Fazer o teste de nível de inglês é importante para que o aluno tenha consciência a respeito do patamar em que se encontra. Além disso, também serve para que a escola trabalhe de maneira mais assertiva.

Assim, propostas podem ser direcionadas para o aluno com menor incidência de erros. Consequentemente, a tendência é que a instituição de ensino atinja objetivos com maior facilidade e construa uma melhor reputação no mercado.

É sobre isso que vamos tratar na sequência. Acompanhe e saiba como fazer o teste de nível de inglês com eficiência na sua escola.

 

O que é o teste de nível de inglês?

Trata-se de um exame que as escolas podem oferecer para conferir o estágio em que o aluno se encontra em relação ao idioma inglês. Nessa prova são avaliadas habilidades que conferem fluência, vocabulário, entre outros.

Funciona de acordo com cada instituição de ensino. No geral, a ideia é verificar a adequação a um programa curricular específico. Assim, fica mais fácil classificar o aluno de acordo com o que é ensinado em sala de aula para formar turmas mais homogêneas.

Terminado o teste, o aluno já tem como saber em qual turma pode ingressar. É isso que permitirá a ele acompanhar as aulas de acordo com uma metodologia específica.

Como o teste de nível de inglês ajuda os alunos?

O teste de nivelamento é fundamental para garantir que o conhecimento seja otimizado por quem já tem contato com a língua.

A grande importância do teste de nível de inglês é a possibilidade de otimizar a formação. Isso porque o candidato examinado tem como ir direto para o nível mais adequado para ele. Conhecendo as habilidades que o estudante já domina, fica mais fácil identificar também quais são suas principais necessidades de aprendizagem.

Isso faz com que a instituição de ensino crie abordagens mais direcionadas. Consequentemente, isso tende a impactar a realidade do aluno.

→ Veja também: 5 produtos Pearson English para ter em sua escola

Quais as vantagens de aplicar teste de inglês para a escola?

Para a instituição de ensino, os benefícios são muitos. Entre outros, podemos citar a própria confiança na oferta de um serviço útil.

Vale destacar que é bastante provável que alunos de outras instituições procurem sua escola para resolverem problemas pontuais. Assim, o exame permite compreender quais são essas deficiências e, em função desse conhecimento, viabilizar a oferta de soluções mais assertivas.

Isso sem falar na possibilidade de oferecer promoções de acordo com o índice de acertos na prova. Dessa forma, alunos que tiverem maior domínio poderão receber descontos maiores.

Em resumo, com o teste de nível de inglês, a escola consegue direcionar melhor sua ação em relação aos alunos.

 

→ Você vai gostar dessa leitura: Quais as vantagens de oferecer certificações aos alunos?

Quais os níveis de inglês que existem?

Existe um padrão internacional determinado pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Ele descreve objetivamente o que uma pessoa precisa fazer de acordo com o grau de conhecimento que possui.

Assim, são seis níveis diferentes de domínio do idioma inglês, no caso:

  • A1;
  • A2;
  • B1;
  • B2;
  • C1;
  • C2.

Em resumo, o A1 diz respeito ao nível mais básico e o C2, ao mais avançado. Quanto mais próximo do C2, maior é o domínio do idioma pelo aluno.

 

→ Leia também: Inglês avançado: o que é e como avaliar?

Teste de inglês Pearson English

PTE Academic

Rápido e justo, o PTE Academic é o método Pearson para esse tipo de teste de nível, além de certificação internacional. Com ele, os resultados saem em até cinco dias, com correção computadorizada, aceitação para todas as aplicações de visto e migração para países como Austrália e Nova Zelândia.

Além disso, o PTE tem ampla aceitação em universidades do mundo todo. Países como o Canadá e os Estados Unidos são alguns exemplos.

É o melhor caminho para quem pensa em imigração, obtenção de vistos e ingressos em faculdades. Com duração de 3 horas, o exame avalia aspectos fundamentais para o domínio do idioma, tais como fala, escrita, leitura e escuta. E o que é melhor: de maneira computadorizada para facilitar a vida do aluno.

Level Test

O Pearson English Level Test oferece os dados precisos e imediatos que as escolas necessitam para entender as necessidades de cada aluno e poder fazer um ensino direcionado.

Ele possui poucos requisitos básicos de configuração, sendo fácil de aplicar e pode ser feito pelo aluno até em suas casas.

Conclusão

O teste de nivelamento é fundamental para dar à escola a devida noção do que deve ser feito para qualificar seus alunos. Com ele, a tendência é que os procedimentos se deem de acordo com as necessidades específicas do estudante e isso se converta em resultados no médio e longo prazo.

Se você tem interesse em aperfeiçoar a seleção dos alunos da sua instituição de ensino de inglês, então o teste de nivelamento é a solução. Conheça o teste da Pearson, além de outras soluções que podem fazer a diferença. Faça agora mesmo seu cadastro para saber mais sobre os produtos Pearson.

 

Pearson

Inscreva-se em nosso Blog

Deixe um comentário

Posts relacionados