Se você deseja estudar, trabalhar ou simplesmente morar fora do Brasil, a prova de proficiência em inglês é fundamental. Ela é a garantia que você precisa para se dar bem morando fora do país.
Para saber mais sobre como se preparar para a prova de proficiência em inglês, continue a leitura. Até o final do texto você saberá diversas dicas e práticas de sucesso. Confira!
O que é a proficiência em inglês?
A palavra proficiência refere-se à habilidade ou competência que uma pessoa possui em determinada área. Portanto, a proficiência em inglês é caracterizada pela capacidade que alguém possui em se comunicar naquele idioma.
E a prova de proficiência em inglês é o exame avaliativo do nível de inglês de uma pessoa interessada em morar fora do país.
Muitas pessoas têm o sonho de viver em outros lugares que não o seu país de origem, e por razões inúmeras. Enquanto uns querem uma oportunidade para trabalhar e ganhar melhor, outros almejam estudar em universidades estrangeiras. Há também as pessoas que são convidadas para ocupar vagas em empresas estrangeiras, e aproveitam a oportunidade.
Porém, em muitos desses casos, se não a maioria, o nível de inglês dos interessados é testado através de uma prova. A prova de proficiência em inglês é o exame que avalia o nível de fluência e poder de uma comunicação em língua estrangeira.
Como me preparar para a prova de proficiência?
Não existe uma fórmula mágica para você se preparar para a prova de proficiência em inglês. Entretanto, algumas dicas são importantes. Vamos a elas:
Estudar o idioma
Apesar de parecer óbvio, o estudo constante do idioma é o que melhor garante o aprendizado do aluno.
É fundamental que o estudante de inglês reconheça qual a melhor forma que ele considera para aprender:
- Fazer aulas de inglês;
- Leitura de livros;
- Assistindo a filmes e séries;
- Ouvindo música;
- Conversando com amigos nas redes sociais;
- Fazendo pesquisas na internet.
Essas são algumas das mais importantes fontes de aprendizagem para quem quer ficar afiado na hora da prova.
Leia também: Inglês avançado: o que é e como avaliar?
Controle da rotina
O candidato à prova de proficiência em inglês precisa estabelecer uma rotina de estudos para o dia da aplicação. Essa rotina permitirá que ele assegure o tempo necessário de estudo, sem abrir mão de outras atividades. Não adianta debruçar-se em livros, apostilas e ferramentas digitais, se o cérebro não acompanhar mais o aprendizado.
Sendo assim, o período de estudo deve ser intercalado com momentos de descanso, lazer e alimentação. Pare para ver um filme, colocar alguns episódios de sua série favorita em dia, e ler alguma coisa de interesse em português. Dormir cedo e fazer pequenos intervalos durante uma leitura e outra também fazem a diferença.
Isso contribuirá com o estudante, especialmente para manter o foco e a concentração na hora dos estudos.
Conhecer a prova
Conhecer a prova de proficiência e saber o que costuma cair no exame é uma dica muito importante.
Os exames avaliam o nível de inglês dos candidatos nos seguintes requisitos: Escrita, Fala, Audição e Leitura. Vamos analisar cada um deles:
- Escrita (Writing): é pedido ao candidato que ele redija uma ou mais redações sobre temas determinados durante a prova.
- Fala (Speaking): os exames orais ocorrem após a solicitação de uma conversa com o examinador;
- Audição (Listening): alguns áudios são disponibilizados para o candidato durante a avaliação, e ele precisa responder questões baseadas neles.
- Leitura (Reading): a leitura exige a interpretação de textos, seguida de questionários referentes ao mesmo conteúdo;
Com essas informações em mãos, e sabendo qual o seu exame, você pode ir se preparando para conquistar o seu certificado.
Curso de proficiência
Você sabia que já existem cursos de proficiência no mercado, e que um deles é preparado para você? É isso, mesmo. Os cursos de proficiência ajudam o candidato a se preparar para os exames de avaliação.
Cursos de proficiência em inglês são como cursinhos pré-vestibular, ou preparatórios para exames de ordem, por exemplo. O curso é criado com base nas características do exame, e visa treinar os candidatos para estarem mais preparados.
Nestes cursos, o aluno é treinado para administrar o tempo para responder às questões no dia da prova de proficiência.
A Pearson possui cursos preparatórios que são capazes de comprovar suas habilidades. São eles:
O primeiro, o PEIC, foi desenvolvido para aqueles que sonham em estudar, trabalhar e morar fora do país.
Enquanto isso, o PTE, avalia o nível de proficiência de inglês de estudantes de todo o mundo, inclusive do Brasil. Ele acompanha cada fase da vida do estudante, de acordo com seus objetivos, tanto na prova de proficiência, quanto objetivos de vida.
Agora que você sabe como estudar para prova de proficiência, é só colocar as ideias em prática. Boa sorte.
Deixe um comentário