Em resumo, seja para aperfeiçoar o inglês, seja para ocupar melhores postos no mercado de trabalho, o intercâmbio é uma ótima porta de entrada.
É por isso que vale a pena saber mais sobre os países que tornam isso possível e saber o que os diferenciam.
Considerando os países que falam a língua inglesa, alguns deles se diferenciam por questões profissionais, outros, pelas acadêmicas, e outros por motivos como suas paisagens naturais. Os destinos mais procurados por brasileiros são:
Vale lembrar que em alguns casos o inglês não é a única língua. É o que ocorre no Canadá, por exemplo, no qual o inglês e o francês são os idiomas oficiais.
O mais interessante é que a sua experiência seja de fato útil para o seu futuro. Assim é preciso considerar quais são os melhores destinos em relação ao que você pretende viver no curto, no médio e no longo prazo. E isso vai além da questão estudantil.
Somente assim é possível ter uma definição clara de países com condições reais de oferecer:
Foi de acordo com essa lógica que preparamos a lista abaixo sobre onde morar fora do Brasil. Fique de olho nela e saiba exatamente quais são os países mais indicados para brasileiros e o que eles têm de especial.
Considerando as principais opções, saiba agora o que elas oferecem como diferencial para quem procura intercâmbio.
A Inglaterra é um dos destinos mais interessantes. Isso porque além das referências turísticas, o país também oferece possibilidades de graduação e especialização do mais alto nível.
Sendo assim, vale a pena pensar na Inglaterra para passar um período maior de tempo, entre um e cinco anos.
Em terras inglesas é possível praticar o tão charmoso inglês britânico. Embora seja um destino mais caro do que a média, a Inglaterra oferece preciosidades como estar próximo da família real, do Big Ben e da Torre de Londres.
Cidades como Bristol oferecem cursos de qualidade, além de não serem destinos tão caros quanto a capital. Vale lembrar que diversão em locais como pubs e teatro são algumas das maiores atratividades do país.
Já a Irlanda é um país que costuma receber muitos brasileiros. E o grande atrativo é o mercado de trabalho. A Irlanda facilita a obtenção do visto de intercâmbio de inglês e trabalho de 20 horas por semana. Esse documento tem duração de 8 meses e exige matrícula em um curso. A renovação é feita 2 vezes por 8 meses cada.
Um bom motivo para escolher a Irlanda para o longo prazo é o valor do salário-mínimo em comparação com o restante da Europa, uma vez que no país ele costuma ser mais elevado.
O que se destaca na Irlanda é o fato de existirem vagas de emprego por preços justos, de forma integral ou meio período, o mais indicado para estudantes. No geral, a cidade de Dublin é a mais procurada.
Em resumo, trata-se de um país com muitas opções de lazer e diferentes pontos turísticos, o que torna a experiência mais interessante.
Existem 3 motivos que fazem com que o intercâmbio no Canadá seja uma boa ideia. O primeiro são os preços, muito mais acessíveis em relação aos Estados Unidos, por exemplo. O segundo é a qualidade de vida, já que no Canadá estão cidades como Ottawa e Vancouver, esta última, uma das mais seguras do mundo. E o terceiro é a facilidade para entrar no país e ter boas condições para crescer. No Canadá existe maior facilidade para obter visto de estudante com direito a trabalho.
Isso sem falar em diferenciais como o valor do salário mínimo, até 7 vezes mais elevado do que no Brasil, e a possibilidade de o estudante usar transporte público de graça mesmo sendo estrangeiro.
Um país que lembra muito o Brasil, mas com uma infraestrutura muito mais interessante para viver. Essa é a grande marca da Austrália, país ensolarado, com boa empregabilidade e instituições de ensino que aparecem entre as melhores do mundo.
No geral, a Austrália é boa para pessoas de todas as idades. Isso sem falar na facilidade que o estudante tem para obter o visto.
O país dos cangurus oferece atrativos como a Ópera de Sydney, por exemplo, além de inúmeras belezas naturais. Para quem possui nível de inglês avançado e estiver disposto a se submeter às exigências dos programas, vale a pena se inscrever num projeto de intercâmbio no país. Isso permitirá ao aluno aprender e desfrutar de uma das culturas mais interessantes do mundo para se viver.
É evidente que a maior economia do mundo não poderia ficar de fora desta lista. De fato, o país tem uma grande capacidade produtiva, e o intercâmbio pode sim ser a porta de entrada para um mercado poderoso como o americano.
Uma boa dica é aproveitar as oportunidades de trabalho para estudantes e assim amenizar os custos com a experiência. A recomendação é pesquisar sobre esse mercado no lugar onde você pretende estudar e os vistos para trabalho temporário, como o H-1B, o H-2 e o H-3.
Por fim, as cidades costumam ser bem diferentes entre si. E isso exige que o aluno procure saber sobre como as coisas funcionam no seu destino ideal para fazer a melhor escolha.
Quer saber mais sobre morar fora do Brasil e suas possibilidades? Então não deixe de conferir os artigos do blog.