Entenda o que é proficiência em língua inglesa e quais são os principais exames ofertados pelo mercado de educação.
Você sabe o que é proficiência e quais as vantagens de obter uma certificação em língua inglesa?
O domínio da língua inglesa é uma competência almejada pela grande maioria dos estudantes e profissionais. Pensando nisso, grande parte dessas pessoas investe em cursos para treinar e desenvolver suas habilidades de leitura, escrita e fala nesse idioma.
Ocorre que essa qualificação, embora extremamente necessária, não comprova que você é proficiente em língua inglesa. Para isso, existem os chamados testes de proficiência.
Confira, neste artigo, a resposta para essas e outras dúvidas.
O que é proficiência?
Afinal, o que é proficiência? Definida como habilidade, capacidade e aptidão, a proficiência demonstra o entendimento e domínio de uma pessoa em determinado assunto.
Desse modo, um certificado de proficiência em língua inglesa aponta que uma pessoa é fluente e consegue se comunicar bem e com facilidade no idioma, como também compreender a escrita e a leitura do mesmo.
Por isso, o teste de proficiência é uma certificação exigida para uma série de processos seletivos no mundo acadêmico e corporativo. Afinal, ao apresentar esse certificado, o profissional ou estudante demonstra sua destreza no idioma.
Quais os níveis de proficiência existentes?
Engana-se quem acha que os níveis das escolas de língua estrangeira correspondem aos de proficiência. Os três utilizados pelas escolas (básico, intermediário e avançado) são somente classificações para determinar o grau de conhecimento do estudante e em qual turma este será alocado.
A proficiência se divide em 6 estágios:
-
A1: iniciante. Quando a/o estudante possui conhecimento básicos da língua e consegue se expressar;
-
A2: básico. Nesse nível, as/os estudantes sabem se comunicar de forma superficial, como necessidades básicas e direcionamento;
-
B1: intermediário. A capacidade de se relacionar sobre assuntos que são de grande conhecimento dos estudantes, além de escrever frases sobre suas áreas de estudo.
-
B2: pós-intermediário. Nível onde a/o estudante está confiante para falar, ler e participar de conversações na língua.
-
C1: avançado. Capacidade de se expressar com grande conhecimento e detém um poder de linguagem característico e ilimitado.
-
C2: fluente. Momento no qual é possível, com grande facilidade, se comunicar, entender o outro e realmente poder falar que domina o idioma, da mesma forma como domina sua língua nativa.
→ Leia Mais: Inglês fluente: entenda como medir e comprovar sua proficiência
Para que servem os exames de proficiência?
Agora que você já sabe o que é proficiência, precisamos falar dos seus exames. Uma grande vantagem de possuir um certificado é o upgrade no currículo. Vale lembrar que, sendo a língua mais falada no mundo, o inglês abre portas para novas experiências.
Os exames têm como objetivo garantir ao estudante a capacidade de se candidatar a empregos mais concorridos, entrar em cursos de mestrado e doutorado em universidades de grande renome no exterior e dar aulas em instituições de ensino.
Como funcionam os exames?
As inscrições para os exames são feitas pela internet ou em contato com a sua escola de idiomas. Após o pagamento da taxa, será determinada uma data e local para a execução das provas.
São 4 tipos de provas, em que os estudantes deverão testar seus conhecimentos nas modalidades: listening, oral, reading e writing.
Quais os tipos de teste de proficiência em língua inglesa?
Existem alguns tipos de exames de proficiência disponíveis para realização:
-
PTE;
-
IELTS;
-
TOEFL;
-
FCE;
-
CAE;
-
CPE.
Antes de se inscrever, tenha a compreensão do que cada um é, suas especificidades e o que precisará para se preparar. Também, consiga um tempo de estudo adequado e/ou prévio conhecimento específico sobre a língua inglesa.
Em que momentos o teste de proficiência é cobrado?
Como já destacado, o teste proficiência é cobrado em diferentes situações. Desde uma entrevista de emprego, passando por processos seletivos de programas de pós-graduação e até em candidaturas para acesso a uma vaga de intercâmbio, esse documento pode ser exigido.