Um dos grandes problemas que empresas de qualquer setor podem enfrentar são atrasos de fornecedores.

Isso cria um mal-estar junto aos clientes e tende a prejudicar os negócios de várias formas, desde cancelamentos de pedidos até perda de reputação.

Em muitos casos, essa situação pode ser evitada ou amenizada com algumas estratégias. Neste artigo, você vai conhecer as principais delas.

1. Fazer um controle de estoque adequado

A primeira boa prática para lidar com atrasos de fornecedores não está diretamente ligada a eles. Pelo contrário, tem a ver com a sua empresa.

Um controle de estoque adequado permite que você saiba antecipar suas necessidades e, assim, planejar novos pedidos com antecedência.

E, quanto maior for essa antecipação, menores os riscos de que eventuais atrasos causem prejuízos concretos.

2. Avaliar a reputação dos fornecedores

Em alguns casos, os atrasos realmente se tornam um problema recorrente devido a falhas do próprio parceiro.

A melhor maneira de evitar isso é simplesmente não fechar contratos com fornecedores que não contam com uma boa organização interna. E, para tanto, conhecer a reputação deles é fundamental.

Antes de contratar um, busque informações sobre outros clientes que ele atende. Se possível, entre em contato e peça algumas referências a respeito do relacionamento.

3. Manter uma boa comunicação

Também existem os casos em que os atrasos de fornecedores não são um problema recorrente. Eles acontecem pontualmente, em razão de alguma circunstância específica.

Podem até causar algum prejuízo. No entanto, problemas pontuais não justificam quebrar uma relação comercial que, de maneira geral, é positiva.

A melhor forma de lidar com esses atrasos é manter uma boa comunicação.

Tente entender o que acontece com o fornecedor. Além disso, procure estabelecer expectativas claras em relação às medidas que ele vai tomar para resolver a situação.

Porém, não é apenas com ele que você precisa manter uma boa comunicação. Também é necessário ter esse diálogo com o cliente. Afinal, essa é a parte mais interessada na entrega dentro do prazo.

O ideal sempre é evitar que eventuais problemas não se reflitam no pedido do consumidor. Se isso não for possível, a transparência é uma maneira eficiente de amenizar os impactos.

4. Contar com vários fornecedores

Uma boa alternativa para lidar com atrasos é, simplesmente, ter mais parceiros.

Assim, se um deles não conseguir fazer as entregas dentro do prazo estipulado, você pode obter o estoque de que precisa com outro.

No entanto, para que essa estratégia funcione, é preciso contar com uma excelente gestão de fornecedores.

Afinal, se você realizar um segundo pedido, o tempo hábil para que ele seja entregue dentro do prazo será ainda menor.

Portanto, saiba quais são os parceiros capazes de ajudar sua empresa em uma situação de emergência.

5. Entender o contrato

É possível que o acordo entre sua empresa e o fornecedor tenha previsões específicas relativas a situações de atraso na entrega.

Um bom exemplo é quando alguns contratos preveem multa para o parceiro, caso ele não cumpra com os prazos dos seus pedidos.

Por isso, você tem que analisar esse documento com atenção. Vale a pena buscar aconselhamento profissional com um advogado, pois nem sempre é fácil interpretar por conta própria.

6. Buscar reparações em caso graves de atrasos de fornecedores

Se a sua empresa realmente sofrer prejuízos — como o cancelamento de pedidos por parte dos seus clientes —, é possível recorrer à Justiça.

No entanto, é preciso ter em mente que isso não é propriamente uma solução para o problema, mas uma compensação pelos seus efeitos. E ela envolve gastos adicionais e pode demorar a ser obtida.

Portanto, ideal é negociar alternativas de reparação diretamente, de maneira amigável. Além de ser mais ágil, permite preservar a relação.

Neste artigo, vimos algumas estratégias para lidar com atrasos. Com elas, é possível minimizar os impactos desse tipo de situação para a sua empresa, para os clientes e até mesmo para os próprios parceiros comerciais.

Mas antes de começar a se preocupar com isso, você precisa ter uma preocupação ainda mais importante. É a questão da escolha dos fornecedores que oferecem os melhores materiais didáticos. Então, aproveite para aprender como fazer uma boa avaliação deles!

Pearson

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