Certificado internacional de inglês: saiba o que é, como funciona e de que maneiras ele pode ser útil. 

 

Contar com uma comprovação de que domina o idioma inglês é útil para uma série de finalidades. Em situações como viagem, trabalho ou estudo é ela que permite o acesso de uma pessoa aos ambientes de seu interesse. O interessante é que qualquer um pode ter o certificado internacional de inglês 

Basta saber se preparar para fazer a prova. É esse o tema do presente artigo. Saiba mais sobre como se preparar para tirar um certificado internacional de inglês. Confira dicas práticas e conheça também os diferenciais de contar com esse documento. 

O que é o certificado internacional de inglês? 

Também conhecido como certificado de proficiência em inglês, este é um documento capaz de provar que uma pessoa possui fluência naquele idioma. E essa fluência tem caráter oficial. 

Na prática, o certificado internacional de inglês ajuda especialmente as pessoas a aproveitarem oportunidades. Elas podem ser tanto de trabalho quanto de estudo no exterior. 

O motivo é que grande parte das instituições não trabalham com testes para medir a capacidade de candidatos em relação ao idioma. Elas preferem exigir o certificado internacional de inglês. E ele garante que a pessoa está em conformidade com a comunicação padrão nativa. 

É bom lembrar que existem diferentes tipos de avaliações que permitem identificar o nível de conhecimento de uma pessoa. E cabe ao candidato dar preferência àquela que será aceita na instituição de seu interesse ou na que costuma ser a mais visada de acordo com suas necessidades. 

Qual a importância de fazer esse teste? 

Em linhas gerais, existem diferentes benefícios para quem faz o teste e consegue uma aprovação. O primeiro deles é a fluência no idioma. Ser capaz de se comunicar com naturalidade em uma língua tida como a mais influente do mundo costuma ser o primeiro passo para conseguir melhores oportunidades de estudo e trabalho. 

Além disso, essa comprovação pode ser também um diferencial competitivo. O motivo é que cursos de inglês tradicionais emitem certificados, mas eles não são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, podemos dizer que com uma certificação, o profissional tem como se destacar mesmo em empresas brasileiras que atuam apenas dentro do nosso país. 

Isso sem falar na segurança que uma pessoa certificada tem. Tal documento permite a ela se sentir confortável, uma vez que foi aprovada de acordo com padrões internacionais de exigência. 

O importante é se preparar de maneira estratégica para essa certificação. Esse tipo de exame sempre se concentra em 4 elementos. São eles: 

  • escuta; 
  • fala; 
  • escrita; 
  • leitura. 

E o trabalho com essas demandas pode ser feito a partir de dicas simples. É o que você confere na sequência. 

1. Aperfeiçoe a escuta

É importante treinar o ouvido para que a assimilação de uma segunda língua seja mais natural. A melhor maneira de se preparar para entender e responder perguntas em inglês é convivendo com esses sons no dia a dia. E isso pode ser praticado com antecedência. 

Vale a pena treinar com livros no formato de áudio. Também musicais e filmes legendados são indicados para adquirir esse costume. 

2. Pratique a fala

Uma ideia interessante é formar um grupo de estudo para praticar usando ferramentas como: 

  • Skype; 
  • WhatsApp; 
  • Google Meet; 
  • entre outros. 

Isso dará a você autoconfiança para tentar o certificado internacional de inglês. Especialmente em relação à pronúncia. Ainda que seja sozinho, o mais importante é exista o hábito diário de falar em inglês. 

3. Atenção à sua escrita

Se escrever bem não é o seu forte, então reveja isso, pois a escrita é uma das principais demandas nesse tipo de teste. Nada que não seja possível ser revisto. Você pode criar a rotina de escrever todos os dias pelo menos uma página de caderno em inglês. E isso dará fluidez em relação à prática. 

O mais importante é que o seu texto siga as exigências do exame escolhido. Como elas podem ser diferentes, o indicado é procurar saber quais são as determinações do teste de sua preferência e praticar muito em função delas. Ao menos durante um mês antes da prova. 

Leia com critérios

Como a leitura é uma das exigências do exame, o importante é que ela seja feita constantemente, mas com critérios. E o que isso quer dizer? Que em vez de ler qualquer coisa, o indicado é ler de acordo com o programa da certificação escolhida. 

Para ir bem no teste é preciso compreender com maior facilidade as informações na forma como elas são mostradas e isso só vem com prática. 

Assim, uma dica para fazer paralelamente ao programa de estudos é acessar grandes portais de notícias em inglês e se informar a respeito do que acontece no Brasil. Assim é possível ter uma maior familiaridade sobre o tema e compreender com maior facilidade determinadas abordagens de textos em inglês. 

5. Trabalhe em grupo

O grande benefício de trabalhar em grupo é poder contar com o ponto de vista de pessoas que estão no mesmo nível que você. 

E isso pode ser um algo mais em relação ao estudo somente com o professor, já que, muitas vezes, quem dá as aulas está em um patamar muito acima e, por isso, pode não perceber as necessidades dos alunos. 

Logo, a combinação perfeita é ter quem te ensinar e ter também com quem trocar as experiências para evoluir de maneira comparativa rumo ao seu exame.

6. Concentre-se nas exigências de cada exame

As provas podem ser de diferentes tipos. Por isso, o mais adequado é fazer testes simulados que reproduzam com exatidão o nível das questões, o formato da avaliação e, especialmente, o tempo de duração dela. 

Isso dará a você uma maior prática em relação ao teste mesmo que jamais tenha feito um deles. É bom lembrar que o ambiente de prova pode ser um vilão terrível para alunos sem experiência. Portanto, saber lidar com ele é essencial.

7. Tenha um programa com espaço para revisões

Jamais se prepare para um exame sem reservar um tempo para revisões. O importante é que você crie um calendário e insira os treinamentos para trabalhar essas 4 exigências citadas de maneira estratégica. 

Só que um algo mais que é possível criar é justamente reservar um período, ainda que seja curto, para revisar o que aprendeu. Isso ajuda você a assimilar o conteúdo e chegar mais preparado para a prova. 

Agora que sabe mais sobre o certificado internacional de inglês, saiba mais sobre o PTE. 

 Saiba mais sobre o PTE

 

Saiba mais sobre as soluções Pearson

 

Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados