Você ainda não sabe como fazer o teste de proficiência em inglês da Pearson? Não tem problema! Preparamos um resumo com as principais informações sobre o tema. Falaremos das características que compõe o Programa Pearson Test of English (PTE) e suas categorias.
Ao final, traremos dicas sobre como se preparar para os testes. Também explicaremos como realizar a sua inscrição. Continue a leitura e saiba mais.
Conheça o Pearson Test Of English
Antes de tratarmos sobre como fazer o teste de proficiência em inglês, precisamos te apresentar o sistema.
A Pearson combina mais de 30 anos de pesquisa em testes de idiomas com tecnologia de ponta. Seu objetivo é criar avaliações verdadeiramente capazes de medir o nível de proficiência dos estudantes.
Tudo isso com a preocupação de atender a diferentes necessidades de certificação. Seja para solicitações de visto, acesso à bolsa de estudos no exterior e até avaliações para colocar novos alunos no nível certo. Não importa qual seu intuito, nós temos a solução para você.
Vale também mencionar que o Pearson Test Of English (PTE) foi desenvolvido em parceria com mais de seis mil professores, seguindo os parâmetros da Global Scale of English (GSE). Para te explicar: o GSE é um padrão global para o ensino de língua inglesa. Ele se baseia no Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) para oferecer uma visão detalhada das habilidades linguísticas de cada aluno.
Em nossos testes, combinamos tecnologia avançada de reconhecimento da fala e de correção parametrizados com a percepção de profissionais de todo o mundo. Este é um software patenteado exclusivo da Pearson. Somente ele é capaz de avaliar habilidades em língua inglesa como nenhuma outra ferramenta.
Quais as categorias do Programa Pearson Test of English (PTE)?
Confira, então, quais são as principais opções de testes disponibilizados pela Pearson.
PTE Young Learners
É o exame para crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos. Ele mede dos níveis abaixo do A1 até o A2 avançado, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).
Foi criado para deixar a primeira experiência com testes de proficiência mais interessante, motivadora e divertida. O Young Learners foca nas habilidades de comunicação e em situações cotidianas. É aplicado em papel todos os anos, em maio, junho e novembro.
Para os alunos da sua escola, o PTE Young Learners proporciona uma qualificação de inglês credenciada pela Pearson Edexcel. O ambiente de teste é leve e inclui correspondências de nomes com imagens, escrita de histórias ou participação em uma conversa, além de uma seção falada em grupo que é conduzida enquanto os alunos jogam um jogo de tabuleiro.
PTE General
Esse é um teste que mede os seis níveis de proficiência do CEFR, do A1 ao C2, de candidatos a partir de 13 anos.
O PTE General foi desenvolvido para avaliar e validar a habilidade linguística em inglês e é focado em comunicação. O certificado é reconhecido no mundo todo e aceito por universidades, empresas e autoridades nacionais de educação. Ele é aplicado em maio, junho e dezembro.
PTE Professional
Criado para avaliar o nível de inglês dos candidatos que querem se inserir nos negócios mundiais. Ele é totalmente computadorizado, dura no máximo duas horas, e o candidato deve demonstrar as habilidades de comunicação exigidas em situações profissionais reais.
O PTE Professional fornece um certificado e um relatório que detalha as habilidades e competências, válidos por dois anos e disponibilizados em até cinco dias úteis.
PTE Academic
É o primeiro exame com certificado internacional 100% computadorizado. Pode ser usado para o acesso ao estudo no exterior e imigração.
O PTE Academic é baseado nos pilares de precisão, segurança, relevância e objetividade. Não existe um período fixo de aplicação durante o ano, por isso, o candidato deve reservar o horário de preferência em um dos centros de aplicação para fazer o teste, que dura no máximo três horas.
Como se preparar para um teste de proficiência?
Agora que você já sabe como fazer o teste de proficiência em inglês, traremos algumas dicas sobre preparação. Acompanhe.
Conheça quais as características do exame
Ao falarmos sobre como fazer o teste de proficiência em inglês, não podemos deixar de mencionar a necessidade de avaliação das características do exame. Afinal, cada prova tem suas particularidades.
Ao conhecê-las você pode planejar seus estudos e até mesmo realizar simulações das situações de prova para chegar a um bom desempenho. No caso de um teste oral, por exemplo, o candidato deve qualificar sua habilidade nessa área. O mesmo vale para as demais.
Estude a partir das referências indicadas
A instituição certificadora costuma indicar bibliografias para estudo, principalmente quando o teste é utilizado para fins acadêmicos. Vale, portanto, tomar como base essas referências para organizar seus estudos.
Dedique-se
Um teste de proficiência é uma prova como qualquer outra. Por mais que você considere estar apto a obter o resultado desejado, não se dedicar pelo tempo necessário é uma verdadeira armadilha.
Por isso, crie um cronograma de estudos na medida de sua disponibilidade e mantenha-se focado em seu objetivo. Ao final, seu esforço será recompensado.
Como fazer o teste de proficiência em inglês da Pearson?
Para quem nos acompanhou até aqui ainda resta a pergunta: como fazer o teste de proficiência da Pearson?
Como visto ao longo deste conteúdo, temos diferentes categorias disponíveis, sendo necessário consultar em nosso site as exigências para cada um deles. Em geral, são exigidos documentos pessoais dos candidatos, formulários sobre o nível de proficiência e um indicativo de data para o agendamento do exame.
Acesse nosso site agora mesmo e confira todas as informações.
Deixe um comentário