Educação 4.0 é um termo que nunca fica de fora quando falamos de tendências no ensino infantil. O número 4.0, é uma referência à quarta revolução industrial.
Assim como a revolução industrial, a educação 4.0 é intrinsecamente relacionada à digitalização. A tecnologia deixa de ser um adicional em sala de aula para ser parte fundamental do ensino.
A ideia é que ferramentas tecnológicas sejam cada vez mais utilizadas. Até que sejam totalmente integradas ao processo de ensino-aprendizagem.
Podemos ver atualmente que as tecnologias voltadas à educação crescem em alta velocidade. Inteligência Artificial, por exemplo, já faz parte de muitos recursos focados no ensino.
A aceleração e praticidade relacionados à internet, no entanto, têm outras influências no ensino. Essas características incentivam mais autonomia e exigem alunos mais criativos, que tomam a liderança da aprendizagem.
Porém, o ensino infantil tende a ser mais tradicional. Muitos acreditam, inclusive, que levar tecnologia para a sala de aula pode distrair as crianças. Sendo assim, porque essa está entre as tendências no ensino infantil?
Há muita hesitação com a inclusão de tecnologia na sala de aula na educação infantil. Porém, a educação 4.0 traz muitos benefícios para os alunos mais novos. Por exemplo:
Entre as tendências do ensino infantil que são destaque nas últimas décadas, vemos a priorização da experiência do aluno.
A tecnologia está inserida na vida dos alunos, assim como está inserida no dia a dia de todos nós. Quando a escola a leva para a sala de aula, ela se torna mais coerente com a experiência dos alunos.
Como resultado, os alunos entendem que o aprendizado faz parte da vida deles. Aprender se torna tão natural quanto as outras tarefas do dia a dia.
Desenvolver a criatividade ainda na infância faz muita diferença para a vida adulta. Crianças que expressam sua criatividade se tornam adultos mais confiantes e sabem solucionar problemas.
Porém, por muito tempo, enxergamos a criatividade como algo analógico. Pessoas criativas são aquelas que pintam, desenham, escrevem, fazem artesanato. Tudo isso é verdade. No entanto, é possível praticar a criatividade no meio digital.
E, mais do que isso, aprender a ser criativo por esse meio. Ao utilizar a tecnologia em sala de aula, as crianças aprendem a criatividade no mundo digital.
Quando falamos de tendências no ensino infantil, sempre há uma relação com o futuro. Afinal, o que acontece nessa fase pode influenciar nossos hábitos e comportamentos pela vida inteira.
Sabemos que a tecnologia não é algo passageiro. Sendo assim, é necessário ensinar as crianças a lidar com ela. Se aprenderem desde cedo, elas serão capazes de lidar com tecnologias mais complexas no futuro.
Uma dos principais caraterísticas da educação 4.0 é a autonomia. Os alunos precisam ser protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
É importante que eles tenham ferramentas para buscar e praticar novas habilidades. Com a tecnologia, isso se torna muito mais fácil. Recursos digitais costumam ser intuitivos e dinâmicos, chamando a atenção dos alunos. Por isso, essas ferramentas podem auxiliar no desenvolvimento infantil.
Aplicar a educação 4.0 nem sempre é algo intuitivo para os professores do ensino infantil. Pensando nisso, trouxemos abaixo alguns exemplos práticos de aplicação:
As tendências no ensino infantil sempre apontam para os benefícios da prática. Afinal, crianças aprendem melhor quando recebem mais estímulos. Essa experiência prática nem sempre pode ser completa em sala de aula. Ao falar sobre animais, por exemplo, você não pode introduzir todos fisicamente para os alunos.
Porém, a realidade aumentada por ajudar a tornar essa aula mais interessante. Alguns softwares projetam todo tipo de animal pela câmera do celular.
Sempre que puder criar uma experiência mais dinâmica para o aprendizado, seus alunos vão aprender mais.
A sala de aula não é o único lugar para aprender. Com o envolvimento da tecnologia, isso se torna ainda mais real.
Por meio de sites, aplicativos e softwares, é possível incrementar os deveres de casa das crianças. Elas podem completar jogos, criar desenhos e responder quizzes de todo tipo online.
No entanto, a educação 4.0 também preza pela interatividade com o mundo ao nosso redor. Por isso, proponha atividades em que as crianças precisem colocar a mão na massa.
Nas tendências do ensino infantil, falamos muito sobre como é preciso entender as necessidades dos alunos. Ou seja, do que eles precisam para se desenvolverem.
Porém, é preciso também se focar nos pontos fortes. O que os alunos já podem oferecer aos colegas? O que eles podem ensinar? Mesmo no ensino infantil, podemos aprender muito com os alunos. Para isso, é preciso entender seus interesses e habilidades.
A rotação por estações faz parte das metodologias ativas, que também são tendências no ensino infantil. Nela, a sala de aula é dividida em estações e cada grupo tem uma atividade designada. Os alunos podem fazer suas atividades e, depois, trocar de estação.
Isso permite que um mesmo assunto seja ensinado de diversas formas diferentes. E promove diferentes estímulos sobre uma mesma matéria, otimizando a aprendizagem.
As tendências no ensino infantil apontam para o uso de tecnologia e do mundo digital. Porém, também incentivam mais autonomia do aluno, enxergando as habilidades que ele pode oferecer e desenvolver.
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