O sonho de muitas pessoas é sair do país. Seja para trabalhar, estudar, fazer intercâmbio ou para tentar mudar de vida. Porém, morar fora do Brasil requer que o interessado possua um nível de inglês suficiente para alcançar seus objetivos.  

Se você deseja entender mais sobre as vantagens de morar fora do Brasil, continue a leitura. Traremos algumas informações sobre, além de dicas sobre a língua inglesa, que é tão necessária nessas horas.  

 


Motivos para morar fora do Brasil 

A decisão de morar fora do Brasil e se mudar para outro país não é fácil para ninguém. Independentemente da razão que move o desejo, cada indivíduo tem dificuldades e motivos diferentes para tomar essa decisão. Seja por precisar deixar a família e os amigos para trás, ou ainda por estar vivendo um momento confortável na vida. 

Entretanto, o sonho e a vontade de morar fora do Brasil não raramente falam mais alto para quem tem esse desejo. São muitas as razões que levam uma pessoa a escolher mudar de país, como: 

  • Trabalho; 
  • Estudo; 
  • Intercâmbio; 
  • Conhecer outras culturas; 
  • Realização de um sonho; 
  • Mudança de vida. 

Algumas pessoas, por exemplo, começam a trabalhar em empresas multinacionais e, aos poucos, vão crescendo profissionalmente. São muitos os casos de pessoas que, ao atingirem determinados cargos, são transferidas para outros países. Esses profissionais são enviados para a sede da empresa ou alguma filial em qualquer parte do globo. 

Para exercer com competência as suas atividades fora do país, é necessário que você esteja preparado. E o preparo não se resume às suas qualidades e competências técnicas referentes ao cargo que ocupa. 

Ao contrário, a habilidade de se comunicar, especialmente em outro idioma, é fundamental para a promoção do profissional. E o nível de inglês falado é um enorme diferencial na hora da escolha de qual colaborador será transferido. A opção geralmente se dá por aquele que se comunica melhor em inglês, de preferência com fluência. 

Outras pessoas têm a intenção de se aprofundar em estudos e pesquisas em universidades e institutos estrangeiros. São milhares de pessoas que buscam vagas em pós-graduação, mestrado, doutorado ou outros níveis de estudo e pesquisa. São estudantes que almejam dar continuidade nas pesquisas onde eles julgam ter maior possibilidade de sucesso. 

Outros querem iniciar a carreira profissional fora do país, onde determinada profissão é mais valorizada ou melhor remunerada. Há também quem tenha a intenção de conhecer outras culturas, outros povos, a história e a gastronomia de outros países. 

Por fim, existem pessoas que querem mudar de vida e realizar um sonho, e acreditam que morar fora do Brasil seja uma saída prática para isso. 

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-leitura

     

Leia também: O que preciso saber para trabalhar fora do Brasil?

Demandas para morar fora do Brasil 

Mas antes de se mudar, o interessado deve levar algumas questões em consideração para ter uma melhor experiência. Não adianta a pessoa realizar um intercâmbio e não conseguir se comunicar com as outras pessoas que moram com ela. 

O mesmo ocorre com estudantes, que não conseguirão aproveitar totalmente o ensino em uma faculdade estrangeira. Já o trabalhador que quer a transferência para outros países, só vai conseguir se possuir um nível de inglês satisfatório. 

Portanto, ter domínio sobre um segundo idioma é imprescindível para quem deseja aproveitar ao máximo a experiência.  

O inglês é o idioma mais falado do mundo, sendo praticado por mais de 1 bilhão de pessoas, em todos os continentes. Em todo o planeta, existem 379 milhões de falantes nativos, e outros 753 milhões de falantes não-nativos. 

Ou seja, não importa o país escolhido, sendo a língua nativa ou não, sempre tem alguém que sabe se comunicar em inglês. Se o país escolhido não tiver o inglês como idioma oficial, as pessoas podem se esforçar para ajudá-lo em inglês. 

Todavia, para isso, é necessário que você possua um nível básico da língua para poder compreender o que estão dizendo. 

Estamos muito acostumados a fazer coisas corriqueiras diariamente, com grande facilidade e domínio. Sendo assim, podemos não perceber como pode ser difícil fazer essas mesmas tarefas em outro país. Como, por exemplo: 

  • Comprar um pãozinho ou tomar café na padaria; 
  • Passear no shopping; 
  • Pagar contas; 
  • Resolver problemas no trabalho; 
  • Fazer compras no supermercado; 
  • Levar os filhos à escola. 

As demandas do dia a dia se tornam impraticáveis se a pessoa não possui conhecimento no idioma. E a sua dificuldade pode ser profundamente amenizada caso o seu nível de inglês permita uma comunicação plena. 

Para ter o melhor aproveitamento de sua experiência morando fora do país, é preciso conhecer o seu nível de inglês. 

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta

      

Você vai gostar de ver: Saiba como fazer o teste de proficiência em inglês com a Pearson

Conheça o seu nível de inglês 

O teste de proficiência em inglês é esse exame que categoriza o nível de fluência do idioma falado por um indivíduo. A avaliação é realizada por instituições internacionais que identificam a capacidade de comunicação de uma pessoa. 

Ao realizar o exame, a pessoa pode obter a certificação em inglês, que se torna um enorme diferencial para quem o possui. Sem contar que, sem ele, é simplesmente impossível ingressar em algumas universidades no exterior. 

Os testes avaliam o nível de inglês em:  

  • Escrita (Writing); 
  • Fala (Speaking); 
  • Audição (Listening); 
  • Leitura (Reading). 

Existem várias formas e métodos para você conhecer o seu nível de inglês. Entre alguns deles está o exame de certificação PTE (Pearson Test of English) realizado pela Pearson, uma das maiores empresas de educação do mundo. 

Conheça mais sobre o PTE. Verifique qual o seu nível de inglês e saiba o que você ainda precisa para morar fora do Brasil. E para saber mais sobre a língua inglesa e a sua importância, acesse nosso blog e confira. Nele você encontrará diversos artigos à sua espera! 

 
Por Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados