Você já pensou em como trabalhar o maior torneio de futebol do mundo nas escolas de inglês? A proximidade do início da competição vem mexendo com as emoções de milhões de jovens. Há meses, os álbuns de figurinhas, a definição dos horários dos jogos e dos adversários da seleção brasileira são um dos assuntos mais comentados na hora do recreio.
Você já pensou em como trabalhar o maior torneio de futebol do mundo nas escolas de inglês? A proximidade do início da competição vem mexendo com as emoções de milhões de jovens. Há meses, os álbuns de figurinhas, a definição dos horários dos jogos e dos adversários da seleção brasileira são um dos assuntos mais comentados na hora do recreio.
O educador atento a este cenário sabe que tamanha expectativa pode ser canalizada para o processo de ensino e aprendizagem, de modo a trazer para as aulas um tema presente na vida dos alunos. A propósito, essa é uma oportunidade e tanto de criar uma conexão real com a turma, potencializando seu engajamento.
Ao mesmo tempo, se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Preparamos um conteúdo exclusivo para falar sobre como trabalhar a copa nas escolas. Traremos dicas de dinâmicas que podem ser empregadas em salas de aula, além de estratégias para tirar o melhor proveito deste clima de festa. Continue a leitura para saber mais.
O que você precisa saber sobre o campeonato?
Todo brasileiro amante de futebol está em contagem regressiva para o início dos jogos de futebol. Se você faz parte desse grupo, já deve estar por dentro das principais informações a respeito da competição.
Por outro lado, se futebol não é o seu esporte preferido, preparamos um breve resumo com as principais informações que você deve conhecer para entender como trabalhar esse tema nas escolas.
Esse ano será a vigésima segunda edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que acontecerá no Catar.
A edição de 2022 será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá seu formato alterado. A FIFA já anunciou que o evento de 2026, a ser realizado na América do Norte, contará com 48 equipes.
Neste ano, o campeonato será disputado entre 20 de novembro e 18 de dezembro, ao invés do período tradicional devido às altas temperaturas que o país sofre no meio do ano. Esta é a primeira vez em que o campeonato disputado no final do ano. Todos os jogos acontecerão em sete cidades-sede espalhadas pelos Emirados Árabes Unidos.
Leia também: Como ensinar o vocabulário e as expressões do futebol em inglês?
5 dicas sobre como trabalhar o tema de futebol na escola de inglês
Vejamos, então, cinco dicas para trabalhar essa temática na escola de inglês.
- Aposte no clima de do evento
- Planeje dinâmicas para as suas aulas
- Trabalhe aspectos culturais dos países participantes
- Explore as diferenças em relação aos horários dos jogos
- Traga elementos relacionados a culinária local
Aposte no clima de do evento
Trabalhar o torneio na escola de inglês presume uma ambientação a altura. Pensando nisso, decore as salas de aulas e demais ambientes com as cores do Brasil. Ou, ainda, traga elementos que remetam aos países falantes de língua inglesa.
Esse clima de festa é contagiante e precisa estar expresso na decoração de sua instituição. Várias gerações de brasileiros preservam essa tradição, que permanece presente no imaginário dos mais jovens.
Planeje dinâmicas para as suas aulas
Durante o mundial, tente trazer para as dinâmicas em sala de aula aspectos relacionados a competição. Explore termos relacionados ao futebol ao falar sobre gramática, construções linguísticas e demais conteúdos presentes no cronograma.
É válido dar um destaque especial as regras do esporte, a informações relacionadas as equipes, principais jogadores e notícias recentes sobre este universo. Como já destacado, os alunos identificados com o esporte terão um motivo a mais para manter uma participação ativa durante as aulas.
Trabalhe aspectos culturais dos países participantes
Outro ponto da maior relevância é a cultura dos países participantes da copa. Esta edição, por exemplo, é a primeira a ser realizada no Oriente Médio.
Tente explorar aspectos relacionados a sociedade do Catar, suas particularidades, contradições. Ao mesmo tempo, tente trazer elementos relacionados as características geográficas aquele país, sua língua e demais pontos que considerar relevante.
O desempenho dos países de língua inglesa no mundial também pode ser abordado ao longo das aulas.
Explore as diferenças em relação aos horários dos jogos
O horário dos jogos é mais um tema oportuno para trabalhar nas aulas de inglês. Os alunos podem ser convidados a formular sentenças com o cronograma dos jogos, dando destaque para o motivo dos jogos ocorrerem a noite.
Para quem não sabe, em função do clima do Catar, grande parte dos esportes são praticados durante a noite. Isso porque nos períodos de maior incidência solar as temperaturas chegam a casa dos 50°C.
E mesmo com esses horários diferenciados, os estádios construídos contam com sistemas de climatização para aliviar a sensação térmica dos torcedores, atletas e demais participantes do espetáculo.
Traga elementos relacionados a culinária local
O tema culinária é abordado com frequência nas aulas de conversação, momento no qual os alunos são convidados a falar sobre um assunto específico a esse respeito ou expressar suas preferências gastronômicos. Abordagens é que não faltam nesse sentido.
Aproveitando o gancho da do maior evento de futebol, é interessante explorar junto aos alunos os hábitos alimentares do país sede. Quais são os pratos típicos daquela região do Oriente Médio? O que será servido nos estádios de futebol? Comida ocidentais serão consumidas nos estádios? Existe algum tipo de restrição?
A investigação dessas particularidades é mais uma oportunidade conhecer mais a cultura local e explorar temas relacionados ao mundial de futebol.
Depois de conferir nossas dicas sobre abordagens que podem ser utilizadas para trabalhar o futebol na escola de inglês, convidamos você a conferir também Expressões em inglês para ensinar aos seus alunos.
Deixe um comentário