O podcast para aprender inglês costuma ser um recurso interessante para reforçar conhecimentos. 

Entre outros motivos está o fato de que ouvindo um podcast de seu interesse, a pessoa acaba se envolvendo mais com o conteúdo. 

Isso costuma ser muito mais interessante para o aluno do que focar apenas nas leituras programáticas. 

Ainda assim, nem sempre o estudante consegue usar o podcast para aprender inglês de fato. É nesse sentido que vale a pena conferir algumas dicas sobre como trabalhar com esse tipo de estratégia para um melhor resultado no estudo da língua inglesa. Acompanhe. 

Podcast para aprender inglês: conheça as vantagens 

Ouvir conteúdos em inglês é fundamental por conta de dois elementos em especial: 

  • A audição; 
  • A pronúncia. 

E por que esses dois elementos? O que ocorre é que um grande desafio de brasileiros que estudam inglês é compreender o que americanos, ingleses, entre outros falam na linguagem coloquial.  

Muitas vezes o simples fato de falantes nativos se comunicarem muito rápido já é o bastante para torná-los incompreensíveis para quem ainda não domina o idioma. Nada que não possa ser trabalhado com a repetição. Assim, quanto mais ouve, mais fácil fica para a pessoa assimilar mesmo diálogos rápidos. 

Da mesma forma, as diferentes palavras têm uma pronúncia correta que precisa ser assimilada. Termos muito parecidos são quase imperceptíveis para quem não tem muita experiência com a língua. É o caso de “for” e “four”, por exemplo. Também em relação a isso a repetição facilita o melhor entendimento. 

Nesse sentido, o podcast é muito útil porque ele é um tipo de entretenimento que usa a linguagem coloquial. Assim, audição e pronúncia podem ser trabalhadas naturalmente. 

Dicas para usar o podcast para aprender inglês 

Confira 4 dicas que podem ajudar você a aprender inglês a partir de podcasts 

1. Pense no nivelamento

O ideal é escolher conteúdos que tenham a ver com o nível de inglês que você tem no momento. Para tanto, avalie a velocidade da fala e o uso de termos técnicos. 

2. Escolha de acordo com interesse

Outra dica importante é procurar conteúdos que tratam do seu interesse. Assim você é naturalmente estimulado a aprender cada vez mais. 

3. Aproveite momentos propícios

Também é viável aproveitar o tempo de deslocamentos e tarefas domésticas para exercitar a audição. É bom lembrar que mesmo consumindo o conteúdo de maneira passiva ou até sem colocar 100% da atenção nele, já é possível assimilar determinadas construções. 

4. Tenha disciplina

Ainda assim, dedique pelo menos um momento do dia para se concentrar no contexto das conversas. Essa prática certamente será útil na busca pela fluência. 

A importância da prática para o aprendizado 

O método de ensino é a primeira etapa para levar o estudante à fluência no inglês. Mas é preciso também que ao lado dele apareça a prática no dia a dia do aluno. Só assim é possível assimilar um maior volume de conteúdo e não se esquecer com tanta facilidade do que foi aprendido. 

As pessoas podem praticar de diferentes maneiras, mas é importante que o aprendiz de inglês conheça métodos para fazer isso.  

Existem técnicas que ajudam todos os estudantes a praticar sempre. Um deles é o 24/7/30. Nele, a primeira revisão de um conteúdo é feita depois de 24 horas de seu aprendizado. A segunda, depois de 7 dias e a terceira e quantas forem necessárias, a cada 30 dias. 

Este é um método bastante interessante de revisão. Um dos motivos é que esse reforço pode ser feito via podcasts. Assim, a matéria é revista sem que o estudo pareça algo enfadonho. 

No fim, o que está sendo construída é uma prática que certamente fixará o conteúdo com muito mais facilidade na cabeça do aluno. 

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta

  

Saiba mais sobre nossa certificação de inglês: PTE Academic

Conheça os melhores podcasts de acordo com o seu nível de inglês hoje 

É importante saber a que recorrer quando se está aprendendo inglês. Em relação aos podcasts, vale lembrar que não é qualquer conteúdo que pode ajudar um aluno a subir de nível. É preciso ter em mente o foco educacional do programa e se seu histórico é positivo. 

Por isso, conheça algumas soluções que podem ser úteis de acordo com o nível de experiência em inglês que você tem hoje. 

Podcast para aprender inglês nível básico: Learn English 

São episódios construídos exatamente para ajudar o aluno de nível básico. As discussões e vocabulário envolvem uma série de situações do dia a dia. E tudo isso com material de suporte. 

Para o estudante que está começando um diferencial é poder fazer o download das transcrições dos episódios. Além disso, ele tem como participar de testes rápidos de conhecimento e aprender de maneira gradativa, mesmo em se tratando de um podcast. 

Outras opções interessantes são o Voice of America e o English Experts. Todos, com conteúdos simplificados para o aluno que está ainda em uma fase inicial em relação à língua estrangeira. 

Podcast nível intermediário: 6 Minute English 

Para o estudante de nível intermediário é interessante contar com uma ferramenta ainda mais desafiadora. É o caso deste podcast, desenvolvido pela BBC. Nele, situações cotidianas são apresentadas e elas levam a discussões entre os participantes. No caso, Nick e Alice. 

Nessa interação, o estudante se envolve com as situações de dia a dia e aprende, podendo consultar também as transcrições e a lista de vocabulários. 

Além dele, existem outros programas recomendados para o estudante de nível intermediário. São indicados também o English in a Minute e o English as a Second Language Podcast. 

Podcast para aprender inglês nível avançado: Splendid Speaking 

Por fim, quem está mais próximo da fluência precisa de conteúdos mais densos. E é isso o que o Splendid Speaking oferece. 

Neste caso, a ideia é realmente aperfeiçoar o aprendizado por meio de lições. Nelas aparecem entrevistas, discussões, entre outras atividades envolvendo falantes não nativos do idioma. E elas são avaliadas por especialistas. 

Para o estudante o grande diferencial é ouvir outras pessoas aprendendo o idioma e conhecer os erros que eles cometem, bem como as soluções. 

Conheça também o This American Life e o Zero to Travel. Todos com muita qualidade por terem sido desenvolvidos com foco na busca pela fluência em inglês. 

Enfim, essas são dicas que certamente podem ajudar você a usar o podcast para aprender inglês. E se você busca falar o idioma para uma viagem internacional, confira também nosso artigo com dicas para tirar o passaporte. 

Conheça nossas soluções de certificação

 

Por Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados