O avanço da tecnologia possibilitou que diversos recursos inovadores fossem adotados em sala.
Com isso, muitas instituições de ensino começaram a diminuir o uso de livros, apostilas e outros impressos.
Certamente, a tecnologia agrega muito à dinâmica dentro e fora de sala de aula, mas ela não elimina a necessidade e o valor do material didático.
Essa ferramenta proporciona vários benefícios para docentes e discentes. Veja alguns nas linhas a seguir.
Assim como os alunos, os profissionais de educação estão em constante aprendizado.
O material didático oferece amplo suporte para as aulas de inglês e os ajuda a ampliar seus conhecimentos. Isso é possível porque o conteúdo apresenta métodos e dinâmicas de ensino diferentes.
Algumas informações também podem não ter chegado ao alcance de determinado professor ainda. Dessa forma, ele é instigado a se aprofundar em determinados temas, inclusive por meio de outras fontes.
Lidar com turmas em diferentes níveis de aprendizagem não é fácil. Tende a comprometer o cronograma de um profissional de educação e fazer com que ele invista muito tempo em planejamento.
Uma das vantagens do material didático é que pode ser usado como suporte para o desenvolvimento dos planos de aula.
Assim, o professor consegue ter uma melhor organização das matérias, além de estruturar os conteúdos e as dinâmicas de acordo com uma sequência lógica já estabelecida.
Nos tópicos a seguir, você vai ver algumas dicas para fazer o melhor proveito desse recurso tão importante.
Em um primeiro momento, alguns profissionais podem ter certa dificuldade ou resistência para trabalhar com a coleção escolhida pela instituição de ensino.
No entanto, as escolas devem estar preparadas para lidar com professores que não estão acostumados a usar esses recursos ou até mesmo que não gostam deles.
Nesse sentido, assim que recebem o material didático, as instituições de ensino tendem a convocar os profissionais (individualmente ou em conjunto).
Aproveite essa oportunidade para conhecer o produto e entender seus diferenciais. Dessa forma, você poderá fazer dele um grande aliado.
Conhecer bem as premissas que norteiam a atuação da instituição de ensino é importante para aplicar os conteúdos e as dinâmicas do material didático de acordo com o que é esperado.
A escola pode e deve oferecer treinamentos para que os professores estejam sempre alinhados com a linha pedagógica adotada. Portanto, aproveite essas oportunidades também.
Antes de começar a aplicar qualquer método ou dinâmica do material didático, o professor precisa conhecer bem o grupo para o qual ele dará aula.
Por exemplo, saber como os alunos se comportam individualmente e entender o ritmo da turma — se é mais interativa ou introspectiva — é muito importante.
Essas informações ajudam a identificar quais atividades apresentadas nos materiais didáticos podem ser adotadas com cada grupo.
Dessa maneira, o docente evita que a primeira impressão de uso da ferramenta seja negativa para todos os envolvidos.
Assim que pegar a obra, o professor deve buscar se aprofundar nela. Entender a estrutura, o método, os conteúdos, as atividades etc.
Quanto maior o domínio sobre o material didático, melhor aproveitamento ele fará do recurso como um todo.
Por isso, depois que receber a coleção, reserve um tempo para estudá-la sob todos os aspectos que julgar relevantes para o seu trabalho.
No momento de preparar as aulas de inglês, essa ferramenta será uma ótima aliada, pois ajudará a definir a dinâmica de sala de acordo com os conteúdos dos livros.
Além disso, os materiais didáticos sempre oferecem oportunidades para atividades práticas com os alunos. Isso estimula a interação e tira os estudantes da zona de conforto.
Os materiais didáticos, em geral, contam com livros de apoio. Esses conteúdos podem ser usados pelo professor para aumentar seus conhecimentos teóricos e práticos.
Com esse recurso, fica ainda mais fácil planejar dinâmicas inovadoras, tanto dentro quanto fora de sala de aula.
Os materiais didáticos mais atualizados buscam desenvolver as competências necessárias para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, colaboração, empatia, autonomia etc.
Normalmente, isso só é alcançado por meio de metodologias, conteúdos e atividades que façam do aluno o protagonista da construção do seu próprio conhecimento. Ao professor, cabe o importante papel de mediador.
Portanto, já não é possível que o profissional de educação se limite às aulas expositivas. É preciso encarar as dinâmicas propostas pelos livros como partes fundamentais do processo de ensino-aprendizagem.
Essa ferramenta também pode ser usada como ponto de partida para as aulas de inglês. O professor não precisa se prender apenas ao que ela propõe.
Pelo contrário, ele deve aproveitar o material didático para criar e, é claro, estimular a criatividade dos alunos.
Todo material didático conta com um projeto gráfico. Esse, por sua vez, utiliza um conjunto de elementos visuais que ajudam a conduzir o aluno por seus conteúdos e atividades.
O ideal é que o professor apresente a obra aos estudantes, de modo que eles identifiquem esses padrões e se sintam confortáveis para usar o livro, tanto acompanhados quanto sozinhos.
Quanto maior o domínio e o respeito do profissional de educação em relação à ferramenta, menores as chances de os alunos desenvolverem algum tipo de resistência a ela, o que poderia ser prejudicial para o desenvolvimento deles.
Viu só como o material didático é fundamental para as aulas de inglês? Quando bem utilizado, ele facilita o trabalho do professor, contribui para um bom desempenho dos estudantes e até proporciona um diferencial competitivo para a escola.
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