No contexto de uma sala de aula, a adoção de recursos tecnológicos pode fazer toda a diferença.

Seja simplificando a ação do professor ou ampliando as possibilidades do aluno, essas soluções precisam ser consideradas.

Fato é que escolas que adotam recursos tecnológicos inovadores com critérios costumam ser aquelas que mais se destacam no mercado.

No entanto, em pleno século XXI, essa adoção precisa ser estratégica. E a melhor maneira de garantir isso é saber quais são as principais tecnologias disponíveis e como elas podem ser úteis. Confira!

Recursos tecnológicos para facilitar a acessibilidade

É preciso entender a tecnologia como uma aliada no acesso à informação.

Nesse sentido, soluções tecnológicas podem colocar o estudante diante de conteúdos e atividades em qualquer local ou horário.

Isso é algo cada vez mais valorizado. Conheça algumas possibilidades.

1. Tecnologia em nuvem

Até alguns anos atrás, o bom aluno costumava ser aquele que carregava livros debaixo dos braços por onde andava.

Atualmente, isso já não faz tanto sentido. É que com a tecnologia da nuvem, é possível disponibilizar um grande volume de conteúdos para os estudantes, mesmo remotamente.

Assim, e-books e vídeos, entre outros, estão sempre ao alcance do usuário conectado.

Isso significa que basta que o aluno tenha acesso ao ambiente virtual para que possa estudar, seja em casa ou em locais públicos.

2. Redes sociais

Essas mídias podem ser úteis na aproximação do estudante com o professor e os colegas.

Se as plataformas forem usadas corretamente, tendem a agregar no trabalho em grupo e nas pesquisas individuais.

Grupos no Facebook e vídeos no YouTube podem, sim, fazer parte de uma formação sofisticada do aluno.

Cabe à instituição de ensino selecionar os meios e direcionar o acesso a eles.

3. Aplicativos de estudos

Os apps também podem ser diferenciais como recursos tecnológicos para o processo de ensino-aprendizagem.

Assim, as instituições conseguem usar a tecnologia dos smartphones para envolver o estudante com as atividades de sala de aula, em vez de associar esse tipo de aparelho apenas a entretenimento.

Recursos tecnológicos para sofisticar o aprendizado

Ir além do essencial é o que tende a diferenciar uma instituição de ensino das demais. Por isso, vale a pena conhecer as soluções capazes de oferecer vantagens competitivas para a sua.

4. Materiais audiovisuais

As escolas podem usar os recursos tecnológicos para aperfeiçoar as atividades de sala de aula. Nesse sentido, o uso de conteúdos diversos é altamente indicado.

Cuidado apenas para inserir filmes, séries e até jogos que contribuam de alguma forma com o conteúdo trabalhado.

Atividades podem ser propostas. É interessante, por exemplo, passar uma obra para os alunos de inglês e pedir relatórios a respeito de algo específico, como o vocabulário.

5. Plataformas de ensino adaptativo

Pensando em formas de sofisticar o aprendizado dos estudantes, o trabalho com ferramentas desse tipo também merece destaque.

Afinal, elas podem conduzir o processo de ensino-aprendizagem de maneira a captar a maior atenção dos alunos.

Plataformas de ensino adaptativo conseguem personalizar a aprendizagem. Assim, o estudante só avança quando os algoritmos entendem que ele aprendeu o necessário.

Caso contrário, ela sugere conteúdos para viabilizar o progresso, de acordo com as características de cada um. Isso é muito importante, porque evita defasagens na evolução de turmas grandes.

6. Plataformas de leitura

Esses são recursos tecnológicos extremamente úteis, porque oferecem um ambiente virtual para que os estudantes possam ler, pesquisar e estudar a qualquer hora ou lugar.

Isso é possível por meio de parcerias com editoras renomadas, que fornecem os conteúdos, e uma gama de funcionalidades, que facilitam o acesso e a utilização.

Os gestores também contam com relatórios para terem a dimensão exata do impacto do acervo oferecido na formação do corpo docente.

Recursos tecnológicos para gerar engajamento

Alunos desatentos costumam ser um desafio. As principais formas de lidar com isso envolvem o aumento da motivação.

Conseguindo manter o estudante envolvido com as atividades em sala de aula, a escola cumpre os objetivos do processo de ensino-aprendizagem e se torna referência em sua região.

Conheça recursos tecnológicos na educação que ajudam em relação a isso.

7. Gamificação

Esse é um grande exemplo de como usar a tecnologia para motivar uma turma.

Basicamente, essa abordagem traz a dinâmica dos games para a sala de aula e proporciona o envolvimento dos alunos.

Assim como nos jogos, as atividades podem ser permeadas por uma lógica que envolve desafio e recompensa, de maneira que a prática pedagógica se torne mais atrativa.

8. Realidade virtual

Também merece destaque entre os recursos tecnológicos. Por meio dela, os estudantes podem ter experiências imersivas, vivenciando situações e lugares únicos.

Entre outros exemplos de atividades, temos a exploração de minas e cavernas, o mergulho no oceano e a imersão no corpo humano, potencializando o aprendizado em matérias como Geografia e Biologia.

 

→ Leia também: Materiais de inglês: 9 aspectos que a sua escola deve analisar

Recursos tecnológicos para o dia a dia de professores e alunos

Por fim, é preciso considerar soluções que otimizem a rotina, tanto de docentes quanto discentes. Afinal, ferramentas como computadores, tablets e smartphones já fazem parte da vida das pessoas.

9. Pesquisas em tempo real

Mesmo os alunos mais novos já usam dispositivos tecnológicos o tempo todo. Portanto, é preciso que os profissionais de educação os orientem sobre a utilização adequada.

Aliás, essa é uma maneira de atuar contra o consumo de informações falsas e a favor da qualificação dos ambientes virtuais.

10. Lousa digital

No dia a dia, essa ferramenta pode ser um diferencial, otimizando as aulas e enriquecendo a experiência de ensino-aprendizagem.

Com a lousa digital, é possível garantir o dinamismo das ações do professor — pois, entre outros recursos, ela oferece ferramentas para escrita, desenho e vídeo.

Assim, os processos ocorrem rapidamente e as possibilidades se tornam muito maiores para o educador.

Compreender como cada um desses recursos pode ser útil para a sua instituição de ensino é fundamental, adotar aquele ou aqueles que mais têm a ver com as suas necessidades e os seus objetivos.

Considere as sugestões aqui apresentadas e faça a sua escolha a partir de critérios particulares. Isso certamente trará benefícios!

Entendeu como adotar recursos tecnológicos na sala de aula? Então, continue a aperfeiçoar a sua escola. Confira dicas para lidar com a rotatividade de professores!

Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados