Muitos estudantes se matriculam em instituições de ensino tradicional de inglês pensando em objetivos profissionais. Embora não exista obrigatoriedade nenhuma em relação ao inglês profissional, isso pode ser um erro.
O motivo é que existem cursos montados especificamente para o inglês profissional. Neles, o aluno aprende mais do que o idioma: ele se torna capaz de adaptar-se a um ambiente corporativo a partir do domínio do inglês, tendo como alcançar postos até mais interessantes por conta desse preparo.
É sobre isso que vamos tratar neste texto. Saiba mais sobre o inglês profissional, conheça suas diferenças e veja como fazer dele um mecanismo para turbinar sua carreira fora do país.
Em resumo, o inglês profissional em um curso de inglês é um tipo de ensino no qual o foco é viabilizar uma comunicação clara em um ambiente de negócios. Para tanto, é preciso considerar:
Isso quer dizer que a pessoa que domina o inglês profissional sabe usar o idioma em diferentes situações. Entre elas estão ligações telefônicas, a elaboração de relatórios, a participação de reuniões e toda a rotina de dia a dia de um escritório típico de países de língua inglesa.
No geral, o inglês profissional é um sistema de ensino que prepara o aluno para dominar a forma como o idioma é praticado em empresas, agências e escritórios no exterior. Sendo assim, é um tipo de curso altamente recomendado para pessoas interessadas em sair do país em busca de melhores oportunidades profissionais.
Em relação ao chamado inglês casual, o profissional apresenta algumas diferenças. No casual o foco é o domínio de habilidades básicas de fala, escuta, leitura e escrita. Assim, no inglês casual existe um leque maior de referências para que o aprendizado seja viabilizado. Dessa forma, as instituições de ensino podem partir de conversas formais, filmes, redes sociais e uma série de outras referências para gerar compreensão no aluno.
Já no caso do inglês profissional, o foco é exclusivo no ambiente de trabalho. O resultado disso aparece no vocabulário e nos tópicos de conversação. Uma pessoa que passa 100% do tempo assimilando e praticando conceitos voltados para o mercado de trabalho tende a se integrar com esse tipo de ambiente com muito mais facilidade do que outra que passou 20% ou 25% do tempo se dedicando a esse universo no seu aprendizado.
No fim, esse é um caminho seguro para quem tem certeza do que quer e sabe que esse objetivo tem a ver com o mercado internacional. É possível aprender com foco até mais específico, dependendo da especialização pretendida.
As empresas podem estimular seus colaboradores a tomarem aulas dentro do ambiente organizacional. Assim, a estrutura é montada de maneira que situações reais direcionem o aprendizado. Isso é mais comum em multinacionais ou em companhias que têm negócios fora do país. Dessa forma, mesmo jargões e expressões próprias de cada área são trabalhadas no dia a dia.
Outro modelo é o chamado inglês instrumental. Ele é recomendado para quem está em busca de espaço no mercado de trabalho. Neste caso, o foco principal é o domínio da leitura, mas ele pode ser ensinado com viés voltado para um contexto específico.
Também é possível aprender o inglês profissional com foco em pronúncia. Isso porque existem diferentes países que têm o inglês como idioma principal. O inglês britânico, por exemplo, é mais formal do que o americano. Este, por sua vez, é o mais praticado no mundo, o que significa que ele é o mais indicado para quem procura vagas de trabalho. Já o australiano pode sofrer mais variações em função do tamanho do país.
Assim, vale a pena recorrer a soluções específicas para a região a qual se pretende ir.
Leia também: 5 motivos para optar por uma certificação de inglês
No geral, existem bons motivos para dominar o idioma inglês de maneira profissional. O primeiro deles é ter acesso a postos de trabalho em economias globais que são grandes influências no mercado.
Além disso, a pessoa que se adéqua ao inglês profissional tem acesso a grandes nomes, referências mundiais aprendendo com eles; seja em palestras, eventos internacionais ou até trabalhando juntos no exterior. E consequentemente, é o seu talento que pode ser desenvolvido, seja no curto, médio ou longo prazo.
Por fim, o inglês com foco na questão profissional não limita o estudante. Assim, ele será capaz também de lidar com as demais situações que envolvem o seu dia a dia. Mesmo aprendendo de maneira concentrada nas atividades de trabalho, o estudante tem sim como entender de maneira geral como funcionam:
Isso é muito útil, especialmente para quem pretende morar fora.
Uma dica é contar com materiais didáticos e outros recursos para fixar o aprendizado. Mesmo séries de TV são muito úteis. Desde que se passem em ambientes profissionais parecidos com os quais o aluno pretende ter contato.
A tecnologia também é uma aliada. Com ela é possível baixar aplicativos e outras soluções voltadas para o ensino de inglês profissional.
Você pode contar com os materiais da Pearson. Focados em diferentes perfis de alunos, eles têm tudo para ser o diferencial que você precisa para aperfeiçoar seus conhecimentos em língua inglesa. E o que é melhor: com foco na atividade profissional que você pretende exercer. Além de uma certificação internacionalmente conhecida.
Assim, os materiais da Pearson ajudam você a se preparar não só para morar fora, mas também para extrair o máximo dessa experiência, considerando também a questão profissional.
E com o PTE Academic, você pode ter uma certificação de inglês aceita em universidades, faculdades, empresas e imigração de diversos países.