Escolher os materiais de inglês que serão utilizados em uma instituição de ensino é tarefa que exige critérios. Do contrário, a qualidade do que será oferecido aos alunos pode ser colocada em risco.

O ideal é que o profissional responsável se atenha a determinados aspectos. Entre eles, destacamos a procedência do conteúdo e a compatibilidade com a escola.

A boa notícia é que basta tomar alguns cuidados para fazer isso e garantir excelentes materiais de inglês. Confira as principais dicas!

1. Editora

Existem diversas editoras que atuam no segmento de educação. Portanto, para garantir a melhor compra, é preciso comparar as possibilidades.

Primeiramente, analise aspectos como o tempo de mercado, a credibilidade entre as instituições de ensino e a qualidade dos serviços prestados.

Grandes editoras oferecem diferentes produtos para que as escolas avaliem o que é mais conveniente para seus interesses. Por isso, é interessante fazer escolhas de acordo com um planejamento.

2. Coleção e autor

Também é importante saber o que está por trás de cada obra.

Para que a aplicação do material seja possível segundo o que a instituição de ensino propõe como metodologia, avalie como é a coleção à qual ele pertence e quem é o responsável.

Isso porque a abordagem de um assunto tende a variar de acordo com a composição do projeto e a experiência do autor.

3. Adequação à faixa etária

O material que será entregue aos alunos precisa ser compatível com suas idades, porque funciona como uma fonte de consulta confiável para eles. Assim, tanto a linguagem clara quanto o vocabulário adequado devem ser valorizados.

É preciso observar se o estudante será capaz de compreender as informações do livro para progredir. Um sinal de que há problema em relação à adequação à faixa etária aparece quando o professor sempre explica o conteúdo.

como destacar a escola da concorrência

4. Metodologia

Os métodos criam meios para que os alunos evoluam durante o processo educacional. Por isso é tão importante que a escolha dos materiais os leve em consideração.

Portanto, avalie qual é a metodologia trabalhada nos livros de inglês que você compra. Observe, principalmente, os efeitos a curto, médio e longo prazos.

Assim, é possível a aprendizagem de maneira criteriosa, de modo a garantir o progresso dos estudantes.​

5. Inovação nos materiais de inglês

Atualmente, a tecnologia é fundamental nos mais diferentes setores. Na educação, ela aparece em ferramentas como:

  • sistemas de gestão;
  • plataformas de estudos;
  • bibliotecas virtuais;
  • laboratórios online;
  • entre outras.

É nessa lógica que a escolha dos materiais precisa ser repensada.

Por exemplo, conteúdos digitais potencializam o aprendizado, pois colocam o aluno diante de recursos audiovisuais e outras soluções que já fazem parte do seu dia a dia.

6. Exatidão conceitual

É preciso garantir que as obras sejam de qualidade. Como fazer isso? Verifique se estão de acordo com aquilo que é recomendado pelos órgãos oficiais e o que há de mais respeitado em cada área.

Um exemplo disso são os materiais de inglês da Pearson, que cumprem as exigências do MEC e adotam conceitos, metodologias e ferramentas relevantes para o ensino da língua.

7. Qualidade gráfica

Também é preciso pensar em termos visuais. Nesse sentido, vale a pena observar se existem elementos que facilitam a assimilação das informações por parte do aluno.

Com design, diagramação e iconografia atraentes, fica fácil prender a atenção, principalmente dos estudantes mais novos.

Observe ainda se o material conta com matérias-primas de qualidade e tem uma impressão sem falhas. Essas características podem aumentar sua vida útil.

8. Material de apoio ao professor

O livro didático precisa ser entendido como um elemento essencial para as ações do educador.

Sem ferramentas de apoio ao professor, a tendência é que mesmo o material mais caro seja deixado de lado e o processo fique abaixo das expectativas.

No entanto, quando a editora e a escola se preocupam com isso, os conteúdos tendem a servir como verdadeiras fontes de inspiração para novas atividades.

9. Alinhamento com a instituição

Por fim, é imprescindível que o profissional responsável pela aquisição desse material o faça tendo em mente qual é a proposta pedagógica da escola que representa.

Dessa forma, ele cria meios para que a aplicação dos livros siga uma lógica e a condução do processo seja adequada.

Apenas com esse alinhamento é possível fazer da escolha do material um diferencial para a instituição em questão.

Uma maneira de você garantir isso em relação ao seu programa de ensino de língua inglesa é apostar nas nossas coleções.

Acesse o site da Pearson para conhecer os melhores materiais de inglês para os ensinos Infantil, Fundamental e Médio!​

PEARSON-IDEAS-CTA-BLOG-pt

 

Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados