Você já pensou em como trabalhar o maior torneio de futebol do mundo nas escolas de inglês? A proximidade do início da competição vem mexendo com as emoções de milhões de jovens. Há meses, os álbuns de figurinhas, a definição dos horários dos jogos e dos adversários da seleção brasileira são um dos assuntos mais comentados na hora do recreio. 

Você já pensou em como trabalhar o maior torneio de futebol do mundo nas escolas de inglês? A proximidade do início da competição vem mexendo com as emoções de milhões de jovens. Há meses, os álbuns de figurinhas, a definição dos horários dos jogos e dos adversários da seleção brasileira são um dos assuntos mais comentados na hora do recreio. 

O educador atento a este cenário sabe que tamanha expectativa pode ser canalizada para o processo de ensino e aprendizagem, de modo a trazer para as aulas um tema presente na vida dos alunos. A propósito, essa é uma oportunidade e tanto de criar uma conexão real com a turma, potencializando seu engajamento. 

Ao mesmo tempo, se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Preparamos um conteúdo exclusivo para falar sobre como trabalhar a copa nas escolas. Traremos dicas de dinâmicas que podem ser empregadas em salas de aula, além de estratégias para tirar o melhor proveito deste clima de festa.  Continue a leitura para saber mais. 

Conheça nossas soluções educacionais

O que você precisa saber sobre o campeonato? 

Todo brasileiro amante de futebol está em contagem regressiva para o início dos jogos de futebol. Se você faz parte desse grupo, já deve estar por dentro das principais informações a respeito da competição. 

Por outro lado, se futebol não é o seu esporte preferido, preparamos um breve resumo com as principais informações que você deve conhecer para entender como trabalhar esse tema nas escolas. 

Esse ano será a vigésima segunda edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que acontecerá no Catar. 

A edição de 2022 será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá seu formato alterado. A FIFA já anunciou que o evento de 2026, a ser realizado na América do Norte, contará com 48 equipes. 

Neste ano, o campeonato será disputado entre 20 de novembro e 18 de dezembro, ao invés do período tradicional devido às altas temperaturas que o país sofre no meio do ano. Esta é a primeira vez em que o campeonato disputado no final do ano. Todos os jogos acontecerão em sete cidades-sede espalhadas pelos Emirados Árabes Unidos. 

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta

  

Leia também: Como ensinar o vocabulário e as expressões do futebol em inglês?

5 dicas sobre como trabalhar o tema de futebol na escola de inglês 

Vejamos, então, cinco dicas para trabalhar essa temática na escola de inglês. 

  1. Aposte no clima de do evento
  2. Planeje dinâmicas para as suas aulas
  3. Trabalhe aspectos culturais dos países participantes
  4. Explore as diferenças em relação aos horários dos jogos
  5. Traga elementos relacionados a culinária local

Aposte no clima de do evento

Trabalhar o torneio na escola de inglês presume uma ambientação a altura. Pensando nisso, decore as salas de aulas e demais ambientes com as cores do Brasil. Ou, ainda, traga elementos que remetam aos países falantes de língua inglesa. 

Esse clima de festa é contagiante e precisa estar expresso na decoração de sua instituição. Várias gerações de brasileiros preservam essa tradição, que permanece presente no imaginário dos mais jovens. 

Planeje dinâmicas para as suas aulas

Durante o mundial, tente trazer para as dinâmicas em sala de aula aspectos relacionados a competição. Explore termos relacionados ao futebol ao falar sobre gramática, construções linguísticas e demais conteúdos presentes no cronograma. 

É válido dar um destaque especial as regras do esporte, a informações relacionadas as equipes, principais jogadores e notícias recentes sobre este universo. Como já destacado, os alunos identificados com o esporte terão um motivo a mais para manter uma participação ativa durante as aulas. 

Saiba mais sobre as soluções Pearson

Trabalhe aspectos culturais dos países participantes

Outro ponto da maior relevância é a cultura dos países participantes da copa. Esta edição, por exemplo, é a primeira a ser realizada no Oriente Médio. 

Tente explorar aspectos relacionados a sociedade do Catar, suas particularidades, contradições. Ao mesmo tempo, tente trazer elementos relacionados as características geográficas aquele país, sua língua e demais pontos que considerar relevante. 

O desempenho dos países de língua inglesa no mundial também pode ser abordado ao longo das aulas. 

Explore as diferenças em relação aos horários dos jogos

O horário dos jogos é mais um tema oportuno para trabalhar nas aulas de inglês. Os alunos podem ser convidados a formular sentenças com o cronograma dos jogos, dando destaque para o motivo dos jogos ocorrerem a noite. 

Para quem não sabe, em função do clima do Catar, grande parte dos esportes são praticados durante a noite. Isso porque nos períodos de maior incidência solar as temperaturas chegam a casa dos 50°C. 

E mesmo com esses horários diferenciados, os estádios construídos contam com sistemas de climatização para aliviar a sensação térmica dos torcedores, atletas e demais participantes do espetáculo. 

Traga elementos relacionados a culinária local

O tema culinária é abordado com frequência nas aulas de conversação, momento no qual os alunos são convidados a falar sobre um assunto específico a esse respeito ou expressar suas preferências gastronômicos. Abordagens é que não faltam nesse sentido. 

Aproveitando o gancho da do maior evento de futebol, é interessante explorar junto aos alunos os hábitos alimentares do país sede. Quais são os pratos típicos daquela região do Oriente Médio? O que será servido nos estádios de futebol? Comida ocidentais serão consumidas nos estádios? Existe algum tipo de restrição? 

A investigação dessas particularidades é mais uma oportunidade conhecer mais a cultura local e explorar temas relacionados ao mundial de futebol.  

Depois de conferir nossas dicas sobre abordagens que podem ser utilizadas para trabalhar o futebol na escola de inglês, convidamos você a conferir também Expressões em inglês para ensinar aos seus alunos. 

PEARSON-IDEAS-CTA-BLOG-pt

 

Por Pearson

“Esse material é excelente e realmente contribui para a aquisição de estratégias de leitura e habilidades de produção de texto, além de aumentar o vocabulário dos alunos. A plataforma MyEnglishLab é uma ferramenta complementar maravilhosa: um laboratório portátil completo!” Marina Cordani Dantas - Colégio Rainha da Paz

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados