Você já pensou em falar em inglês como um nativo? Ou acredita ser essa uma possibilidade muito distante? 

Quem costuma treinar o sotaque inglês ou americano deve saber que a consistência nessa prática é importante. A partir do refinamento da conversação e do acompanhamento dos conteúdos certos para esse fim, é provável que você consiga perceber uma melhora gradual em sua capacidade de se expressar. 

Pensando em ajudar quem busca esse objetivo, preparamos um conteúdo exclusivo, com tudo o que você precisa saber para falar em inglês como um nativo. Acompanhe! 

Afinal, é possível falar em inglês como um nativo? 

Falar em inglês como um nativo é uma possibilidade real para quem está em um nível intermediário ou avançado no idioma. Quem já o domina, obviamente, terá mais facilidade ao longo do processo. 

Neste caso, bastaria condicionar sua forma de se expressar ao sotaque desejado, otimizando a habilidade de conversação. 

Já quem está em um nível intermediário precisará trabalhar para qualificar suas habilidades de conversação, escrita e compreensão. As lacunas em sua formação deverão ser preenchidas a medida em que se incorpora o sotaque desejado. 

Não se trata de uma missão impossível e sim de uma caminhada um pouco mais estendida em relação a quem já domina o idioma. 

chamada para artigo como melhorar oportunidades de trabalho

5 dicas para falar em inglês como um nativo 

Vejamos, então, cinco dicas para falar em inglês como um nativo. 

1. Ganhe familiaridade com o sotaque 

O primeiro passo para falar em inglês como um nativo é ganhar familiaridade com o sotaque. Nesse sentido, convém planejar uma imersão na cultura do país de interesse, ainda que você não viaje para lá. 

Para tanto, uma série de estratégias podem ser utilizadas. Algumas delas são: 

  • Escute podcasts para aprender inglês; 
  • Acompanhe conteúdos em vídeo; 
  • Siga personalidades daquele país nas redes sociais; 
  • Assista a filmes e séries; 
  • Converse com nativos virtualmente. 

Quando todas essas medidas forem incorporadas a sua rotina, você terá um contato massivo com falantes daquele idioma. E, conforme o passar do tempo, é esperado que você esteja familiarizado com o sotaque, sendo capaz de reproduzi-lo. 

2. Estude em uma escola de idiomas que ensine inglês falado em seu país de interesse 

Algumas escolas de idioma têm origem em países falantes de língua inglesa, como Estados Unidos e Reino Unido. Essas instituições são as mais indicadas para quem deseja aprender um sotaque em específico. 

Normalmente, nas aulas de conversação, é treinada a forma de se expressar de nativos daquele país, além de existir uma forte influência cultural na formatação dos conteúdos didáticos. 

Durante as aulas, você também terá uma excelente oportunidade de colocar a prova sua capacidade de conversar como um estrangeiro, seja junto aos demais colegas ou com o professor. E, é claro, esse contato com o docente permitirá a você corrigir eventuais imprecisões, o que representa um ganho em relação aos estudos realizados de forma autônoma. 

3. Incorpore gírias ao seu vocabulário 

As gírias também são uma maneira de começar a falar inglês como um estrangeiro. A partir dessa aproximação cultural, você pode incorporar cada vez mais palavras ao seu vocabulário, ainda que elas não façam parte da norma culta. 

Acompanhar filmes, séries e músicas são excelentes oportunidades de conhecer novos termos com o objetivo de empregá-los a sua fala. 

Mas atenção: assim como o Brasil que tem um território de dimensões territoriais e uma cultura bastante diversa, países estrangeiros falantes de língua inglesa, como os Estados Unidos, também contam com as mesmas características. Logo, não podemos falar em uma forma unificada de se expressar, pois algumas gírias são comuns em uma determinada região e outras não. 

4. Treine conversação com estrangeiros 

Atualmente, existem aplicativos voltados a conectar pessoas de diversos lugares do mundo que desejam conversar, trocar experiências ou simplesmente treinar suas habilidades em um segundo idioma. 

Os usuários mantêm um perfil no app, com uma breve descrição de suas características e interesses e eventuais interessados podem realizar o convite para uma conversa e iniciar uma chamada de vídeo. 

Para tornar as conversas mais produtivas, você pode indicar que gostaria de entrar em contato com nativos de língua inglesa. Assim, você poderá formar uma rede de amigos estrangeiros para conversar regularmente. 

5. Invista em um intercâmbio 

Um intercâmbio é o caminho mais imerso para quem deseja falar inglês como um estrangeiro. A exposição diária ao idioma, ainda que durante poucas semanas, pode ser a imersão que você precisa para chegar ao objetivo almejado. 

Obviamente, o intercâmbio demanda um investimento significativo, mas caso esteja dentro de suas possibilidades financeiras realizar essa experiência, não hesite. Em poucas semanas você poderá começar a falar inglês como um nativo. 

E agora que você já sabe o que fazer para começar a falar em inglês como um nativo, que tal conferir mais um conteúdo no blog? Para complementar ainda mais seus estudos e conseguir aprender a língua inglesa, separamos 7 dicas para conquistar a fluência em inglês. 

Conheça a certificação PTE Academic

Pearson

Acompanhe nossas redes sociais:

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados