A retenção de alunos é importante para quem vende serviços de recorrência, como é o caso das escolas de idiomas.
Diversos fatores podem influenciar um estudante a encerrar sua matrícula ou simplesmente não aparecer mais no curso.
Em muitos casos, eles não estão relacionados com a instituição de ensino, mas com a rotina e os interesses do próprio aluno.
No entanto, se em determinado ambiente o estudante encontra tudo o que precisa, se sente bem e percebe que evolui, ele tende a continuar.
Por isso, as escolas devem investir em ações para retê-lo. Neste artigo, você vai encontrar dicas que podem ajudá-lo a superar esse desafio!
Primeiramente, é importante ter em mente que essa é uma métrica que indica sucesso. O índice de estudantes retidos pode revelar alguns fatores.
Por exemplo:
a qualidade do ensino;
o engajamento dos alunos;
o entrosamento com os professores;
o custo-benefício do contrato etc.
Os estudantes que permanecem na escola de idiomas estão satisfeitos com o serviço entregue. Caso contrário, abandonariam as aulas ou mudariam para outra instituição de ensino.
A retenção também influencia na satisfação e motivação dos professores. Ver que os alunos estão abandonando pode impactar negativamente no desempenho deles.
→ Complemente a sua leitura: Como o material de apoio pode ajudar o professor?
Além disso, ela impacta na reputação da instituição de ensino. Estudantes satisfeitos vão recomendá-la para outras pessoas.
Em escolas de idiomas com muitos alunos, é mais difícil conseguir vagas. Em geral, as turmas estão sempre cheias. Tudo isso faz com que o negócio construa uma imagem positiva.
Sem falar em questões financeiras. A inadimplência e a desistência são fatores que prejudicam o orçamento da instituição de ensino. Tais problemas são minimizados quando há estudantes ativos e frequentes.
Por esses e outros motivos que essa estratégia não deve ser vista apenas como uma necessidade. É preciso encará-la como um meio para o crescimento do negócio.
Se você quer que os estudantes permaneçam na sua instituição de ensino, confira as nossas dicas em seguida!
Esses são os alunos que abandonam os cursos. Por meio de alguns sinais, você consegue identificá-los. Por exemplo:
o estudante mora longe?
falta muito às aulas?
apresentou baixo desempenho recentemente?
paga as mensalidades com atraso?
Mas esses são só alguns fatores. Após identificá-los, pense em ações que podem ajudar o estudante a mudar seu comportamento.
Antes de adotar qualquer ação de retenção de alunos, colete as opiniões deles, pois isso vai ajudar você a entender a situação de cada um.
Uma pesquisa de satisfação também tende a oferecer insights interessantes, uma vez que pode mostrar pontos que precisam ser melhorados na própria escola de idiomas.
Com base nas respostas, você poderá desenvolver estratégias focadas em resolver os problemas apresentados pelos estudantes.
Importante: evite levantamentos muito extensos para garantir que o maior número de alunos vai conseguir responder.
Entre seus concorrentes, você consegue identificar algum com amostras positivas de retenção de alunos?
Investir em pesquisas de mercado pode ajudar a entender melhor quais são as principais ações tomadas pela concorrência e o que o seu público deseja das escolas de idiomas.
No entanto, uma ação desse tipo representa um custo adicional e, portanto, deve ser bem avaliada pela instituição de ensino.
Antes de fazer esse investimento, conduza a pesquisa de satisfação com os estudantes atuais. Você pode conseguir bons dados apenas com ela.
Para saber se a escola de idiomas está com uma boa taxa de retenção de alunos, é preciso ter parâmetros.
Esses indicadores devem ser usados como base para medir e acompanhar os níveis de evasão do seu negócio.
Avalie quantos estudantes fazem matrícula em sua instituição de ensino e quantos abandonam o curso depois de um determinado período. Utilize também os dados da pesquisa de satisfação.
Essas informações, quando combinadas, vão ajudar você a definir e acompanhar os índices mais apropriados para o contexto.
Atualmente, já não basta uma escola de idiomas oferecer apenas cursos de inglês. Certamente, contar com opções em outras línguas vai ajudar a atrair e reter alunos para o seu negócio.
Melhor ainda se as aulas ofertadas atenderem idades e objetivos variados, de modo que os estudantes tenham acesso a alternativas específicas para as suas necessidades e os seus interesses.
No entanto, é possível ir além. Existem muitos serviços diferenciados que você pode oferecer na sua instituição de ensino, como testes de nivelamento e provas de proficiência, entre outros.
A atuação do profissional de educação tende a ser decisiva para a retenção de alunos. Por isso, você deve pensar em estratégias para garantir que os melhores docentes queiram trabalhar na sua escola de idiomas.
Primeiramente, invista em um bom processo de recrutamento e seleção, de modo a contratar professores com formação, experiência e cultura compatíveis com a instituição de ensino.
No dia a dia, será preciso reconhecer o valor desses profissionais para mantê-los motivados. Isso é possível por meio de salários competitivos, benefícios interessantes e investimentos em capacitação.
O método utilizado pela escola de idiomas precisa prender a atenção dos estudantes. Do contrário, é possível que eles percam a motivação para concluir o curso que começaram.
No caso específico do ensino de inglês, é importante evitar usar exclusivamente metodologias tradicionais, que foquem na memorização de gramática e vocabulário sem qualquer tipo de contexto ou prática.
Atualmente, o ideal é desenvolver as quatro competências linguísticas essenciais — leitura, escrita, audição e fala — a partir de situações reais que exijam o uso da língua inglesa.
Diferentes ferramentas tecnológicas fazem parte do cotidiano dos alunos da sua escola de idiomas. Ignorá-las completamente em sala de aula pode ser a diferença entre retê-los e perdê-los.
Com a ajuda de um simples computador, já é possível enriquecer as atividades propostas, graças a vídeos, podcasts, jogos, redes sociais e sites de pesquisa, entre outras possibilidades.
Plataformas permitem que a instituição ofereça ensino híbrido e/ou a distância. Além disso, podem ser úteis para a disponibilização de conteúdos importantes para o curso em formato digital, como e-books.
Existem casos em que o estudante resolve abandonar o curso por falta de recursos financeiros — não por insatisfação.
Deixe o canal de comunicação aberto para quem tem interesse em negociar mensalidades atrasadas ou quer sair porque não consegue mais pagar.
Isso vai aproximar o aluno da escola de idiomas, melhorando o relacionamento e aumentando a confiança entre as duas partes.
Se a sua instituição de ensino consegue manter alguns estudantes que não estão com condições de pagar integralmente, pelo menos por um tempo, avalie a possibilidade de fazer isso.
Oferecer algo para os alunos que indicarem novos estudantes para a instituição de ensino pode ser uma forma de retenção.
Afinal, eles saberão que terão a oportunidades de ganhar descontos, prêmios ou brindes se permanecerem matriculados.
No entanto, o programa de vantagens tem que fazer sentido para o perfil dos alunos e da escola de idiomas.
Até porque, dependendo do contexto, sua suspensão pode se tornar algo negativo para a instituição de ensino.
Você gostou dessas dicas? Aproveite para conhecer produtos e serviços da Pearson English que contribuem para a retenção de alunos!