O que avaliar na hora de escolher um bom material de inglês? Qual a melhor experiência para seus alunos? Saiba mais! 

Escolher um bom material de inglês para trabalhar em sala de aula faz toda a diferença. No ensino fundamental, quando muitos alunos estão começando a aprender o idioma, o material pode incentivá-los ou desmotivá-los.

Mas a importância de escolher bons materiais de escola em inglês vai além disso. Sendo assim, vamos falar de como o material didático pode influenciar nas aulas e ajudá-lo a fazer essa escolha.

Continue sua leitura e saiba mais sobre materiais de escola em inglês:

O que é um bom material de inglês?

Muitos educadores podem argumentar que é impossível definir o que é um bom material de inglês de forma generalizada. E isso é verdade: decidir se um material é bom ou não depende da ocasião.
Um bom material para o Ensino Médio não é um bom material para a Educação Infantil. As necessidades dos alunos são muito diferentes.
Do mesmo modo, um livro paradidático não pode ser comparado com uma gramática. Os dois podem ser bons materiais de escola em inglês no mesmo nível, com funções distintas.
Por isso, podemos dizer que, em linhas gerais, um bom material de inglês é o mais apropriado para os alunos. Ele funciona como o braço direito dos professores e consegue motivar e inspirar os alunos.
 

Qual a influência do material no ensino?

O material didático é uma das bases mais importantes do ensino-aprendizagem. Ele serve como uma orientação e um apoio para os alunos que estão aprendendo um novo idioma.

A ideia é que o material de inglês seja uma bússola nessa busca pelo conhecimento. Ele conduz o aluno para novas descobertas, despertando o pensamento crítico, lógico e criativo.

O material didático costuma apresentar a matéria de forma sintetizada. Afinal, não é um livro para especialistas. Mas, quando bem feito, ele estimula os alunos a buscarem outras fontes.

Porém, um bom material não inspira somente os alunos: ele também incentiva os professores a buscarem outras perspectivas.

Com o material certo, os alunos se sentem impulsionados a continuar aprendendo inglês, mesmo depois de fechar os livros. E os professores nunca perdem a inspiração e a motivação para ensinar.

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta

  

Porque ensinar inglês na escola?

  

Qual o melhor tipo de material de Inglês para ensino fundamental?

Antes, falamos sobre como um bom material de inglês é aquele que funciona para o aluno. Sendo assim, o que seria um bom material para o ensino fundamental?
Para responder a essa pergunta, precisamos pensar nas necessidades dos alunos de ensino fundamental.
Em primeiro lugar, os materiais precisam ser dinâmicos. Materiais que geram interatividade funcionam bem com essa faixa etária, que aprende de maneira bem prática.
Eles não precisam ser lúdicos, como materiais da educação infantil. Mas precisam ter o suficiente de diversão e fantasia para manter os alunos entretidos.
Também é necessário encontrar materiais diversificados. Gramáticas, livros didáticos e paradidáticos, vídeos, músicas, etc.
Por fim, um bom material de inglês para o ensino fundamental deve estimular o desenvolvimento dos alunos. Essa faixa etária ainda está desenvolvendo uma série de habilidades importantes, como empatia, criatividade e liderança.
 
PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta
 
Quer saber mais sobre a Pearson?acesse nosso site!

 

O que procurar em um bom material de inglês?

Ainda na dúvida sobre como escolher um bom material de inglês? Não se preocupe. Confira, a seguir, uma lista com fatores para considerar ao escolher materiais de escola em inglês:

Níveis

Quais níveis esses materiais devem atender? O ideal é encontrar materiais que possam acompanhar o ritmo de aprendizagem dos alunos.

Atualidades

Quando este material foi lançado? Materiais muito antigos podem tornar a aula defasada. Além disso, os alunos podem ter dificuldades de se conectarem com ele.

Recursos adicionais

O que o material traz, além de explicações gramaticais? Faixas de áudio e vídeo, livros de exercícios e sites ou aplicativos são bons diferenciais.

Experiências práticas

A melhor vantagem que um material de inglês para ensino fundamental pode trazer é a experiência prática.
Nessa idade, os alunos gostam de colocar em prática o que aprendem. E isso faz muita diferença para o desenvolvimento das habilidades deles. Procure materiais que valorizem isso.
Os materiais de escola em inglês da Pearson são conhecidos por cobrirem todos os níveis de maneira dinâmica. O English Code, muito usado no ensino fundamental, é um exemplo disso.
Apropriado para alunos de 6 a 12 anos, ele cobre do nível A1 ao B1. Além de ensinar inglês, ele desenvolve as habilidades de trabalhar em equipe, tomar decisões e pensar de forma crítica e criativa.

Para saber mais sobre o English Code e outros materiais da Pearson,acesse nosso site!

Por Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados