Como formar professores é uma das perguntas que acompanham profissionais da educação em diversos momentos de suas jornadas. E hoje convidamos você leitor para uma reflexão! 

E se ao invés de olhar para o “como formar”, pensássemos em quem vamos formar e quais as intensões dos processos formativos? O que nossa formação irá causar durante o processo? É um pouco desses questionamentos e direcionamentos que a Pearson trouxe com o lançamento do livro Formação Docente e Práticas Transformadoras. 

O lançamento foi realizado no mês dos professores reunindo grandes estudiosos e nomes do meio acadêmico. E em um evento que nos possibilitou realizar um debate em sete grandes áreas do ensino: Bem-estar do educador, Metodologias e protagonismo no ensino de línguas, a questão do método para formação de professores de línguas, estudo de gênero nas práticas pedagógicas, convivência escolar e ações docentes nos cotidianos, convivência escolar e formação docente e Educação Ambiental. 

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O livro Formação Docente e Práticas Transformadoras contou com a colaboração de renomados pesquisadores da área de formação docente: 

  • Ana Maria Falcão de Aragão, psicóloga e professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-doutorado em Didática e Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro em Portugal. Doutora e mestre em Educação. Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. 
  • Renata Condi, doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Graduada em Letras-inglês, Pedagogia e Tradução.  Coordenadora no Colégio Rio Branco, professora da pós-graduação em Educação Bilíngue no Instituto Singularidades, líder da Comissão Científica em Ensino de Línguas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguística de Corpus - GELC, da PUC-SP. 
  • Luiza Elena L.  Ribeiro do Valle, doutora em Ciências pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (USP/SP). Mestre em Psicologia Escolar e Educacional (PUCC). Especialização em Psicologia Clínica, Psicopedagogia (CRP/04) e Psicologia do Sono (ABS e ABP). MBA em Gestão Executiva em Psicologia Organizacional e do Trabalho (AVM). Extensão em Competências Gerenciais (Fundação Getúlio Vargas). Prêmio Ser Humano pela ABRH-MG. Membro ad hoc do Conselho Editorial da Revista Psicopedagogia (ABPp). 
  • Edna Rutkowski: Pesquisadora doutoranda na área da formação de professores pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – GEPEC/UNICAMP. Professora facilitadora da Univesp/SP. Pós-graduada em Administração e Supervisão de Escolas. Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Systematic Synthetic Phonics. ELL Portfolio & Coordenadora Acadêmica Pearson English. 
  • Danila Di Pietro Zambianco: Doutoranda e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Especialista em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral e Formação Docente para Ensino Superior. Licenciada em Letras pela USP e em Pedagogia pela UFLA. 
  • Prof. Roberto Campanerut da Silva Júnior: Arte-Educador pela UFRJ. Mestrado em Educação pela University of South Wales. Professor de Language Arts no setor privado da Educação Básica no município de Serra Negra.  
  • Adriano Moro: Pesquisador da Fundação Carlos Chagas - FCC.  Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, com Doutorado Sanduíche pela HARVARD UNIVERSITY: Graduate School of Education. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Ítalo Brasileira.  Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – GEPEM; do Grupo Ética, Diversidade e Democracia do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp – IDEA e do NPEEI (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância - Instituto Vera Cruz) 
  • Ana Caroline Franco: Mestre em Educação. Professora de Ed. Básica SEE. Pesquisadora e integrante do Hinas – Grupo de estudos e Pesquisa em Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades 
  • Luciana Haddad Ferreira: Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP).  Pós-Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. 
  • Flávia Maria de Campos Vivaldi: Doutora em Educação pela FE/UNICAMP. Magíster em Programas de Intervención Psicologica em Contextos Educativos pela Facultad de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid. Psicopedagoga, pela PUC- Minas, e Unincor. Pesquisadora integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) UNICAMP. Pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância (NPEEI) do Instituto Vera Cruz. 
  • Elvira Maria Portugal Pimentel Ribeiro Parente: Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação e Pedagoga pela UEFS.  Pesquisadora do Grupo de Estudos “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” (GEDDEP) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp e do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral” (GEPEM) da Unesp/Unicamp. 
  • Loriane Trombini Frick: Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista e formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. 
  • Juliana Aparecida Matias Zechi: Professora do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de São Paulo 
  • Ana Carina Stelko-Pereira: Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná 
  • Pedro Afonso Cortez: Docente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e na Escola de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) 
  • Ana Cecília de Medeiros Maciel: Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior - PES - UNICAMP 
  • Adriana Regina Braga: Professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp 

Todos esses grandes nomes juntos nos trazem práticas transformadoras para fazermos em uma formação de professores e nos mostraram como colocar o docente no centro dos debates. 

A formação docente deve considerar discussões que envolvam o bem-estar do professor, as relações de convivência na escola, considerar metodologias formativas que estimulam o protagonismo, a reflexividade acerca das práticas e as sensibilidades. Existe um caminho único para tudo isso?  

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O livro busca trazer algumas pistas para ajudar na construção desse caminho ao longo dos seus capítulos: 

  1. O bem-estar docente por meio do desenvolvimento de competências que tornam possível ou que potencializam o cumprimento do trabalho docente.  

  2. A formação de professores por meio de oficinas que despertam o emocional e o sensível. 

  3. A importância das metodologias ativas para o protagonismo docente.

  4. O estudo de gênero vivenciados no contexto escolar por profissionais da educação.  

  5. A transformação da disposição e interesse da escola pelo tema da convivência, em ações concretas para relações reconhecidas como respeitosas.  

  6. Cuidar de si. Práticas que valorizam o cuidado psicológico do professor.  

  7. O saber científico acerca da convivência escolar.   

  8. A promoção e a educação para a convivência ética.  

  9. A criação de espaços de escuta aos professores acerca de suas percepções sobre o clima escolar.  

  10. A inserção, na proposta pedagógica das instituições escolares embasados em princípios éticos a favor da sustentabilidade socioambiental. 

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Agora vamos refletir: quais práticas você já trabalha com seu corpo docente? O que pode fazer para diferenciar sua escola e melhorar ainda mais o ambiente das aulas de inglês? 

Em breve, mais informações sobre o livro Formação Docente e Práticas Transformadoras estarão disponíveis em nosso site. E te convidamos também para conferir nosso catálogo de soluções educacionais para a formação do corpo docente. 

Conheça nossas soluções educacionais

 

Por Pearson

“Esse material é excelente e realmente contribui para a aquisição de estratégias de leitura e habilidades de produção de texto, além de aumentar o vocabulário dos alunos. A plataforma MyEnglishLab é uma ferramenta complementar maravilhosa: um laboratório portátil completo!” Marina Cordani Dantas - Colégio Rainha da Paz

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