A educação 3.0 é um conceito amplamente conhecido em todo o mundo. Ele se refere a uma educação mais condizente com as necessidades dos alunos atuais. Isso é feito por meio de ferramentas digitais e pelo estímulo de boas interações sociais, fomentando a autonomia dos alunos. 

Já o professor 3.0 não pode trazer respostas prontas e agir de forma autoritária. Ele precisa romper com antigos preceitos para oferecer o melhor aos alunos. 

Confira nosso infográfico e conheça as características básicas do professor 3.0! 

Quais são as características básicas de um professor 3.0? 

Estar atento às inovações 

O professor 3.0 entende que estar atualizado significa compreender cada vez mais seus alunos. Por isso, ele nunca deixa de aprender.  

Livros, palestras e cursos são os melhores amigos desse professor! 

Estar sempre conectado com a tecnologia 

Não há como negar: alunos e professores estão sempre conectados fora de sala de aula. Nesse caso, por que não levar a tecnologia para o ensino? 

Utilizar recursos e ferramentas tecnológicas é uma característica essencial do professor 3.0. 

Infográfico Quais as características básicas de um professor 3.0

Levar a tecnologia além da sala de aula 

Usar a tecnologia em sala de aula é indispensável. Mas o professor 3.0 pode dar um passo adiante e incentivar os alunos a utilizá-la da maneira certa. 

Projetos que envolvem redes sociais, aplicativos e outras ferramentas estimulam crianças e adolescentes a pensarem na tecnologia com outros olhos. 

Aprender a lidar com o ensino híbrido 

O ensino híbrido virou uma ferramenta essencial durante a pandemia. Mas mesmo depois dela, a tendência é que ele continue. 

O professor 3.0 deve aprender a lidar com dois ambientes de sala de aula. Um presencial e, o outro, digital. 

Integrar outras matérias e conteúdos 

Na educação 3.0, a multidisciplinaridade é essencial. Integrar os conhecimentos de uma aula em outra é necessário para tornar o ensino mais próximo e aplicável para os alunos. 

Considerar conhecimentos prévios 

Todo mundo tem algo para aprender, mas todos também têm algo a ensinar. Descobrir quais são os conhecimentos prévios dos alunos facilita as trocas e melhora a convivência em sala de aula. 

Ser parceiro dos alunos 

Na educação 3.0, o professor não é visto como o detentor do conhecimento. Ele deve ajudar os alunos a encontrarem as respostas de forma colaborativa. Assim, todos podem aprender ao mesmo tempo. 

Ser um mediador do conhecimento 

O professor 3.0 deixa de ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, assumindo o papel de guia, mostrando aos alunos como buscar e construir o conhecimento. 

Incentivar a autonomia 

A autonomia do aluno é o centro da educação 3.0. Os alunos são os protagonistas da sala de aula, fazendo perguntas e construindo o conhecimento. 

Os professores precisam incentivar essa autonomia. Isso é feito por meio de tarefas e projetos que motivem os alunos na direção da aprendizagem. 

Para resumir 

O professor 3.0 entende seu novo lugar na sala de aula. Ele não é mais o ponto central do ensino-aprendizagem. Esse espaço é dos alunos, tornando-o um mediador do saber. 

A tecnologia é uma grande aliada do professor 3.0, bem como bons materiais didáticos. A escola deve fornecer bons recursos para que o professor ofereça o melhor aos alunos! 

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Pearson

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