Um teste de inglês cumpre papel importante na aferição de competências de estudantes e profissionais. E você sabe qual seria esse papel? 

 

Esse recurso possibilita o nivelamento de alunos em cursos de idiomas, a identificação da capacidade de um candidato a uma vaga de emprego em lidar com diferentes situações de comunicação e a verificação da qualificação de um professor para ministrar aulas do idioma. 

Para essas e outras finalidades, temos o Versant Test. Sua metodologia já foi amplamente validade por autoridades internacionais no ensino de inglês, tendo sido utilizada em mais de 350 milhões certificações ao longo dos últimos 26 anos. 

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura e entenda como funciona essa solução completa em teste de inglês. 

O que é o Versant Test? 

Há 26 anos, dois professores da Universidade de Stanford desenvolveram um teste inteiramente inovador, baseado em inteligência artificial, para medir a proficiência em língua inglesa de não-nativos. Estamos falando, é claro, do Versant Test. 

De lá para cá, essa solução passou por um grande refinamento. A ferramenta é capaz não somente de avaliar a gramática dos candidatos, como de identificar a capacidade dos mesmos se expressarem oralmente, com destaque para a velocidade do discurso e inteligibilidade das palavras expressas. 

Tudo isso é possível graças aos anos de pesquisas realizadas junto a milhares de falantes nativos e não-nativos de língua inglesa. 

Quais competências são avaliadas no Versant Test? 

Vejamos então quais são as principais competências avaliadas no versant test: 

Speaking – possibilita avaliar a capacidade de comunicação de profissionais, estudantes e professores em diferentes contextos. 

Listening – permite conhecer se os candidatos conseguem compreender o que é dito por terceiros em diferentes contextos de comunicação. 

Reading – serve para comprovar a capacidade de leitura de alunos, estudantes e candidatos a vagas de emprego. 

Writing – avalia a clareza e eficácia com a qual os candidatos se expressam na língua inglesa ao escrever. 

Na avaliação de todas essas dimensões são verificados aspectos como: 

  • observação da pronúncia, fluência e clareza de expressão e velocidade do discurso; 
  • medição da inteligibilidade, objetividade e consistência da conversação; 
  • capacidade de compreensão das expressões orais e escritas. 

Com quais objetivos o teste de inglês Versant pode ser aplicado? 

Vejamos com quais objetivos o teste Versant pode ser aplicado. 

Recrutamento 

Muitas empresas realizam testes de proficiência para conhecer o nível de inglês de candidatos que se aplicam para vagas de emprego. Tendo isso em vista, uma das modalidades do Versant Test é formatada justamente para identificar habilidades relacionadas à conversação, escrita e fala. Tudo isso tendo em vista as particularidades do mundo corporativo. 

Testes de nivelamento 

Os testes de nivelamento são muito comuns em escolas de idiomas e servem para medir o nível de progresso dos alunos. Com os resultados, os professores podem realizar uma organização mais adequada das turmas, além de identificar casos de baixo rendimento, na tentativa de acompanhar mais detidamente esses estudantes. 

Avaliação docente 

O Versant Test também é amplamente aplicado em ações de avaliação de docentes da disciplina de língua inglesa. Escolas de todo o mundo o utilizam no âmbito de programas de qualificação continuada, com intuito de reconhecer o nível de proficiência dos professores em relação aos principais conteúdos do currículo. 

Saiba mais sobre as soluções Pearson

Por que apostar no Versant Test? 

Vejamos quais são os principais motivos para apostar no teste de inglês Versant. 

Avaliação completa de habilidades 

Como vínhamos falando, as diferentes modalidades do Versant Test se adequam a diferentes necessidades de avaliação. Temos testes voltados ao ambiente corporativo, que servem para recrutar novos profissionais no âmbito das empresas. Somado a essa modalidade, o Versant ainda é aplicado para fins de nivelamento e reconhecimento de aptidão técnica de docentes. 

Para todas essas demandas, o Versant Test conta com uma abordagem diferenciada, o que faz desse teste uma solução completa em avaliação de habilidades relacionadas a conversação, escrita e compreensão da língua inglesa. 

Metodologia comprovada 

O Versant Test é aplicado desde 1996 e, desde então, mais de 350 milhões de pessoas já se certificaram por meio dessa ferramenta. Ao longo dos últimos 26 anos, especialistas do mundo todo ajudaram no processo de refinamento da metodologia empregada nas avaliações, o que faz desse teste um dos mais reconhecidos no mercado mundial de educação. 

Processo 100% online 

Uma das grandes vantagens do Versant Test é que sua avaliação é 100% online, assim como o processo de correção. Isso representa uma facilidade e tanto para empresas, escolas de idiomas e instituições afins, que não precisam arcar com o pagamento de avaliadores ou com despesas de deslocamento. 

Resultado logo depois do fim do teste 

O resultado do teste de inglês Versant é conhecido logo após o término de sua aplicação. Com isso, os processos de recrutamento nas empresas e avaliações em instituições de ensino podem ocorrer com toda a agilidade necessária. 

Agora que você já conhece o teste de inglês Versant, convidamos você a saber mais sobre nossa solução.

Fale com nossos consultores para saber mais!

Por Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados