O portfólio de produtos é uma forma de apresentar tudo o que a sua empresa tem para oferecer aos seus clientes.
Por isso, é fundamental montá-lo de maneira estratégica na sua distribuidora de materiais didáticos, pensando quais são as necessidades das escolas e o que fazer para atendê-las.
Além disso, depois de pronto, você terá que gerenciar esse recurso, garantindo que ele continue a cumprir o seu propósito.
Se a sua distribuidora ainda não tem um portfólio de produtos, saiba que pode estar perdendo grandes chances de atrair consumidores e fechar vendas.
Neste artigo, vamos mostrar o que é isso, como montar o seu, como administrar e muito mais. Continue a leitura para conferir!
O que é o portfólio de produtos?
Trata-se do conjunto de produtos e serviços que a sua distribuidora oferece, como materiais didáticos, paradidáticos, gramáticas e dicionários, entre outros.
O objetivo de colocá-los em um portfólio é mostrar cada um deles de maneira organizada e completa: características, público-alvo e vantagens.
Esse recurso é considerado um dos materiais mais estratégicos para quem quer vender algo, pois o cliente consegue ter uma visão completa de tudo que a empresa oferece.
Como montar um portfólio de produtos?
Muitas distribuidoras não trabalham com isso porque não entendem que essa ferramenta pode ajudá-las ou não sabem como desenvolver uma. A seguir, você vai ver como criar a sua.
Estruture-o de forma estratégica
Criar um bom portfólio de produtos não é apenas reunir as informações, classificar segundo alguns critérios e expor em um ambiente.
O trabalho que envolve a montagem deve ter caráter estratégico. Dessa maneira, comece definindo seus objetivos para a construção desse recurso.
Você quer atrair mais escolas? Divulgar alternativas novas? Com base nessas informações, crie descrições das características dos produtos.
Em seguida, pense em qual seria a melhor forma de apresentar isso: em sites, redes sociais, folhetos etc.
Além disso, escolha as artes que vão ilustrar seu portfólio de produtos e produza os conteúdos que vão vendê-lo.
Cuide da imagem que deseja transmitir
A apresentação do portfólio de produtos deve contar com um design condizente com a marca. Por isso, precisa passar por um processo profissional de produção e finalização.
Pensar em como esse layout será aplicado é importante, uma vez que é preciso entender como vai chegar aos clientes e o que eles vão fazer a partir desse ponto de contato.
Adicione o máximo de informações que puder, pois isso ajuda a preparar o consumidor para uma tomada de decisão mais rápida.
Por fim, se considerarmos que os profissionais de uma escola têm diferentes idades, ainda faz sentido promover os materiais em diversos meios de comunicação.
Organize de acordo com a importância
A visualização do material deve ser fácil de compreensão e não pode exigir grande esforço cognitivo — caso contrário, o cliente vai abandonar a mensagem.
Organize o conteúdo de forma que seja simples de entender ou priorize o que for mais importante para a sua empresa e o seu consumidor.
Destaque as informações de maior relevância, para garantir que o cliente vai encontrá-las facilmente e não ficará com nenhuma dúvida.
Também dê ênfase aos dados de contato.
Mantenha o material sempre atualizado
Manter o portfólio de produtos em dia é importante para evitar frustrações dos consumidores e também para facilitar as vendas.
Assim, os vendedores não terão que confirmar as informações sempre que o cliente questionar um dado antigo.
Uma facilidade que a tecnologia oferece é a de disponibilizar e atualizar conteúdos de forma imediata. Sites e perfis nas redes sociais, por exemplo, podem ser modificados a qualquer momento.
Como gerenciar o portfólio de produtos da sua distribuidora?
Você já deve ter percebido que a montagem é só o início. Veja, em seguida, como administrar essa ferramenta no dia a dia.
Analise seu mercado constantemente
Análises frequentes são importantes para acompanhar os movimentos da concorrência e entender os interesses dos seus consumidores.
Dessa forma, você conseguirá fazer ajustes em seu portfólio de produtos para atender às novas demandas que surgirem.
Capture dados de interação
O levantamento de informações ajuda a entender como está o interesse do público pelos produtos e serviços do seu portfólio.
A partir de dados, você consegue identificar o que funciona ou não. No entanto, essa é uma tarefa mais difícil quando a comunicação é feita de forma offline.
Gerencie o ciclo de vida do portfólio
Essa gestão ajuda a orientar o posicionamento que a sua distribuidora vai adotar. A cada etapa, considere a harmonia e o balanço entre enquadrar produtos e serviços de acordo com a sua participação no mercado.
Inclua o portfólio no seu planejamento
Planejar é pensar na frente.
Portanto, o portfólio é um material que deve ser feito visando o futuro do negócio. Se a distribuidora tem previsão de descontinuar algo, por exemplo, não faz sentido ofertá-lo.
Pelo contrário, a empresa precisa destacar aquilo que acredita que vai gerar receita para si por um longo período.
Também é importante dividir produtos e serviços em categorias, de modo a facilitar o entendimento das informações.
Algumas podem ser:
-
temas;
-
público-alvo;
-
faixa de preço.
Trace estratégias de monetização
Esse passo requer muita atenção, pois a falta de planejamento pode causar uma guerra de preços que vai prejudicar a rentabilidade do seu negócio.
Todo produto ou serviço deve ter uma margem de contribuição positiva mínima que possibilite pagar os custos da sua oferta.
Tome cuidado com a expansão do portfólio
Antes de expandir, acompanhe a evolução natural das vendas. Isso dá indícios de que algum produto ou serviço tem potencial para crescer.
A Pearson, por exemplo, é reconhecida mundialmente e diferencia seus distribuidores parceiros de outros que não oferecem seus produtos e serviços.
Contar com os livros didáticos da Pearson English pode ser um caminho para destacar seu portfólio de produtos diante das escolas.