O teste de proficiência em inglês demonstra, de maneira técnica e transparente, suas habilidades no idioma. Exames deste tipo e com esta função são conhecidos mundialmente, e vamos falar sobre alguns deles hoje.
Muitas pessoas procuram escolas de idiomas para aprender a se comunicarem em inglês. E são muitos os motivos que levam alguém a buscar estas aulas. Entre eles, citamos a vontade de crescimento pessoal e a necessidade profissional.
Aulas de inglês podem ser frequentadas por indivíduos que desejam apenas realizar o sonho de falar outro idioma. Ou então, por quem quer conhecer o mundo, assistir filmes e séries, ler livros e se comunicar com mais facilidade quando viajar.
Há também quem receba uma oportunidade de trabalhar fora do país, ou em empresas que atendem clientes de fora do país. E existem, ainda, pessoas que almejam estudar, seja fazer graduação, pós-graduação ou MBA, em universidades estrangeiras.
Nestes últimos casos, quando se trata de trabalho ou estudos, o teste de proficiência em inglês é um grande aliado. Uma ferramenta fundamental para quem precisa comprovar sua habilidade comunicacional em língua estrangeira.
Em alguns casos, não é suficiente que o candidato a uma vaga - de trabalho ou estudo - prove sua habilidade conversando. É necessário que ele demonstre, por meio do teste de proficiência em inglês, que domina o novo idioma.
O teste de proficiência em inglês segue um padrão internacional de escala de comunicação para testar as habilidades. O Marco Comum Europeu é uma referência que indica qual o nível de fluência de uma pessoa. São eles:
A certificação em idioma estrangeiro, advinda do teste de proficiência em inglês, é um grande diferencial para os estudantes. Os exames avaliam o nível de inglês em: Escrita (Writing); Fala (Speaking); Audição (Listening); Leitura (Reading).
É fundamental comprovar as habilidades de comunicação em cada uma destas etapas. Principalmente para quem almeja uma carreira no exterior, trabalhando ou estudando, e para todos que desejam comprovar o conhecimento.
Alguns dos testes de proficiência em inglês mais conhecidos do mercado são o IELTS e o TOEFL. Ambos são igualmente importantes para comprovar a proficiência de um estudante no idioma.
O IELTS, sigla em inglês para Sistema de avaliação na língua inglesa internacional, é aceito em diversas universidades. Especialmente nas instituições dos Estados Unidos e Canadá, muito procuradas por brasileiros. As notas do IELTS utilizam o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CERF) como guia.
Já o segundo é o TOEFL, sigla em inglês para Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira. Os exames avaliam a comunicação dos alunos nas quatro seções citadas anteriormente: Reading, Writing, Speaking e Listening. Este teste é amplamente utilizado para interessados em ingressar em universidades como Yale, Columbia e Harvard.
Além destes, existem ainda os famosos e importantes testes de proficiência em inglês da Pearson English. Funcionais e extremamente eficientes, estes exames ganham cada vez mais adeptos no Brasil.
Os exames de proficiência em inglês da Pearson são:
Vamos falar mais sobre eles a partir de agora.
O Pearson English International Certificate tem a função de certificar o inglês para fins educativos e profissionais. As quatro habilidades linguísticas fundamentais são analisadas neste teste. Perfeito para quem busca uma certificação com processos modernos, seguros e confiáveis.
O Pearson English International Certificate Young Learners é uma avaliação elaborada para crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos. O propósito deste formato de exame é deixar o ambiente livre de estresse para o estudante. A prova é realizada a partir de atividades divertidas, que abordam temas da vida e da rotina dos alunos. Segurança e conforto é tudo o que eles precisam para interagir em outro idioma.
O PTE Academic foi criado para facilitar a vida do estudante, já que ele possui ferramentas tecnológicas para sua realização. A segurança tecnológica é um dos pontos fortes deste teste, bem como o resultado da avaliação, imparcial e digital.
Com no máximo três horas de duração, o PTE Academic possui uma das respostas mais rápidas do mercado. O exame é aceito em todas as universidades da Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, além de instituições no Canadá e Estados Unidos.
Agora que você já sabe da importância de fazer o teste de proficiência em inglês, conheça mais as nossas soluções. Comprove suas habilidades comunicacionais com mais segurança, facilidade e conforto com os exames da Pearson English.