O uso de materiais lúdicos em sala de aula vem sendo defendido por estudiosos ao longo dos séculos. Desde filósofos do século XVIII até os mais atuais pedagogos e profissionais da educação.
Fazer atividades mais lúdicas é muito intuitivo quando falamos de aulas para crianças. Porém, utilizar materiais lúdicos pode fazer a diferença em todas as idades.
Como você utiliza esses materiais na sua escola de inglês? Saiba mais sobre a importância da ludicidade e confira nossas dicas de materiais. Continue a leitura!
A importância do lúdico no aprendizado
Lúdico vem da palavra latina ludus, que quer dizer jogo ou diversão. Ou seja, algo lúdico é algo que diverte, que entretém, que é prazeroso como um jogo. Portanto, os materiais lúdicos são aqueles que envolvem a diversão. Por exemplo, jogos, brinquedos, músicas, desenhos, etc.
O objetivo de utilizar esses materiais na sala de aula não é apenas deixar o clima mais descontraído. Também não tem nada a ver com distrair os alunos. A ideia dos materiais lúdicos é incentivar a autonomia dos alunos. Eles não fazem mais as atividades porque precisam, mas porque querem.
Associar o prazer ao aprendizado estimula os alunos a buscarem o conhecimento. Não apenas na infância, mas em todas as fases da vida.
Para alunos mais novos, a ludicidade estimula o desenvolvimento de diferentes habilidades. Por exemplo, a criatividade, a tomada de decisões e a socialização. Porém, em todas as idades, atividades lúdicas estimulam a atenção e o gosto pelo que está sendo ensinado. Em uma escola de inglês, isso é fundamental.
Pense nos alunos que estão começando a aprender o idioma. Utilizar materiais lúdicos vai deixar as aulas mais leves, simples e memoráveis, motivando os estudantes.
7 materiais lúdicos para utilizar na sua escola de inglês
Materiais lúdicos vêm em diferentes formas e estilos. Para saber o que são eles, basta olhar para uma criança brincando: quais são as fontes da diversão dela? Como podemos observar, a maior delas é a imaginação. Inventar histórias, montar brinquedos e fazer de conta são todas atividades lúdicas.
Por isso, você pode incluir muitas atividades e materiais lúdicos em sala de aula para complementar o estudo. Confira, abaixo, algumas ideias para investir na sua escola de inglês:
1. Jogos de tabuleiro e cartas
Jogos são apreciados por alunos de todas as idades. Eles são facilmente encontrados ou reproduzidos em inglês, e podem ser usados de mil maneiras. A melhor dica para utilizar esses materiais é sempre adaptar o jogo ao nível dos alunos. Lembre-se de que eles devem ser divertidos. Por isso, facilite as regras para que todos se sintam confortáveis.
Jogos eletrônicos e virtuais também entram nessa recomendação. Aplicativos, sites e videogames já fazem parte da vida dos alunos. Você pode incluir esses jogos em sala de aula ou incentivar os alunos a jogarem nos seus tempos livres.
2. Confecção de jornais e folhetins
Uma das atividades lúdicas mais simples é criar uma história. Usando a imaginação e inspirações da vida real, é fácil criar e contar uma nova história.
Explore essa ideia em sala de aula criando jornais e folhetins com os alunos. Quer modernizar essa ideia? Crie um blog ou perfil nas redes sociais para que os alunos postem suas histórias.
3. Rodas de conversa
Conversar, debater e contar histórias também é uma atividade lúdica. Os alunos se descontraem e se divertem enquanto conhecem melhor os colegas. Em vez de lutar contra as rodas de conversa durante a aula, promova um momento para ela. Deixe os alunos conversarem em inglês, propondo tópicos e ajudando com o vocabulário.
4. Música
Quando falamos de materiais lúdicos, a música não pode ficar de fora. Ela estimula o aprendizado em todas as faixas etárias e traz mais alegria para as aulas. Sempre escolha músicas de acordo com a faixa etária, tendências e gostos dos alunos. Músicas feitas para ensinar tópicos gramaticais e vocabulários também são uma boa ideia.
Uma dica importante é também trazer a oportunidade de os alunos fazerem música em sala de aula. Cantar, tocar instrumentos e mesmo dançar são ótimas atividades lúdicas.
5. Teatro
Usar o teatro em sala de aula traz resultados impressionantes, tanto na construção do conhecimento quanto na socialização. Não é preciso montar produções elaboradas.
Recriar cenas dos livros didáticos já é o suficiente, principalmente em períodos curtos em sala de aula. O que importa é estimular a elaboração de diálogos em diferentes cenários. Assim, os alunos aprendem a se comunicar em situações diferentes de forma mais divertida.
6. Vídeos
Os vídeos podem ser usados de mais de uma maneira em sala de aula. A primeira é, claro, colocando vídeos para que os alunos assistam. Eles são mais curtos do que filmes e podem ser inseridos com facilidade no tema estudado dentro do horário de aula. Afinal, existem vídeos de muitos assuntos diferentes na internet.
Mas você também pode propor a criação de vídeos. Da mesma forma que o teatro, isso incentiva os alunos a conhecerem e praticarem diferentes tópicos de conversação. Você pode propor uma atividade no estilo das redes sociais. Por exemplo, pedir que os alunos gravem um vídeo sobre o tópico estudado no formato de um TikTok.
7. Livros adaptados a idade
Por fim, os materiais lúdicos em que sua escola de inglês deve investir são livros adaptados a idade dos alunos.
Livros didáticos e paradidáticos atualizados, adaptados a idade e nível dos alunos, são básicos e fundamentais. Eles ajudam os professores a prepararem aulas eficientes, dinâmicas e divertidas. Além disso, trazem propostas de atividades lúdicas nas próprias lições.
Livros adaptados a idade dos alunos também consideram a necessidade do lúdico em cada fase. Por isso, aqueles voltados para crianças trazem mais atividades lúdicas.
Na Pearson você encontra a coleção de Readers com histórias do mundo das crianças inseridas no ensino de inglês. Pensados para ser visualmente ricos, didáticos para a faixa etária desenvolver o melhor do seu aprendizado.
Porque ensinar inglês não precisa ser complicado para sua escola. Basta ter materiais que auxiliam seus professores e diversas atividades que eles possam fazer sendo criativas e bem pensadas para os propósitos em sala de aula.
Quer conhecer materiais lúdicos, atualizados e criados por profissionais da educação?
Deixe um comentário