A aula de inglês para crianças é um investimento recomendado. O principal motivo é que, ao conhecer o idioma ainda novas, elas passam a ter mais tempo para evoluir no aprendizado. Além disso, existem estudos que reforçam a importância do aprendizado de outros idiomas ainda na fase infantil.
O grande desafio para o educador é como fazer isso do jeito adequado. Até porque crianças em faixas etárias diferentes têm exigências diferentes. Ainda mais considerando o aprendizado de outro idioma em uma fase em que elas não dominam o de origem. Por isso, entre as inúmeras propostas existentes, algumas têm se destacado. Em especial, as que envolvem experiências práticas.
Uma aula prática é uma atividade na qual os alunos fazem uso criterioso de equipamentos e materiais. A ideia é que eles executem uma experiência para compreender leis científicas e entender como as teorias se revelam na prática. Em resumo, é o famoso "colocar a mão na massa".
No contexto da aula de inglês para crianças, isso geralmente aparece em propostas interdisciplinares. Com aulas práticas, o professor consegue fixar conteúdos e oferecer meios para que os alunos usem o conhecimento que adquiriram.
Experiências práticas podem dar às aulas de inglês para crianças um caráter lúdico. E isso é importante porque permite que as lições sejam recebidas de maneira diferente pelos alunos. O fato é que ações, como a construção de um projeto, mesmo de caráter infantil, são abordagens que atraem as crianças.
Quando você consegue estimular a imaginação delas e as entreter, a tendência é que elas se envolvam mais com as atividades e isso se reverta em melhor participação nas aulas.
O ensino lúdico do inglês também elimina aquele peso que normalmente as aulas têm. Para as escolas, criar um meio para que as crianças tenham vontade de aprender é uma ótima estratégia.
Isso sem falar no combate à timidez. Com os alunos estimulados a participar de um projeto, existe uma tendência de eles interagirem mais. Até porque estarão aprendendo formas de se comunicar em um novo idioma.
Em resumo, ensinar inglês de maneira lúdica é um caminho que tende a transformar a relação dos alunos com a sala de aula. Isso porque esse tipo de atividade é desafiadora, criativa e envolvente.
Aulas práticas exigem a adoção de critérios para que os resultados sejam alcançados. É evidente que, no caso das crianças, não faz sentido buscar soluções complexas para os problemas. Entretanto, é possível criar situações de acordo com o momento em que elas se encontram. Isso é útil no desenvolvimento da inteligência dos mais novos e, como projeto educacional, é algo que faz a diferença no longo prazo.
Basicamente, existem dois elementos que são essenciais na construção de uma aula prática de qualidade. São eles:
O pensamento crítico;
A curiosidade científica.
O grande desafio é trabalhar com esses elementos de maneira a dar ao aluno condições para se desenvolver. Ao conseguir, a escola forma cidadãos conscientes e capazes de transformar a própria realidade.
No caso da educação infantil, isso é fundamental para que as crianças aprendam desde cedo que existe uma lógica por trás das coisas. Será essa lógica que facilitará a assimilação de termos e contextos em um idioma diferente.
Para tanto, algumas possibilidades estão em:
Jogos e aplicativos interativos;
Jogos de perguntas e respostas;
Músicas em inglês;
Entre outros.
É preciso considerar a faixa etária do aluno na hora de definir a metodologia de ensino. Em geral, até os três anos, o ideal é que o estudante aprenda apenas pequenas palavras em inglês. Assim, a memorização deve ser o foco do trabalho. Para tanto, atividades lúdicas podem simplificar o processo de comunicação e absorção de termos.
Já entre os 4 e 6 anos, o sistema cognitivo da criança começa a se consolidar. É isso o que permite a ela executar atividades mais estruturadas. Dentro desse contexto, os jogos mais elaborados, como estratégias lúdicas, permitem dar mais significado às coisas.
A partir dos 7 anos, as crianças já têm como vivenciarem os processos usuais do ensino do idioma. Isso porque elas já começam a se expressar melhor do ponto de vista oral e também a ler com maior compreensão. É nessa fase que as possibilidades de estratégias aumentam, considerando atividades que trabalham a leitura, a escuta, a fala e a escrita.
Em resumo, as estratégias para aula de inglês para crianças precisam considerar a faixa etária e a capacidade cognitiva que o aluno tem. É em relação a isso que deve ser feita toda a abordagem do ensino.
Considerando essa necessidade de adequar a estratégia de ensino à faixa etária, o material utilizado para a aula de inglês para crianças faz toda a diferença. Quando ele tem uma abordagem mais clara em relação a isso, a possibilidade de trabalhar de maneira lúdica conforme a capacidade cognitiva de cada aluno se torna maior.
É justamente isso que o English Code oferece. Com ele, é possível desenvolver o aprendizado da língua inglesa a partir de atividades criativas. Entre elas estão: pesquisas, projetos e diversas experiências de caráter prático.
O English Code permite que as crianças desenvolvam melhor sua capacidade de resolver problemas. Isso porque todo o conteúdo tem como objetivo o trabalho com a decodificação e habilidades colaborativas.
Usando a metodologia STEAM, sigla para Science, Technology, Engineering, Art, Math, a proposta é dar aos alunos as ferramentas necessárias não só para que eles aprendam a falar em outro idioma, mas para que façam isso de maneira resolutiva, o que será importante para suas vidas como um todo.
Enfim, com esse material você tem como oferecer um programa completo. Ele vai guiar a criança na sua formação de maneira lúdica, mas sem deixar de lado os conteúdos.
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