Será que você forma cidadãos realmente aptos para a vida em sociedade? Essa pergunta é muito importante para o professor, já que todo indivíduo possui seu conjunto de valores, carga emocional e dificuldades no dia a dia.  

Compreendendo isso, você entende que é natural que existam desafios, seja em questões escolares ou em um contexto amplo. É nesse sentido que é preciso pensar nas competências socioemocionais dos alunos. 

Esse tema desperta a atenção de especialistas, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Portanto, saiba mais a respeito dele na sequência deste artigo e entenda como isso pode ser fundamental para o seu trabalho. 

O que são as competências socioemocionais? 

Primeiramente, é importante destacar que elas são o conjunto de habilidades que um indivíduo tem 

Por exemplo, um motorista pode ser muito hábil no volante, mas é preciso que ele conte com outros atributos. Atenção, pontualidade e respeito às leis de trânsito podem ser alguns. 

Entendido isso, quando falamos em competências socioemocionais, estamos nos referindo àquilo que apareceu na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017. A ideia era nortear as propostas pedagógicas e os currículos escolares do país. 

A partir de então, elas se tornaram legalmente um dos pontos a serem trabalhados em sala de aula. O objetivo é que não só os conteúdos programáticos sejam abordados, mas também que o desenvolvimento humano seja promovido. 

Uma habilidade socioemocional vai além da dimensão cognitiva. Para entender melhor: é algo que tem mais a ver com o emocional do que com o racional. Assim, para lidar com ela, é preciso considerar questões como autoconhecimento e autorregulação. 

Um exemplo é quando a criança apresenta maior aptidão para encarar desafios. O mesmo ocorre quando ela é capaz de dialogar com as pessoas de modo a administrar seus próprios sentimentos, gerenciando as situações do dia a dia e obtendo resultados positivos. 

Percebe o quanto isso é importante para a formação de um indivíduo adulto mais preparado para lidar com o mundo? 

Para que elas servem? 

As competências socioemocionais são essenciais para o melhor convívio entre as pessoas. Afinal, elas aparecem em maior ou menor grau tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

No geral, são habilidades que servem para que o colaborador consiga agir em benefício próprio, mas também da empresa.  

Da mesma forma, elas são úteis para que o estudante seja capaz de tomar decisões, mesmo com pouca idade. 

É válido destacar que as competências socioemocionais são importantes não só para os alunos, mas também para os professores.  

Eles precisam reconhecer esse conceito, encontrar em si suas habilidades e, então, desenvolvê-las nos estudantes. 

Com competências socioemocionais bem trabalhadas, é possível ir além de oferecer uma formação técnica para o aluno.  

Assim, o profissional de educação entrega para a sociedade uma pessoa dotada de qualidades que serão extremamente valiosas em diversas situações. 

Por trás de características como o espírito colaborativo, por exemplo, costuma estar um trabalho racional que envolve habilidades socioemocionais. Entre elas, estão: 

  • ouvir; 
  • se colocar no lugar do outro; 
  • propor soluções de acordo com a ideia de terceiros.  

Portanto, o professor pode fazer toda a diferença. Afinal, é ele quem guia o processo de ensino-aprendizagem. 

Como desenvolver as competências socioemocionais? 

Existem técnicas que permitem ao educador trabalhar esse conjunto de habilidades com os seus estudantes. 

Por exemplo, com as atividades em grupo é possível incentivar um melhor relacionamento interpessoal, além de gerar empatia. 

Essas são duas habilidades socioemocionais que fazem muita diferença no mercado de trabalho em transformação do século XXI. 

Além disso, atividades lúdicas, como as que envolvem debates e projetos, são exemplos de ações recomendadas.  

Essas são medidas pontuais que trabalham atributos como respeito à opinião alheia, capacidade de argumentação e raciocínio lógico. 

Responsabilidade, autoestima, criatividade, comunicação, autonomia e ética são outros exemplos de habilidades socioemocionais que, quando desenvolvidas em sala de aula, podem auxiliar na formação de indivíduos mais preparados para o futuro. 

Consequentemente, dão ao seu trabalho condições para gerar um impacto significativo na vida de cada aluno. 

Quer saber como desenvolver habilidades socioemocionais? Melhor ainda: como fazer isso de um jeito criterioso, em função do que é entendido como ideal pela BNCC? Então, conheça os materiais didáticos da Pearson! 

PEARSON-IDEAS-CTA-BLOG-pt

 

Por Pearson

“Esse material é excelente e realmente contribui para a aquisição de estratégias de leitura e habilidades de produção de texto, além de aumentar o vocabulário dos alunos. A plataforma MyEnglishLab é uma ferramenta complementar maravilhosa: um laboratório portátil completo!” Marina Cordani Dantas - Colégio Rainha da Paz

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados