Quer saber como funciona a Black Friday? Este é um evento que vem ganhando destaque no Brasil nos últimos anos. Sempre no fim de novembro, inúmeras lojas oferecem promoções especiais para seus clientes. Assim elas alavancam suas vendas e faturam mais no período. 

A questão é que nos Estados Unidos essa é uma data mais tradicional. Aliás, foi naquele país que o evento começou. Lá, ele alcançou patamares praticamente inigualáveis. No Brasil, a Black Friday chegou em 2010 e fez tanto sucesso que continua até hoje. Cada ano mais forte. 

E por ser um evento tão tradicional, vale a pena saber mais sobre ele. Saiba como funciona a Black Friday. 

O que é e como funciona a Black Friday 

Os Estados Unidos têm um grande feriado anual, que é o feriado de Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças. Ele sempre acontece na quarta quinta-feira de novembro e sempre depois dele, os americanos vão às compras na Black Friday que acontece na sexta-feira (dia seguinte). Na prática, este é o evento que marca o começo do período de compras natalinas com ofertas especiais. 

Vale lembrar que a Black Friday não chega a ser um feriado americano. Ainda assim, muitas empresas liberam seus colaboradores para ela. Afinal, historicamente, as oportunidades são realmente vantajosas. 

Existem duas possíveis origens para o evento e esse nome. A primeira delas tem a ver com as marcas escuras que ficavam nas ruas com os carros chegando aos centros comerciais. A segunda, refere-se às cores nos registros contábeis. Como o vermelho sugere perda e o preto, ganho, a Black Friday seria a sexta-feira dos ganhos para os comerciantes. 

De qualquer forma, não se sabe ao certo a origem real do termo. Apenas que ele se refere à sexta-feira posterior ao feriado de Ação de Graças. Nela, as pessoas aproveitam promoções incríveis. 

Em resumo, essa é a forma como funciona a Black Friday. Confira a seguir de que maneira ela pode ser útil para quem deseja aprender inglês. 

Porque a Black Friday pode ser interessante para quem estuda 

Mais do que saber como funciona a Black Friday é importante entender que ela é uma ótima oportunidade para aproveitar ofertas em diferentes tipos de negócio. Nos EUA, onde a tradição é maior, praticamente qualquer empresa trabalha com a Black Friday. E a preços incríveis. Assim, viagens para os EUA aparecem com desconto, bem como materiais, cursos, entre outros. 

Além disso, por se tratar de um evento temático, a Black Friday pode servir como norte para a assimilação de uma série de termos. Muitos deles, usados no dia a dia do consumidor americano. E porque não falar, do mundo todo? Em relação a isso, a simples observação de como empresas americanas tratam do assunto já é algo que pode ajudar as pessoas a entenderem melhor como aplicar o inglês em uma compra no exterior. 

Se isso parece uma boa ideia, então confira alguns dos termos mais comuns usados em tempos de Black Friday. 

Saiba mais sobre as soluções Pearson

Expressões de black friday para usar nos EUA 

On sale 

“Sale” é liquidação. Quando é usado o termo “on sale”, entende-se que um produto está em promoção ou liquidação, como no seguinte exemplo: 

“Can you tell me if these pants are on sale?”, que em português pode ser traduzido para “você pode me dizer se essas calças estão em promoção?”. 

Deal 

Tradução para "fechado” - no sentido de "acordo fechado". Os americanos geralmente usam o termo “deal” ao fechar negócio. “Deal?” é uma pergunta comum quando o vendedor quer saber se o cliente quer fazer a compra. E a resposta positiva também pode ser “deal”. Além disso, é possível usar o termo no sentido de oferta. Neste caso, ele pode aparecer da seguinte maneira: 

“Enjoy the hottest deals of the year”, o que significa “aproveite as ofertas mais quentes do ano”. 

Clearance 

Algo como “queima de estoque” nos EUA. De maneia mais precisa, “clearance” quer dizer limpeza, mas no contexto de vendas é como se o vendedor estivesse se livrando do estoque. 

“I wait for the clearance of panettones to buy them” seria algo como “eu espero a queima de estoque dos panetones para comprá-los”. 

Discount 

Um dos termos mais fáceis de entender e também um dos mais usados. “Discount” nada mais é do que “desconto” em inglês. 

Exemplo de uso: “They have a twelve percent discount on travel for students”, que significa “eles ofereceram um desconto de 12% em viagens para estudantes”. 

Brands 

Se quer entender como funciona a Black Friday, conheça alguns termos que sempre aparecem. Brands significa “marcas”. Você deve ter isso em mente na hora de escolher produtos específicos em lojas virtuais. “Which brand of shoes do you use?” é um exemplo de pergunta envolvendo o termo. Isso significa “qual marca de sapato você usa?”. 

Sold out 

É um phrasal verb. Sold é sell no passado. Assim, “Sold out” quer dizer “esgotado”. No exemplo “evetything is already sold out”, tudo está esgotado. 

Offer 

Nenhum segredo em relação a “offer”. A palavra significa “oferta” em português. O termo oferta aparece em frases como “These special offers are available until Sunday”. Traduzindo, é algo como “essas ofertas especiais estão disponíveis até domingo”. 

Somes exclusions apply 

Essa frase em português significa algo como “alguns itens fora da promoção”. É bom ficar de olho nela. Quando aparece, pode ser que o produto em questão não está em oferta. 

Geralmente a expressão aparece em frases assim: “All cameras with a seventy percent discount! (Some exclusions apply)”. No caso, “todas as câmeras com 70% de desconto! (Alguns itens fora da promoção).”. 

Increase 

“Increase” quer dizer “aumentar” ou “ganho” dependendo da interpretação. “Increase your sales with these incredible strategies” significa “aumente suas vendas com essas incríveis estratégias”. 

Cyber Monday 

A Black Friday é sempre interessante para os comerciantes. Tanto que eles aproveitam a segunda-feira para continuar com as ofertas. Então surge a Cyber Monday, algo como “segunda-feira cibernética”. Ela não é tão popular quanto o evento de sexta-feira, mas funciona muito bem. 

“I couldn’t buy anything on Black Friday, and now I’m waiting for the Cyber Monday” quer dizer “eu não pude comprar nada na Black Friday e agora estou esperando a Cyber Monday”. 

Enfim, essas são apenas algumas dicas. Elas podem ajudar você a fazer da Black Friday uma oportunidade para aprender mais. Fique atento à data e veja como esses termos aparecem nas ofertas. 

Quer saber mais sobre o idioma inglês e como se aperfeiçoar nele? Então acesse o blog da Pearson e confira outros conteúdos. 

Saiba mais sobre as soluções Pearson

 

Pearson

Acompanhe nossas redes sociais:

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados