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Quais são as principais metodologias de ensino de inglês?

Escrito por Pearson | 15/10/2021 13:20:13

Ensinar exige critérios, de modo que a aprendizagem aconteça dentro de um processo racional. Nesse sentido, conhecer as diferentes metodologias de ensino de inglês existentes é fundamental.

Identificando aquela que tem a ver com o seu perfil e as suas necessidades, o aluno pode escolher o caminho mais interessante para dominar a língua.

No caso do inglês, isso é especialmente importante, por se tratar de um idioma que é completamente diferente do nosso e, na maioria das vezes, inserido de maneira pouco criteriosa na vida das pessoas.

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A seguir, conheça as principais metodologias de ensino e saiba como elas se aplicam para cada realidade!

Metodologias de ensino de inglês tradicionais

O modelo tradicional tem origem no ensino de línguas clássicas, como o grego e o latim. Trata-se de um sistema no qual a figura do professor é central no aprendizado, já que ele é o detentor do saber que será compartilhado.

Assim, a base é a gramática normativa, ou seja, o foco está nas regras do idioma e no incentivo à tradução literal dos textos. Com essa prática, a metodologia trabalha a memorização, fazendo com que o aluno domine, acima de tudo, a dimensão conceitual da língua em estudo.

O modelo tradicional costuma ser o mais indicado para quem pretende se especializar em inglês, mas não é tão prático para quem apenas deseja aprender o idioma, justamente porque há um enfoque nas regras gramaticais.

Método direto de aprendizagem  ​

Entre as metodologias de ensino de inglês, essa se destaca por partir do princípio de que uma criança que nasce em determinada cultura aprende o idioma primeiro para só depois descobrir as regras que o sustentam.

Assim, o método direto se contrapõe ao tradicional porque aposta no contato da pessoa com a língua em estudo. Isso se dá de tal maneira que o próprio idioma materno passa a ser ignorado durante as atividades.

Nesse modelo, o professor trabalha muito com simulações de situações que os alunos tendem a vivenciar em suas rotinas, ainda que o docente continue a ter um papel importante na condução de todo o processo.

A principal vantagem desse método é a facilidade de aprendizado, colocando o estudante diante de uma realidade lúdica. Em contrapartida, justamente por isso, não é tão indicado para quem deseja um maior aprofundamento nas regras da língua.

Sistema audiolingual de ensino de inglês

É um método que contrapõe escuta e fala a leitura e escrita. Assim como na metodologia anterior, nessa há o entendimento de que a língua nada mais é do que um hábito que a pessoa pode adquirir via processo mecânico de estímulo e resposta.

Consequentemente, a melhor maneira de colocar o sistema audiolingual em prática é com a repetição e memorização. Com o professor mediando, os alunos são apresentados a determinada situação e precisam assimilar as estruturas apresentadas, algo que só acontece após repetições.

Assim como o modelo direto, é uma possibilidade acessível de aprendizado. No entanto, não é a mais indicada para quem deseja, de fato, dominar o inglês nos seus mínimos detalhes. Isso porque as regras valem menos do que modelos de comunicação.

Modelo sociointeracionista de aprendizagem

Nesse modelo, a base está no uso de diferentes gêneros textuais que levam o aluno à reflexão quando o conteúdo é confrontado com situações reais vivenciadas por ele.

A partir de então, a comunicação entre a turma é estimulada, de forma que a chamada competência linguística surja como consequência da troca de experiência.

Mais do que simplesmente aprender um idioma, o estudante precisa se posicionar, interagindo com outras pessoas como se fosse um nativo da língua em estudo.

O modelo sociointeracionista é completo. Para alunos que buscam aprofundamento, é bastante indicado, pois permite uma ampla inserção também na cultura dos países anglófonos.

Ainda assim, exige uma dedicação maior, tanto à análise dos conteúdos quanto aos diálogos entre a turma.

O importante é que o estudante saiba que existem diferentes metodologias de ensino de inglês. Cabe a ele definir o método mais conveniente para ter acesso a esse elemento fundamental na assimilação de uma nova cultura.

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