Os certificados de proficiência, ou certificado de fluência em inglês, são uma maneira de comprovar seu nível de conhecimento do idioma.
Eles costumam ser fornecidos para estudantes que fazem testes específicos para adquiri-los. Nos testes, são colocadas à prova todas as habilidades relacionadas a esse conhecimento.
Em geral, os testes de proficiência têm questões que envolvem compreensão e expressão orais e escritas. Eles podem ser feitos em apenas algumas horas e os resultados são avaliados por especialistas.
Cada teste tem sua própria maneira de avaliar. Porém, uma boa parte dos testes usa o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas para dar os resultados.
Depois do teste, os estudantes recebem o certificado de proficiência em inglês com seu nível. Mas o certificado em si não significa que você é completamente fluente em inglês.
Ele vai atestar que você chega a um nível de conhecimento, seja ele o mais básico ou o mais avançado. Por isso, muitos estudantes fazem mais de um teste durante sua jornada de estudos.
Leia também: Por que o teste de proficiência é cobrado dos alunos?
O certificado de fluência em inglês não pode ser feito por qualquer instituição. Porém, já existem muitos grupos que o oferecem. Alguns são renomados, como o PEIC, IELTS, e o C2.
Para fazer esses testes e conseguir o certificado de proficiência em inglês, é preciso encontrar instituições que os ofereçam.
Algumas empresas oferecem os testes como serviço principal. Porém, também é comum que escolas de idiomas adquiram os direitos para aplicar esses testes.
Depois de encontrar um lugar que ofereça o teste de proficiência, o aluno precisa se inscrever para fazê-lo. Na maioria das vezes, há uma taxa de inscrição exigida.
Então, ele marca o melhor dia para fazer o teste. Só é preciso se preparar e, depois, esperar pelo resultado.
Ter um certificado de proficiência em inglês é claramente vantajoso para os alunos. Mas esse também é o caso para as escolas.
Confira abaixo alguns motivos para oferecer os testes de proficiência em uma escola de inglês:
Muitas escolas buscam maneiras de oferecer novos serviços para gerar valor. Os testes para certificado de proficiência em inglês são formas simples de adicionar valor a sua instituição.
Estudantes de inglês de outros lugares podem buscar sua escola para fazer o teste. Assim, eles conhecem seus outros serviços e podem decidir continuar os estudos com você.
Ao procurar um bom curso de inglês, os alunos procuram saber quais as relações internas dele. Por exemplo, qual material didático é usado e quais benefícios são oferecidos por meio de parcerias.
Quando os alunos sabem que seu curso oferece o teste de proficiência em inglês, eles sentem mais confiança. Isso porque confiam que seu curso trará qualidades para oferecer o certificado.
Muitos alunos ficam anos em uma escola de idiomas e precisam procurar outro lugar para receber um certificado de proficiência em inglês.
Nessa procura, eles podem encontrar outros cursos de idiomas, que preparem para as provas. A ligação entre a necessidade e a oportunidade pode afastá-los da escola em que estudam.
Se a sua escola oferecer o teste, no entanto, isso não é um problema. O aluno não precisa se voltar para outra instituição, ficando mais tempo na sua escola.
Oferecer os testes que fornecem certificado de proficiência em inglês traz benefícios para sua escola. Porém, também é muito vantajoso para os alunos, que não precisam buscar essa certificação em outros lugares.
A Pearson sabe da importância dos testes de proficiência em escolas de idiomas. Por isso, criamos o Pearson English International Certificate (PEIC), um teste simples e eficiente para comprovar o nível dos estudantes.
Saiba mais sobre nossa certificação no artigo do blog: PEIC: ofereça essa prova de proficiência na sua escola de idiomas.
E entre em contato conosco para implementá-la em sua escola e ter mais vantagens competitivas no mercado.