A Lei de Diretrizes e Bases da Educação colocou a formação continuada em evidência no Brasil.
De acordo com a legislação, a capacitação para professores deve oferecer aos docentes a oportunidade de aprenderem - com o suporte de um formador experiente por meio de mentorias ou tutoriais - e compartilharem os conhecimentos adquiridos.
Para a educação, essa dinâmica é fundamental, pois permite que os profissionais se aprimorem com o passar do tempo. E certamente, os benefícios são colhidos por todos: colegas, alunos, pais, escola, sociedade etc.
Saiba mais a respeito do assunto!
Nos tópicos a seguir, você vai conferir algumas ideias para capacitar professores na sua instituição de ensino.
Uma das formas mais comuns de promover a capacitação para professores é incentivar a continuação da educação formal com mestrados e doutorados, entre outros.
Em geral, o docente que quer se especializar em alguma área ou pleitear um cargo superior busca esse tipo de curso para adquirir conhecimentos específicos.
Há também casos em que o profissional atua no Ensino Básico, mas quer dar aulas que exigem certo aprofundamento.
Algumas instituições oferecem subsídios para que o professor faça uma pós-graduação. Ele ainda pode conseguir desconto ou apoio quando faz parte de uma rede que conte com Ensino Superior.
Se a ideia é atualizar os conhecimentos, essa pode ser uma alternativa para a formação continuada.
Nesse tipo de curso, o conteúdo das aulas é focado em um tema. As escolas costumam promovê-lo para trazer novos conceitos, metodologias, tecnologias etc.
A própria instituição de ensino arca com os custos. Muitas até organizam essas iniciativas para capacitar professores.
Por fim, alguns tipos de formação continuada bastante interessantes envolvem a participação de outros profissionais.
As mentorias buscam auxiliar os professores individualmente. Eles podem buscar pessoas que sejam referências naquilo que querem desenvolver e seguir suas orientações.
Já o workshop costuma ser focado no uso de ferramentas, recursos e habilidades técnicas que são aplicáveis no dia a dia.
Além disso, esse conteúdo é sempre compartilhado em turmas. A escola pode promover uma oficina para todos os docentes, por exemplo.
Confira também: Por que investir em capacitação de professores?
Agora que você já sabe quais são os principais métodos para capacitar professores, confira as grandes vantagens de investir nisso.
Com a formação continuada, os docentes conseguem desenvolver ou aprimorar habilidades.
O objetivo da capacitação para professores é fazer com que eles consigam aprender coisas novas ou potencializar aquilo em que já são bons.
Os cursos sempre trazem conhecimentos e atualizações essenciais para a atuação dos profissionais de educação.
Ao aprenderem coisas novas, os docentes se sentem preparados para encarar a sala de aula e passar o conhecimento adiante.
Quando a formação continuada é oferecida pela escola, o resultado é ainda melhor. Afinal, eles percebem que a instituição está preocupada com a sua evolução e interessada em investir em melhorias.
Claro, a formação continuada proporciona benefícios para os professores, mas principalmente para os estudantes.
Além de terem acesso a novos conhecimentos e aprenderem com as habilidades que os docentes desenvolveram, para os alunos é mais interessante ter aulas com profissionais engajados.
A animação e o interesse deles fazem com que os estudantes também queiram se aprofundar em seus estudos.
As instituições de ensino que investem na capacitação de professores sempre atraem os melhores profissionais.
Geralmente, esses docentes trazem consigo experiências, conhecimentos e habilidades que podem gerar ideias para o aperfeiçoamento dos locais onde trabalham.
Quando essa dinâmica é bem-sucedida, os pais e os alunos recomendam a instituição para outras pessoas, que acabam se interessando por estudar lá ou colocar seus filhos.
Dessa forma, a qualidade e reputação da escola só tendem a melhorar com o passar do tempo.
Finalmente, professores capacitados entregam aquilo que a comunidade espera deles.
Afinal, o conhecimento adquirido pelo aluno é compartilhado com a sociedade e, assim, todos acabam aprendendo de alguma forma com o docente.
Os conteúdos não ficam centralizados em uma pessoa: eles são disseminados por meio de relações pessoais e profissionais.
Capacitar professores também ajuda a reduzir a rotatividade na sua escola. Quer saber mais? Confira nosso artigo sobre o assunto!