Confira quais são os documentos essenciais que devem estar no seu checklist de viagem internacional! 

 

 

Para muitos, passar horas se preparando para a viagem é quase tão emocionante e divertido quanto viajar. Nesses casos, nada melhor do que fazer um checklist de viagem. 

Um checklist é uma lista de pontos que não podem ser esquecidos. Por exemplo, o que levar na mala, ou a hora que você precisa fazer check-in. 

Um bom checklist de viagem internacional não pode deixar de lado os documentos necessários. Afinal, você quer se lembrar de todos os documentos para não ter estresses no aeroporto. 

Pensando nisso, vamos ajudar a montar seu checklist com os documentos mais importantes. 

Sua viagem é daqui há muitos meses? Perfeito! Afinal, alguns desses documentos podem demorar para ficar prontos. A organização prévia é muito importante! 

Vamos ver o que não pode faltar na sua viagem internacional? 

Checklist de viagem: 8 documentos para viajar para o exterior 

Ter os documentos necessários à mão agiliza muito a passagem pelo aeroporto. Tanto no Brasil quanto no exterior. 

Além disso, alguns documentos são requisitos básicos para entrar em certos países e você não pode viajar sem eles! 

Quer saber mais e criar um checklist de viagem internacional completa? Confira quais são esses documentos a seguir: 

  1. Passaporte
  2. Visto
  3. Comprovante de seguro-saúde
  4. Comprovante de hospedagem
  5. Comprovante financeiro
  6. Atestado de saúde
  7. Certificado Internacional de Vacinação – CIV
  8. Carteira de motorista internacional

Passaporte

O passaporte funciona como seu principal documento de identidade no exterior. Você precisa dele para sair do país, na maioria dos casos. 

Em geral, é exigido que esse documento tenha, pelo menos, seis meses de validade a partir do retorno da viagem. 

Ou seja, se você tem um passaporte que expira em breve, renove antes da viagem! Assim como o primeiro passaporte, isso pode ser marcado pelo site da polícia federal. 

O processo para fazer um passaporte não costuma ser demorado. Porém, o tempo depende da quantidade de agendamentos. Por isso, não deixe para a última hora. 

Visto

Assim como o passaporte funciona como um documento de identidade, o visto funciona como uma permissão para entrar em um país. 

O visto leva um certo tempo para ficar pronto, mas isso pode variar dependendo do seu destino. Procure as instruções de como tirar o seu visto e providencie o documento pelo menos três meses antes de viajar. 

No caso de viagens de turismo para um dos 150 países do acordo, seu visto é emitido pela alfândega do próprio país. 

Comprovante de seguro-saúde

Um seguro-saúde, ou seguro-viagem, é essencial. Para muitos países, principalmente na Europa, ele é uma exigência. 

Porém, mesmo que não seja exigido, é recomendado fazer um. Esse seguro garante que você consiga custear despesas médicas que ocorram no exterior se necessárias. 

Muitos seguros também cobrem outros tipos de acidentes, como a perda das bagagens. Logo, fazer um seguro é uma forma de garantir mais tranquilidade. 

Comprovante de hospedagem

Quando você entra em um novo país, eles precisam ter certeza de que você tem onde ficar. Por isso, não deixe de levar um comprovante de hospedagem. 

Ele pode ser o recibo ou a confirmação de reserva do seu hotel, ou do imóvel que alugou. Em geral, esse documento é pedido ainda na alfândega do seu país de destino. 

Aproveite e reúna outros documentos importantes de comprovação da sua viagem. Por exemplo, se você vai estudar nesse país, tenha o comprovante de matrícula em mãos. 

Comprovante financeiro

Alguns países exigem que você comprove que têm condições de se manter durante a viagem. Para um intercâmbio na Irlanda, por exemplo, é exigido uma comprovação de três mil euros. 

Confira se o país que você vai visitar tem um valor estipulado. Veja, também, se há uma maneira específica de comprová-lo. 

Cartões de crédito, extratos bancários e mesmo declarações de bens podem servir para esse propósito. 

Saiba mais sobre as soluções Pearson

Atestado de saúde

O atestado de saúde foi uma surpresa para muitos que foram viajar durante a pandemia. Ele é exigido quando é preciso saber sobre a saúde do passageiro. 

Mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas também devem consultar um médico antes de viajar. O médico deve avaliar o paciente e declarar que ele está apto para a viagem. 

O atestado de saúde não é uma exigência em toda a viagem. Cheque com antecedência se o seu destino o exige. 

Certificado Internacional de Vacinação – CIV

O CIV é exigido quando se viaja para países em que há risco de proliferação de doenças. Ele é muito importante, e sua falta pode impedi-lo de embarcar. 

A vacina mais comum exigida é a da febre amarela. Hoje em dia, muitos países também exigem que você tenha tomado duas doses da vacina contra COVID-19. 

Esse é mais um dos documentos que deve ser feito com antecedência, para garantir que você tenha tempo de tomar as vacinas. 

Carteira de motorista internacional

Para encerrar esse checklist de viagem, saiba que você não pode dirigir em outros países com a habilitação brasileira. 

Por isso, se planejar fazer uma road trip, faça uma carteira de motorista internacional antes de viajar. Assim, você terá o documento certo para o mundo todo. 

Essa checklist de viagem tem todos os documentos importantes. Depois de reuni-los, dê um passo além e digitalize todos eles. 

Guarde esses documentos na nuvem, além de tê-los nas mãos. Desse modo, sempre que você precisar, eles estarão ao seu alcance. 

Isso faz toda a diferença, principalmente em casos de perda ou de furto. 

Então, complete seu checklist com o que for mais importante para você. Conferindo tudo diretamente na lista, você não corre o risco de se esquecer de algo essencial. 

Se você tiver uma certificação de proficiência em inglês, o processo de tirar o visto para alguns países fica mais fácil. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso artigo sobre o certificado de inglês PTE Academic! 

Conheça a certificação PTE Academic

 

Por Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados