É um exame que permite à instituição determinar qual é o nível de conhecimento do aluno em relação a outro idioma, comprovar seu grau de fluência e auxiliar em situações fora do país como um intercâmbio ou oportunidade de trabalho.
Para tanto, existem diferentes possibilidades de exames, variando em função de propósitos e adequação a metodologia da escola. Assim sendo, cabe à instituição responsável pelo teste a determinação a respeito de como será a prova.
O teste é uma forma de instituições de ensino de inglês entenderem em qual estágio cada aluno se encontra. Em função dos resultados, se faz possível formar as turmas. É assim que as mais qualificadas instituições conseguem ser mais certeiras na formação dos estudantes.
Ele auxilia tanto a escola promovendo um ensino com mais qualidade, o professor ajustando sua didática nas aulas, como o aluno que irá aprender de acordo com as necessidades do seu nível.
→ Leia também: Por que sua escola deve aplicar teste de nível de Inglês?
No geral, a ideia é que o teste:
Os testes são feitos em padrões criados por instituições reconhecidas e autorizadas mundialmente. Por isso o resultado deles podem ser aceitos sem dificuldade em escolas, faculdades e empresas.
→ Confira: Quais as vantagens do teste de Benchmark para sua escola de Inglês?
Existem quatro bons motivos para uma instituição de ensino contar com um level test de qualidade.
Primeiro, porque na prática, o level test pode ser entendido como um diferencial competitivo. E em tempos globalizados, isso tem um valor inestimável. Com ele, o aluno não só tem como saber qual é o patamar que se encontra em relação ao domínio do inglês. É possível também garantir meios para se destacar em atividades fora do país. Consequentemente, a escola que consegue oferecer meios para viabilizar isso, tende a chamar a atenção.
Segundo: ele facilita o aprendizado. Pensando somente no nivelamento em inglês, com o level test é possível organizar os estudos da maneira certa. Isso porque a escola e o aluno já terão como saber qual é o patamar em que ele se encontra. Descobrindo os pontos fortes e fracos, o aluno pode usar o tempo a seu favor e se preparar.
O terceiro motivo é que, para quem deseja entrar em um curso de pós-graduação, o level test é uma exigência. Assim, uma escola que oferece esse tipo de preparo, certamente atrai mais alunos e se destaca no mercado.
Por fim, o quarto motivo. Em relação ao mercado de trabalho, o level test abre um leque enorme de oportunidades. Áreas como o marketing, as relações internacionais e a tecnologia da informação, são alguns exemplos de setores onde o conteúdo em inglês é predominante e as vagas são cada vez mais atrativas. Só que elas só são acessíveis para quem pode comprovar seu domínio do idioma.
Quer saber mais sobre a solução que nós oferecemos? Então não perca tempo e conheça agora mesmo o level test da Pearson.