A presença de materiais didáticos na fase escolar de crianças, adolescentes e jovens é muito importante. Isso porque eles contribuem grandemente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Quer saber mais sobre como escolher bons materiais didáticos para destacar sua escola de Inglês? Então siga conosco e confira!
O que são materiais didáticos?
O material didático é um instrumento pedagógico de apoio utilizado por escolas para colaborar na aprendizagem dos alunos. A fim de garantir um aprendizado mais completo, as disciplinas são ministradas através de metodologias.
Essas metodologias garantem que o aluno aprenda tudo o que é necessário para a vida adulta e profissional. Ou seja, o ensino segue uma orientação específica, a partir de estudos acadêmicos e com fundamentação teórica.
O que há de ser estudado é determinado a partir de comprovações da necessidade do aprendizado de determinada matéria.
Entre as plataformas mais utilizadas para a aplicação da metodologia, temos:
O peso dos materiais impressos e o alto valor para aquisição prejudicam a experiência dos alunos. Além disso, outras dificuldades desestimulam o engajamento dos estudantes na vida escolar. A impossibilidade de condensar todo o conteúdo em um único dispositivo e a dificuldade de atualização do conteúdo são algumas delas.
Porém, esses não são os únicos métodos existentes no mercado, e as escolas devem aprimorar seus instrumentos. Além destes, existem muitos outros, conhecidos como metodologias ativas, que são mais inovadores e atraentes.
Metodologias ativas e materiais didáticos
As metodologias ativas são aquelas que buscam incrementar atividades práticas à aprendizagem do aluno. Por meio de situações reais, e não simplesmente teoria, esse conceito procura trazer mais engajamento dos estudantes.
Cada metodologia possui uma intencionalidade pedagógica distinta, e o suporte de materiais didáticos próprios é necessário.
Entre os mais conhecidos, temos:
-
Aulas maker;
-
Sala de aula invertida;
-
Storytelling;
-
Gameficação.
E para cada uma dessas práticas "mão-na-massa" são selecionados materiais didáticos diferentes.
Além da diversidade de métodos e modelos de aprendizagem, há uma gama maior também dos materiais didáticos. Muito mais atraentes e com maior poder de penetração na vida dos alunos, esses materiais já fazem parte da sua rotina.
O uso de smartphones, tablets e notebooks se torna frequente nesses modelos de aprendizagem.
Além de mais atrativos, outros benefícios também são vistos com a adoção de materiais didáticos inovadores:
-
Maior demonstração de interesse e mais engajamento nas aulas;
-
Aprendizado adaptado à realidade da idade-série dos alunos;
-
Familiaridade com as plataformas digitais por parte dos estudantes;
-
Interatividade com a internet e a busca instantânea por respostas à suas dúvidas;
-
Menor quantidade de material para carregar;
-
Menos peso nas mochilas dos estudantes.
Essas características garantem maior conexão com a realidade dos alunos da terceira década do século XXI. Se a sociedade está em constante evolução, a escola também precisa inovar para permanecer encantadora.
Materiais didáticos inovadores para o ensino de inglês
Engana-se quem pensa que apenas gramática, matemática, física ou história podem ser ensinados de modo inovador. A inovação pode percorrer todas as disciplinas, garantindo, inclusive, maior aproveitamento por parte dos alunos.
O ensino da língua inglesa, por exemplo, é uma dessas disciplinas que podem lançar mão desses modelos. Como existem diferentes intencionalidades no aprendizado do inglês, cada material é aplicado para uma demanda.
Alguns dos materiais didáticos mais comuns utilizados no ensino do idioma, são:
-
Apostilas;
-
Livros;
-
Audiobooks
-
Vídeos;
-
Jogos;
-
Conversação.
Todos eles possuem resultados já comprovados na aplicação do ensino da disciplina.
Entretanto, a inovação e o crescimento da tecnologia operam mudanças profundas no comportamento da nova geração. Alunos mais conectados e globalizados, recebendo uma grande carga de informação a todo instante.
A inovação dos materiais didáticos e das metodologias vem de encontro a essas transformações.
Futuros profissionais do século XXI, crianças e jovens em fase escolar devem desenvolver competências específicas. Entre elas:
-
Criatividade;
-
Pensamento crítico e resolução de problemas complexos;
-
STEAM (na sigla em inglês; Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Design e Matemática);
-
Colaboração.
Essas são algumas das mais importantes habilidades esperadas em estudantes que são futuros profissionais.
Com atividades mais práticas, os materiais didáticos inovadores ensinam essas habilidades, além do próprio inglês.
Conheça o English Code
Um rico e inovador material didático para o ensino dessas competências é o English Code. O material permite a construção do protagonismo do aluno, não apenas em sala de aula, mas transferindo para a vida.
A construção dos saberes e o desenvolvimento do ser humano ocorre em colaboração com a escola e com o próprio aluno.
Com o English Code, o aprendizado de idiomas ocorre de maneira interativa, e sem abrir mão da intencionalidade. Por meio de tarefas criativas, investigações, projetos e experiências práticas, o aluno desenvolve práticas em outra língua.