Aprender a falar inglês é muito importante para se comunicar, trabalhar, viajar e passear. Porém, existem diversos graus de fluência e níveis de inglês, e quanto mais se estuda, mais conhecimento se tem.
Muitas pessoas buscam a fluência no idioma, e isso é extremamente importante, especialmente para algumas situações. Mas primeiro é preciso entender os níveis de inglês, em qual deles o seu aluno está e como evoluir para a fluência.
O que é e como funciona o teste de nivelamento?
Enquanto alguns querem aprender um novo idioma para viajar a turismo e passear, outros desejam trabalhar e estudar. Independentemente de qual seja a necessidade de cada, saber distinguir os níveis de inglês é uma tarefa muito importante.
A avaliação dos níveis de inglês é um dos passos do processo para a aprendizagem do novo idioma. É extremamente importante iniciar as aulas ou um curso conhecendo os níveis de inglês dos alunos para saber qual o direcionamento dar ao longo do período.
Existem vários modos de realizar essa avaliação, podendo ser, inclusive, criado pela própria escola. Entre os modelos utilizados, estão:
- Prova escrita;
- Avaliação oral;
- Entrevista e conversação;
- Quiz e testes online;
- Sistemas de avaliação internacionais.
Cada escola ou profissional tem a opção de escolher uma metodologia para aplicar o exame e determinar os níveis de inglês. Entretanto, é extremamente recomendado que a instituição guie seus julgamentos utilizando parâmetros internacionais.
O exame de nível ajuda a identificar qual o grau de conhecimento do aluno, sendo essencial para ele e também a escola. Os resultados indicam em qual turma o aluno deverá estudar, e quais serão os objetivos de aprendizagem que ele deverá perseguir.
Além disso, as avaliações são usadas para determinar se um aluno está apto a frequentar aquele curso. Em alguns casos, um estudante é realocado para outra turma, dependendo das suas habilidades linguísticas.
Por que testar nível de inglês dos alunos é fundamental?
O que é CEFR e qual é sua importância?
Um dos sistemas usados para conhecer os níveis de inglês dos interessados é o CEFR. A sigla vem de Common European Framework of Reference for Languages. Em português, Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.
O CEFR é uma métrica aplicada em diversos processos seletivos educacionais e profissionais no mundo todo. É uma das metodologias internacionais de idiomas que relaciona as habilidades conquistadas pelos alunos. Essas habilidades são descritas nos seguintes níveis de inglês:
- Básico (elementar) - A1 e A2
- Intermediário - B1 e B2
- Avançado - C1 e C2
Os níveis determinam o conhecimento do aluno no idioma estrangeiro em quatro competências linguísticas. Os graus de classificação categorizados indicam o quanto o aluno sabe sobre fala, escuta, leitura e escrita.
Habilidades e conhecimentos dos níveis de inglês
O CEFR avalia a aptidão dos indivíduos em speaking, listening, reading e writing. A distinção dos níveis de inglês de cada candidato é identificada nas seguintes categorias:
- A1 - O primeiro nível é formado por quem consegue compreender o básico de um novo idioma. São pessoas que compreendem cartazes e placas com textos curtos e simples, além de expressões comuns e mais familiares. São candidatos que estão na fase de descobrimento da nova língua.
- A2 - O segundo nível indica pessoas que conseguem entender o básico em inglês. Há a possibilidade de compreensão de questões relacionadas ao dia-a-dia e à rotina. Apesar disso, elas encontram dificuldades na comunicação, sendo necessária uma conversa mais lenta e explicativa.
- B1 - O terceiro dos níveis de inglês é o intermediário. São indivíduos que conhecem palavras, expressões e frases além do básico, e podem interpretar textos mais longos. Essas pessoas conseguem relatar eventos, contar histórias e participar de conversas com mais facilidade. Ainda assim, possuem alguma dificuldade em formar orações mais longas e compreender plenamente um diálogo, por exemplo.
- B2 - O grau B2 identifica alunos que conseguem se comunicar com facilidade e espontaneidade sobre variados assuntos. Estas pessoas já possuem um considerável nível de independência, participando ativamente de conversas e exposições. Estudantes no nível B2 são capazes de compreender palestras, filmes e músicas no idioma original.
- C1 - O penúltimo grau de fluência, o C1 identifica pessoas que se comunicam com extrema habilidade em inglês. São indivíduos que interpretam textos, documentos, filmes, músicas, conversas e outras formas de comunicação plenamente. Além disso, pessoas que se encontram no nível C1 da avaliação podem escrever e falar com exímia facilidade em outro idioma.
- C2 - O sexto e último entre todos os níveis de inglês é o mais avançado deles. Este grau indica a fluência total do candidato e sua plena faculdade de se comunicar em inglês. O aluno que alcança o nível C2 é considerado bilíngue, ou seja, está totalmente apto para falar uma língua extra além da materna.
Quanto tempo leva para progredir de nível?
Uma preocupação dos estudantes é em relação ao tempo que se leva para progredir de um nível para outro. Não existe uma resposta única para esse questionamento, já que se trata de uma questão muito particular.
O principal fator que leva à progressão é o empenho e a dedicação de cada estudante para aprender o novo idioma. Cada indivíduo conhece as suas necessidades e os motivos que os levaram a frequentar as aulas de inglês.
Global Scale of English
A Global Scale of English é uma importante ferramenta de padronização para identificar o progresso de seus alunos criada pela Pearson. A metodologia foi desenvolvida a partir de estudos e pesquisas com mais de seis mil professores de mais de 50 países diferentes.
A GSE permite aos professores medir com mais facilidade e precisão a evolução dos estudantes dentro de sua régua de aprendizagem.
As quatro habilidades são analisadas, contribuindo com o trabalho do professor e guiando-o pelos objetivos de aprendizagem. Com escalas que vão de 10 a 90, o GSE faz apontamentos claros sobre as habilidades e falhas dos alunos.
Cada instituição de ensino pode desenvolver o seu próprio método de avaliação, utilizando os objetivos de aprendizagem do GSE. Então, conheça melhor a GSE e saiba identificar os níveis de inglês dos alunos de sua escola com mais agilidade e assertividade.
Agora que você entendeu a importância de saber os níveis de inglês dos seus alunos e como acompanhar eles em cada etapa no material escolar e atividades, saiba mais sobre os materiais didáticos da Pearson.
Eles te ajudarão na jornada de ensino de inglês dos seus alunos dando todo o apoio necessário, tendo livros atualizados e sendo parceiro de uma empresa referência mundial em educação.
Deixe um comentário