Entretanto, não existe alternativa para se dar bem nos exames, e a aplicação nos estudos é a única ferramenta para ser bem-sucedido. Por outro lado, diferentemente do que muita gente pode pensar, não existe apenas uma forma de estudar. Este infográfico visa provar isso, apresentando outras formas para você complementar o estudo para a prova de proficiência em inglês.
Não é segredo para ninguém que estudar é a única maneira para alguém alcançar um resultado satisfatório em exames. E na prova de proficiência em inglês não é diferente. Quanto mais - e melhor - você estudar, melhores serão os resultados.
Contudo, além das aulas de inglês, existem formas inteligentes e dinâmicas de complementar o estudo para quem quer obter sucesso na prova. Muito além dos tradicionais livros e apostilas, outras atividades têm grande potencial de contribuir com os interessados. São eles:
Agora, vamos mostrar como essas sugestões devem ser colocadas em prática para contribuir com o aprendizado.
A leitura é uma das coisas mais gostosas da vida, e uma das formas mais inteligentes de se aprender algo novo. Incluir a leitura na sua rotina de estudos pode fazer total diferença. Ler nos permite conhecer novas palavras, termos e significados, além de suas diferentes formas de aplicação.
O importante aqui é variar a leitura:
E se ler é uma maneira inteligente de aprender, escrever, então, é ainda melhor.
Com a leitura de um conto, um poema, ou uma redação você pode aprender a identificar palavras e frases. Porém, reescrever os textos ou escrever novas histórias permite a você fazer a transferência de aprendizagem.
Ou seja, os processos cognitivos ganham um estímulo diferente quando você coloca no papel aquilo que aprendeu lendo ou ouvindo.
Nada de assistir a filmes e séries dublados. A dica aqui é começar a ver produções de TV e cinema no idioma original. Primeiramente porque você descobre a pronúncia correta das palavras, depois porque é um ótimo treino para quem está aprendendo.
Comece com as legendas em português, e vá relacionando os diálogos com o texto escrito. Posteriormente, altere a legenda para o inglês, e comece a treinar a audição e a leitura juntos. Este é um ótimo exercício para quem deseja aprender a se comunicar em outro idioma.
Além de alegrar e relaxar, ouvir música é uma ótima maneira de aprender novos termos e contextos de aplicação. Independentemente do gênero escolhido, as músicas em inglês agregam muito nos processos de aprendizagem de outra língua.
Uma coisa interessante que as músicas proporcionam é conhecer os sotaques de cada região. Country, rock, jazz, soul e outros apresentam características de linguagem únicas dos falantes que as utilizam no dia-a-dia.
Entre em contato com pessoas que moram fora do país e treine sua comunicação com elas. Além de brasileiros, é fundamental buscar conversar com pessoas nativas, que falam o inglês fluentemente.
Não tenha vergonha e se arrisque pra valer. Só se colocando à disposição para aprender é que você saberá exatamente onde errou, e como corrigir. E nada melhor que aprender com quem vivencia a língua diariamente, não é mesmo?
Ficar se lamentando não leva ninguém a lugar nenhum. O mesmo vale para o ato de imaginar como seria diferente se tivesse acertado todas as questões. Errar é uma das formas mais poderosas de aprender a fazer da maneira certa.
Se errou na prova, não desanime. Pelo contrário, aproveite a correção para refazer tudo aquilo que você se esqueceu ou ficou em dúvida. Refaça os textos e as atividades corrigidas, respondendo da maneira correta a mesma questão repetidas vezes.
E se você quiser se preparar para a prova de proficiência em inglês, conheça as avaliações da Pearson English, certificações dinâmicas e interativas, desenvolvidas para ajudar a todos os candidatos!