Os adverbs of time indicam na frase quando uma ação ocorreu ou vai acontecer. Mas você sabe quais são e como usá-los? Confira!

Os adverbs têm a função de alterar o sentido da frase, dando mais ênfase em algum ponto específico da oração. No caso dos adverbs of time, o seu propósito é o de focar em quando algo ocorreu ou vai acontecer. 

Neste infográfico veremos como os adverbs of time trabalham para tornar a frase mais específica. Vale lembrar que além dos advérbios de tempo, existem também os advérbios de maneira, lugar, intensidade, entre outros. 

conheca-3-adverbs-time

O que são adverbs of time? 

Os adverbs of time indicam na frase quando uma ação ocorreu ou vai acontecer. Além disso, esse recurso linguístico informa a frequência de uma ação e também por quanto tempo ela ocorre. 

Uma frase em inglês precisa dos adverbs para ganhar peso e destaque, agregando valor à oração. Especialmente falando dos adverbs of time, estes recursos permitem focalizar o momento e a duração de uma ocorrência. 

Sem os adverbs of time, o enunciador pretende contar o que ocorreu, ou algo que ainda vai acontecer. Enquanto isso, ao usar os advérbios, o emissor da mensagem tem a intenção de ressaltar o momento do fato. 

O propósito, com isso, é dar mais destaque à ocasião que ao acontecimento ou episódio. Portanto, o foco do sentido da oração é o momento. Os adverbs of time são, geralmente, usados em conversas informais, bem como em notícias, informações e publicidade. 

Tipos de adverbs of time 

Existem três (03) tipos básicos de adverbs of time, e cada um deles cumpre um papel na alteração ou na explicação da oração. São eles: 

  • Advérbios definidos  
  • Advérbios indefinidos  
  • Advérbios de duração  

Os adverbs of time definidos indicam quando a ação ocorreu com extrema precisão. Assim sendo, este tipo de advérbio refere-se a: dias da semana, mês, ano, entre outros. Os adversbs of time definidos geralmente são colocados ao final da oração. 

Já os adverbs of time indefinidos não retratam o tempo exato de quando a ação ocorre. Informar a frequência dos acontecimentos é a função deste tipo de advérbio. Ele é escrito antes do verbo principal, e depois dos auxiliar verbs (be, have, must, etc.) e do verbo “to be”. 

Por fim, os adverbs of time de duração são aqueles que indicam, como o próprio nome diz, o tempo que uma ação durou. Este tipo de verbo geralmente é retratado com a presença de datas, anos ou dias da semana, por exemplo. 

12 exemplos de adverbs of time 

Com o intuito de facilitar a sua compreensão de como se aplicam e como funcionam os adverbs of time, vamos a alguns exemplos. Neste momento, vamos abordar cada tipo de advérbio separadamente: 

Advérbios definidos (Yesterday, today, tomorrow, last month, last year, next week, all day, tonight)  
  • I’m going to Canada tomorrow (Eu vou ao Canadá amanhã)
  • John will study today (John vai estudar hoje)
  • Sandra called to you yesterday (Sandra te ligou ontem)
  • Will Paul listen to the radio now? (Paul vai ouvir rádio agora?)
Advérbios indefinidos (Then, now, often, soon, before, after, later, finally, just, last, already, just, recently, previously)
  • Tony has just finished his italian course (Tony acabou de finalizar seu curso de italiano 
  • My boss rarely travel to Japan (Meu chefe raramente viaja ao Japão 
  • Are you still here? (Você ainda está aqui?)
  • I’ll back home soon (Eu vou voltar para casa logo)
Advérbios de duração (For ten years, during the spring, from monday to friday)
  • She has been visiting this city for twenty years (Ela tem visitado esta cidade há vinte anos 
  • Catarina wants to play volleyball during the summer (Catarina quer jogar voleibol durante o verão 
  • This club opens from Thursday to Sunday (Este clube abre de quinta a domingo 
  • Mariane has worked here since 1998 (Mariane trabalha aqui desde 1998 

Lembrando que a melhor forma de compreender o funcionamento dos adverbs of time é praticando diariamente. Assim como outros pontos do idioma inglês, quanto mais você treinar os advérbios, melhores serão os resultados que você vai colher. 

Agora você já sabe a função dos adverbs of time, e o seu objetivo na formação de uma sentença, para ter mais informações e outras dicas em inglês, acesse o nosso blog. Lá você encontra muitas sugestões práticas para usar o inglês no dia a dia.

Saiba mais sobre as soluções Pearson

 

Pearson

Acompanhe nossas redes sociais:

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados