Estudar inglês se tornou uma necessidade nas últimas décadas. Algo muito importante tanto no dia a dia como no trabalho. Mas em algumas situações, não basta ter um conhecimento básico; é preciso ter fluência. 

E afinal, o que é fluência em inglês? Em termos gerais, a fluência em inglês pode ser definida como a capacidade de se comunicar em qualquer cenário comum. 

Ela se manifesta quando você conseguir viver em um país que tem essa como primeira língua sem grandes contratempos. Fazer amigos, conseguir um emprego, resolver problemas, ir ao médico, fazer compras e outros cenários comuns entram nessa perspectiva. 

Ao saber o que é a fluência em inglês, ela parece mais atingível. Porém, muitos alunos estudam por anos e não se sentem preparados para esses cenários. Sendo assim, como conquistar a fluência em inglês? Confira nossas sete dicas a seguir. 

7 dicas para conquistar a fluência em inglês 

Para conquistar a fluência em inglês, é preciso dominar a compreensão e a comunicação no idioma. Ou seja, saber falar, entender, ler e escrever em inglês. 

Nos tópicos abaixo, vamos dar algumas dicas para praticar todas essas habilidades no seu dia a dia. Muitas delas podem ser feitas até mesmo em poucos minutos! Acompanhe: 

1. Coloque os seus interesses no estudo

Você sabia que crianças aprendem sobre todas as disciplinas e habilidades enquanto brincam? Isso também pode funcionar com adolescentes e adultos! 

Fazer dos estudos um momento prazeroso e divertido é essencial para aprender de maneira mais orgânica. E a melhor forma de fazer isso é trazer seus interesses para o aprendizado. 

Quando você não está estudando, o que você gosta de fazer? Praticar esportes, ouvir música, assistir filmes, ler livros, etc. Tudo isso pode ajudar na fluência em inglês. Se você ama futebol, por exemplo, pode assistir jogos de times estrangeiros, com narração em inglês, pela internet. 

Todos nós temos algo de que gostamos muito e com que queremos interagir sempre. Pense nos seus maiores interesses e procure formas de acessá-los em inglês. 

2. Estude diariamente

Quando alguém começa a estudar inglês, é comum criar uma rotina de estudo. Porém, o tempo nem sempre permite horas de estudo diárias. Por isso mesmo, a maioria das escolas de idioma oferece duas ou três aulas semanais. Os estudantes, então, buscam encaixar algumas horas de estudo quando podem. 

Para conquistar a fluência em inglês, no entanto, o contato precisa ser diário. Praticar todos os dias é a melhor maneira de se manter focado no que está aprendendo. Porém, não é preciso dedicar horas todos os dias. Até mesmo dez minutos assistindo um vídeo ou escutando música podem fazer a diferença. 

3. Não tenha medo de errar

Um dos problemas que mais impede os estudantes de conquistar a fluência em inglês é o medo de errar. Não querendo passar vergonha, os alunos deixam de tentar e perdem a chance de praticar. 

O que precisa ser mudado, nesse caso, é a mentalidade sobre o erro. Ele não é uma falha ou um problema grave. Faz parte do processo de aprendizado. 

Ninguém consegue aprender nada sem errar. Sem esses erros, você nunca vai ser corrigido e, consequentemente, saber onde está errando ou se está acertando. Por isso, veja os erros como algo positivo. Erre todas as vezes que forem necessárias para conseguir acertar. 

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-download-1

  

Baixe nosso e-book gratuito: Guia rápido sobre o inglês

4. Escute tudo em inglês

Filmes, séries, músicas, podcasts, vídeos: procure tudo em inglês. Escutar mídias em inglês é uma das formas mais simples de colocar os estudos no seu dia a dia. 

Ainda que você não entenda tudo, o ato de escutar algo em inglês já é uma forma de estudar. Isso porque, como parte da aprendizagem, seu cérebro precisa se acostumar com o idioma. Quanto mais você escutar coisas em inglês, melhor seu cérebro vai processar as palavras, frases comuns e estruturas gramaticais. 

Sendo assim, escolha algo para escutar em inglês diariamente. Os resultados serão visíveis em pouco tempo. 

5. Pratique a conversação

Para lutar contra o medo de errar, a melhor ideia é praticar sua conversação. Isso pode ser feito tanto acompanhado quanto sem companhia. 

Com companhia, é mais eficiente. Você tem uma resposta direta ao que está dizendo e pratica, ao mesmo tempo, sua compreensão. Você pode fazer isso com colegas de aula, professores e amigos que também estejam estudando inglês. Ou pode encontrar parceiros em sites e aplicativos de conversação. 

Porém, você também pode praticar sozinho. Falar consigo mesmo é uma maneira de praticar o idioma em qualquer situação. 

Não tenha medo e nem vergonha do seu sotaque. Não importa quanto tempo se passe, você ainda será uma pessoa que aprendeu inglês como segunda língua. Essa é uma grande conquista e, por isso, não é vergonha nenhuma ter sotaque. Todo mundo que aprende um novo idioma tem. 

6. Tente pensar em inglês na sua rotina

Chegar à fluência em inglês, para muitos, significa pensar em inglês com facilidade. Porém, isso não acontece de repente. O melhor a fazer é tentar fazer isso de forma proposital. Todos os dias, narre os acontecimentos do seu dia a dia em inglês em sua cabeça. 

Coisas simples, como pensar “I am going to brush my teeth” antes de escovar os dentes, podem se tornar uma rotina de aprendizado. 

 

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta

 

Saiba mais sobre certificação de inglês.

 

Invista em intercâmbios

Por fim, uma dica que pode não se aplicar a todos, mas faz diferença na fluência em inglês. Se você puder investir, faça um intercâmbio.  

A imersão diária e recorrente no idioma muda a maneira como você o processa. O aprendizado se torna mais natural, e todas as suas habilidades melhoram. Mesmo quem fica apenas um mês no intercâmbio nota uma grande diferença no final. Logo, se você tiver essa oportunidade, não a desperdice. 

A fluência em inglês será um resultado de diversos hábitos que vão otimizar seu aprendizado. Você pode testar seu nível de fluência por meio dos testes de proficiência. Esses testes podem ser feitos em diversas etapas do aprendizado. Porém, se você quiser conseguir um emprego no exterior, ou fazer uma faculdade, eles se tornam essenciais. 

Quer saber mais sobre testes de proficiência e como eles podem ser importantes na sua jornada? Venha conhecer os testes da Pearson! 

Por Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados