Falar inglês é uma das grandes conquistas da vida de uma pessoa, especialmente para o currículo profissional. Entretanto, em alguns casos é fundamental provar, por meio do teste de proficiência em inglês, que você sabe realmente falar inglês.
O teste de proficiência em inglês demonstra, de maneira técnica e transparente, suas habilidades no idioma. Exames deste tipo e com esta função são conhecidos mundialmente, e vamos falar sobre alguns deles hoje.
Por que fazer teste de proficiência em inglês?
Muitas pessoas procuram escolas de idiomas para aprender a se comunicarem em inglês. E são muitos os motivos que levam alguém a buscar estas aulas. Entre eles, citamos a vontade de crescimento pessoal e a necessidade profissional.
Aulas de inglês podem ser frequentadas por indivíduos que desejam apenas realizar o sonho de falar outro idioma. Ou então, por quem quer conhecer o mundo, assistir filmes e séries, ler livros e se comunicar com mais facilidade quando viajar.
Há também quem receba uma oportunidade de trabalhar fora do país, ou em empresas que atendem clientes de fora do país. E existem, ainda, pessoas que almejam estudar, seja fazer graduação, pós-graduação ou MBA, em universidades estrangeiras.
Nestes últimos casos, quando se trata de trabalho ou estudos, o teste de proficiência em inglês é um grande aliado. Uma ferramenta fundamental para quem precisa comprovar sua habilidade comunicacional em língua estrangeira.
Em alguns casos, não é suficiente que o candidato a uma vaga - de trabalho ou estudo - prove sua habilidade conversando. É necessário que ele demonstre, por meio do teste de proficiência em inglês, que domina o novo idioma.
Quais as etapas do teste?
O teste de proficiência em inglês segue um padrão internacional de escala de comunicação para testar as habilidades. O Marco Comum Europeu é uma referência que indica qual o nível de fluência de uma pessoa. São eles:
- Nível A (iniciante) - Dividido em A1 e A2, este é o primeiro degrau de conhecimento que um indivíduo possui do idioma estrangeiro. Este nível comprova que a pessoa conhece expressões básicas do dia a dia.
- Nível B (intermediário) - Este nível também é dividido em duas partes, o B1 (intermediário) e o B2, e o B2 (pós-intermediário). Aqui, o teste de proficiência em inglês mostra que o aluno possui maior conhecimento e compreensão da língua.
- Nível C (proficiência ou fluência) - Assim como os outros dois níveis, o C também está dividido em duas categorias: C1 e C2. O primeiro corresponde ao nível avançado de comunicação, enquanto o C2 comprova a proficiência do estudante. A comprovação das habilidades de comunicação nesses níveis permite ao indivíduo estudar e trabalhar no exterior com maior facilidade
A certificação em idioma estrangeiro, advinda do teste de proficiência em inglês, é um grande diferencial para os estudantes. Os exames avaliam o nível de inglês em: Escrita (Writing); Fala (Speaking); Audição (Listening); Leitura (Reading).
É fundamental comprovar as habilidades de comunicação em cada uma destas etapas. Principalmente para quem almeja uma carreira no exterior, trabalhando ou estudando, e para todos que desejam comprovar o conhecimento.
Conheça alguns dos testes de proficiência em inglês
Alguns dos testes de proficiência em inglês mais conhecidos do mercado são o IELTS e o TOEFL. Ambos são igualmente importantes para comprovar a proficiência de um estudante no idioma.
O IELTS, sigla em inglês para Sistema de avaliação na língua inglesa internacional, é aceito em diversas universidades. Especialmente nas instituições dos Estados Unidos e Canadá, muito procuradas por brasileiros. As notas do IELTS utilizam o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CERF) como guia.
Já o segundo é o TOEFL, sigla em inglês para Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira. Os exames avaliam a comunicação dos alunos nas quatro seções citadas anteriormente: Reading, Writing, Speaking e Listening. Este teste é amplamente utilizado para interessados em ingressar em universidades como Yale, Columbia e Harvard.
Além destes, existem ainda os famosos e importantes testes de proficiência em inglês da Pearson English. Funcionais e extremamente eficientes, estes exames ganham cada vez mais adeptos no Brasil.
Saiba mais sobre os testes de proficiência em inglês da Pearson
Os exames de proficiência em inglês da Pearson são:
- Pearson English International Certificate
- Pearson English International Certificate Young Learners
- PTE Academic
Vamos falar mais sobre eles a partir de agora.
Pearson English International Certificate
O Pearson English International Certificate tem a função de certificar o inglês para fins educativos e profissionais. As quatro habilidades linguísticas fundamentais são analisadas neste teste. Perfeito para quem busca uma certificação com processos modernos, seguros e confiáveis.
Pearson English International Certificate Young Learners
O Pearson English International Certificate Young Learners é uma avaliação elaborada para crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos. O propósito deste formato de exame é deixar o ambiente livre de estresse para o estudante. A prova é realizada a partir de atividades divertidas, que abordam temas da vida e da rotina dos alunos. Segurança e conforto é tudo o que eles precisam para interagir em outro idioma.
PTE Academic
O PTE Academic foi criado para facilitar a vida do estudante, já que ele possui ferramentas tecnológicas para sua realização. A segurança tecnológica é um dos pontos fortes deste teste, bem como o resultado da avaliação, imparcial e digital.
Com no máximo três horas de duração, o PTE Academic possui uma das respostas mais rápidas do mercado. O exame é aceito em todas as universidades da Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, além de instituições no Canadá e Estados Unidos.
Agora que você já sabe da importância de fazer o teste de proficiência em inglês, conheça mais as nossas soluções. Comprove suas habilidades comunicacionais com mais segurança, facilidade e conforto com os exames da Pearson English.
Deixe um comentário