seus interesses e se ele realmente está apto para tentar uma experiência profissional fora do país. 

Entendeu agora a importância do inglês para negócios? Então confira também outros textos no blog que podem ajudar você a fazer do idioma um ponto forte no seu curriculum.

Conheças nossas certificações de inglês

Pearson

Acompanhe nossas redes sociais:

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados