O simple present, que corresponde ao presente simples do português, é um dos primeiros tempos verbais aprendidos pelos estudantes. É o que podemos chamar de porta de entrada no ensino de inglês no âmbito do cronograma de conteúdos de muitas disciplinas de idiomas. 

 

Sua estrutura é bastante simples e permite ao aluno formular suas primeiras frases em inglês em situações de comunicação do dia a dia. Justamente por isso é tão importante garantir um aprendizado consistente deste tempo verbal já em suas aulas iniciais. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo para falar sobre o simple present. Descreveremos sua estrutura padrão em diferentes tipos de sentenças, traremos exemplos de sua aplicação, além de demonstrar como professores podem abordar este conteúdo em suas aulas. Confira! 

Simple present: estrutura e regras 

A estrutura do simple present varia conforme a pessoa, a terminação do verbo e o tipo de frase (interrogativa, afirmativa ou negativa). 

Nesse sentido, vale destacar que, para conjugar um verbo no simple present, basta utilizá-lo no infinitivo sem o emprego do to no caso dos pronomes I, you, we e they. E acrescentar -s, -es ou -ies no caso dos pronomes he, she e it. 

Veja alguns exemplos: 

  • I work; 
  • You work; 
  • She works; 
  • He works; 
  • It works; 
  • You work; 
  • They work. 

Para verbos terminados em -o, -z, -ss, -ch, -sh, -x, as terminações serão diferentes. Veja alguns exemplos: 

  • To teach (ensinar) - teaches; 
  • To watch (assistir) - watches; 
  • To push (empurrar) - pushes; 
  • To kiss (beijar) - kisses; 
  • To go (ir) - goes; 
  • To fix (consertar) – fixes. 

Já para os verbos terminados em -y, a consoante deve ser substituída pela terminação -ies. Veja alguns exemplos: 

  • To fry (fritar) - fries; 
  • To fly (voar) - flies; 
  • To study (estudar) - studies 
  • To say (dizer) - says;e) - worries. 

No entanto, caso o verbo seja terminado em -y, mas precedido de vogal, acrescentamos somente o –s. Veja alguns exemplos: 

  • To say (dizer) - says; 
  • To play (brincar; jogar) - plays. 

Vejamos agora a estrutura do simple present em diferentes tipos de sentenças. 

Estrutura de sentenças afirmativas 

PESSOA + VERBO (igual ao português). 

Exemplos: 

  • I live in Brazil. (Eu moro no Brasil). - verbo to live (morar, viver). 
  • He teaches Spanish at the university. (Ele ensina espanhol na universidade.) - verbo to teach (ensinar). 
  • They prefer Italian food. (Eles preferem comida italiana.) - verbo to prefer (preferir). 

Estrutura de sentenças negativas 

Para formular frases negativas no simple present, deve-se utilizar a seguinte estrutura: 

PESSOA + DON’T + VERBO -> Para os pronomes Y, you, we, they. 

PESSOA + DOESN’T + VERBO -> Para os pronomes she, he, it. 

Exemplos: 

  • I do not live in Brazil. (Eu não moro no Brasil). - verbo to live (morar, viver). 
  • He does not teach Spanish at the university. (Ele não ensina espanhol na universidade.) - verbo to teach (ensinar). 
  • They don't prefer Italian food. (Eles não preferem comida italiana.) - verbo to prefer (preferir). 

Estrutura de sentenças interrogativas 

Para formular frases negativas no simple presente, deve-se utilizar a seguinte estrutura: 

DO/DOES + PESSOA + VERBO? 

Veja alguns exemplos. 

  • Do I own you money? (Eu te devo dinheiro?). - verbo to own (dever). 
  • Does he teach Spanish at the university? (Ele ensina espanhol na universidade?) - verbo to teach (ensinar). 
  • Do they prefer Italian food? (Eles preferem comida italiana?) - verbo to prefer (preferir). 
chamada para formulário de soluções

A importância do simple present para o aluno 

Como já destacado, o simple present é utilizado para descrever ações habituais que acontecem no tempo presente. Por isso ele é utilizado em uma ampla gama de situações de comunicação. 

Além disso, ele também serve para expressar desejos, sentimentos e máximas consideradas universais. Veja alguns exemplos: 

  • He plays soccer very well. (Ele joga futebol muito bem.) 
  • She loves chocolate. (Ela ama chocolate.) 
  • They go to school in the afternoon. (Eles vão para a escola de tarde.) 
  • I always read the newspaper in the morning. (Eu sempre leio o jornal de manhã.) 
  • We generally travel to Brazil in December. (Geralmente nós viajamos para o Brasil em dezembro.) 

Dessa forma, podemos afirmar que, depois de aprender a conjugar o simple present, o aluno estará pronto para travar alguns diálogos em inglês e dar prosseguimento ao processo de ensino-aprendizagem com maior consistência. 

PEARSON-ENGLISH-ICONES-BLOG-seta
  

Se você está gostando dessa leitura, confira também: Livros didáticos de inglês e sua importância

3 dicas de como ensinar o simple present na sua aula de inglês 

Vejamos, agora, algumas dicas para ensinar o simple present em suas aulas. 

Utilize quadros e tabelas para consulta 

Resumos e materiais para consulta, como mapas mentais e tabelas, são excelentes referências para o aluno que está iniciando seus estudos. Finalizada as primeiras aulas sobre o conteúdo e feita a leitura da apostila ou livro didático utilizado pelo curso, ele poderá manter consigo um quadro ou tabela de regras. 

Dessa forma, caso haja alguma dúvida referente às regras ou estruturas a serem aplicadas na construção das frases, ele poderá consultar o material. Esse recurso é especialmente relevante no momento da realização de exercícios de fixação; 

Incentive os alunos a formular frases relacionados ao seu cotidiano 

O simple present é empregado para descrever situações cotidianas transcorridas no tempo presente. São construções simples e de fácil assimilação. Logo, é interessante incentivar os alunos a formularem sentenças com este formato nas aulas de conversação. Dessa forma, ele se habituará rapidamente a conjugar este tempo verbal. 

Trabalhe com exercícios de fixação 

Os exercícios de fixação, combinados as dinâmicas de conversação, são verdadeiros aliados do ensino de inglês. Isso porque o aluno, depois de assimilar a matéria, ele terá uma oportunidade de colocar em prática sua capacidade de expressão oral e escrita. 

E quando essas duas atividades acontecem com o acompanhamento do professor, todo processo se torna ainda mais efetivo. Afinal, ele terá a oportunidade de dilapidar essas competências com o seu monitoramento. 

Gostou de nossas dicas sobre o ensino do simple present? Aproveite e confira mais artigos em nosso blog para te ajudar nas aulas de inglês. 

PEARSON-ENGLISH-BANNER-BLOG-SOLUÇÕES-5

 

Por Pearson

“Esse material é excelente e realmente contribui para a aquisição de estratégias de leitura e habilidades de produção de texto, além de aumentar o vocabulário dos alunos. A plataforma MyEnglishLab é uma ferramenta complementar maravilhosa: um laboratório portátil completo!” Marina Cordani Dantas - Colégio Rainha da Paz

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados