A educação 3.0 é um conceito amplamente conhecido em todo o mundo. Ele se refere a uma educação mais condizente com as necessidades dos alunos atuais. Isso é feito por meio de ferramentas digitais e pelo estímulo de boas interações sociais, fomentando a autonomia dos alunos.
Já o professor 3.0 não pode trazer respostas prontas e agir de forma autoritária. Ele precisa romper com antigos preceitos para oferecer o melhor aos alunos.
Confira nosso infográfico e conheça as características básicas do professor 3.0!
Quais são as características básicas de um professor 3.0?
Estar atento às inovações
O professor 3.0 entende que estar atualizado significa compreender cada vez mais seus alunos. Por isso, ele nunca deixa de aprender.
Livros, palestras e cursos são os melhores amigos desse professor!
Estar sempre conectado com a tecnologia
Não há como negar: alunos e professores estão sempre conectados fora de sala de aula. Nesse caso, por que não levar a tecnologia para o ensino?
Utilizar recursos e ferramentas tecnológicas é uma característica essencial do professor 3.0.
Levar a tecnologia além da sala de aula
Usar a tecnologia em sala de aula é indispensável. Mas o professor 3.0 pode dar um passo adiante e incentivar os alunos a utilizá-la da maneira certa.
Projetos que envolvem redes sociais, aplicativos e outras ferramentas estimulam crianças e adolescentes a pensarem na tecnologia com outros olhos.
Aprender a lidar com o ensino híbrido
O ensino híbrido virou uma ferramenta essencial durante a pandemia. Mas mesmo depois dela, a tendência é que ele continue.
O professor 3.0 deve aprender a lidar com dois ambientes de sala de aula. Um presencial e, o outro, digital.
Integrar outras matérias e conteúdos
Na educação 3.0, a multidisciplinaridade é essencial. Integrar os conhecimentos de uma aula em outra é necessário para tornar o ensino mais próximo e aplicável para os alunos.
Considerar conhecimentos prévios
Todo mundo tem algo para aprender, mas todos também têm algo a ensinar. Descobrir quais são os conhecimentos prévios dos alunos facilita as trocas e melhora a convivência em sala de aula.
Ser parceiro dos alunos
Na educação 3.0, o professor não é visto como o detentor do conhecimento. Ele deve ajudar os alunos a encontrarem as respostas de forma colaborativa. Assim, todos podem aprender ao mesmo tempo.
Ser um mediador do conhecimento
O professor 3.0 deixa de ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, assumindo o papel de guia, mostrando aos alunos como buscar e construir o conhecimento.
Incentivar a autonomia
A autonomia do aluno é o centro da educação 3.0. Os alunos são os protagonistas da sala de aula, fazendo perguntas e construindo o conhecimento.
Os professores precisam incentivar essa autonomia. Isso é feito por meio de tarefas e projetos que motivem os alunos na direção da aprendizagem.
Para resumir
O professor 3.0 entende seu novo lugar na sala de aula. Ele não é mais o ponto central do ensino-aprendizagem. Esse espaço é dos alunos, tornando-o um mediador do saber.
A tecnologia é uma grande aliada do professor 3.0, bem como bons materiais didáticos. A escola deve fornecer bons recursos para que o professor ofereça o melhor aos alunos!
E se você busca diferenciar sua escolar do mercado com materiais completos e todo suporte para os professores, confira nosso catálogo.
Deixe um comentário