Assim como várias outras datas marcantes do calendário nacional e americano, a Black Friday pode se tornar tema de uma de suas aulas. Como muitos educadores já sabem, esse tipo de abordagem ajuda a criar uma conexão real entre o conteúdo trazido para o processo de ensino-aprendizagem e a vida dos alunos. O engajamento de todos costuma ser notável. 

Por isso, convidamos você a conferir este artigo, no qual apresentamos dicas sobre como preparar uma aula exclusiva com o tema Black Friday. Além disso, falaremos um pouco sobre a história por trás dessa data, entre outras informações capazes de auxiliar o docente a abordar o conteúdo em sala de aula. 

O que você precisa saber sobre a Black Friday? 

A Black Friday é uma ação promocional realizada por lojistas do mundo inteiro com o intuito de aquecer o consumo durante as semanas que antecedem o Natal. Nessa ação, são veiculados anúncios de grandes promoções de produtos e serviços de todas as categorias. Os preços costumam ser bastante atrativos, despertando o senso de oportunidade de milhões de pessoas todos os anos. 

O evento ocorre na quarta sexta-feira do mês de novembro. A data foi escolhida pelos americanos, idealizadores da Black Friday, para acontecer imediatamente após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), tradicional feriado norte-americano que é realizado na quarta quinta-feira do mês de novembro. 

Como no feriado de ações de graça o comércio permanece fechado, a Black Friday foi criada sob a justificativa de inaugurar o início das compras de Natal. Assim, a sexta logo após o feriado é o momento em que as pessoas vão às ruas para aproveitar os preços tentadores de todo tipo de mercadorias. 

A liquidação de mercadorias após o Dia de Ação de Graças se tornou tradicional nos Estados Unidos durante o século XX. No entanto, a ação promocional sob o nome de Black Friday somente se popularizou a partir das décadas de 1980 e 1990. 

O sucesso da Black Friday norte-americana foi enxergado como uma oportunidade por lojistas de outros países, com a iniciativa passando a ser introduzida em mercados fora dos Estados Unidos. Esse é o caso do Brasil, que mesmo sem a o feriado de Ação de Graças, passou a adotar a Black Friday em 2010. 

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5 dicas para aproveitar o tema Black Friday nas aulas? 

Vejamos, então, cinco dicas para aproveitar o tema Black Friday em suas aulas. 

Explore o vocabulário relacionado a compras 

Existem uma série de termos relacionados a compras que podem ser explorados nas aulas de gramática. Podem ser trabalhadas as categorias de produtos, com destaque para o nome de objetos e utensílios. 

Verbos e substantivos relacionados ao universo do comércio podem ser explorados. “Comprar”, “vender”, “liquidar”, “mercado” e “shopping” são apenas alguns deles. 

Prepara uma aula para contar um pouco da história da Black Friday 

A história da “Black Friday” também é uma abordagem interessante de ser utilizada em sala de aula. Durante a introdução ao tema, é natural que os alunos queiram saber em qual contexto a data surgiu e qual a sua origem. 

Nesse sentido, é válido instigar a turma a realizar uma breve pesquisa sobre o tema e apresentar o que sabem em sala de aula. Essa troca é uma oportunidade de os alunos se expressarem oralmente a respeito de uma questão ainda pouco conhecido. 

Explique a relação entre a Black Friday e o Dia de Ações de Graça 

Como já destacado, a Black Friday surgiu na esteira do feriado de Ações de Graças norte-americano. Trata-se da data mais simbólica para a cultura americana e pode ser explorada em seu contexto histórico. 

Quando surgiu o Dia de Ações de Graças? Em qual região do território norte-americano? Como a data se tornou o que é hoje? 

Ensino da língua inglesa quando associado a elementos históricos e culturais tem muito a contribuir com a formação dos alunos, além de despertar o interesse de todos. 

Faça lista de desejos com seus alunos 

Black Friday tem tudo a ver com compras. Por isso, faça listas de desejos com seus alunos. Pergunte o que eles gostariam de ganhar neste Natal, os convidando a desenvolver de forma oral a motivação daquele desejo. 

Quando falam sobre situações cotidianas, os alunos estão em contextos reais de comunicação. Isto é, eles são provocados a tratar de questões próprias de seu dia a dia, dando uma aplicação prática para o conteúdo das aulas. 

Explore o tema compras durante as aulas de conversação 

A propósito de situações reais de comunicação, é mais do que válido simular conversações nas quais os alunos vão as compras. Para isso, crie interpretações nas quais você ou outro aluno se passa por um lojista apresentando os produtos de sua loja a um cliente. O material pode servir de apoio nesta dinâmica. 

E agora que você já sabe como aproveitar o tem Black Friday em sua escola de inglês, o convidamos a conferir mais um conteúdo de nosso blog. Desta vez, falamos sobre: “Como ter um diferencial competitivo em sua escola com uma solução completa de Inglês”. 

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Por Pearson

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