Blog English Pearson

Captação de Alunos: Como aumentá-la e ter diferenciais na instituição

Escrito por Pearson | 17/02/2022 03:00:00

Se tem uma coisa que toda instituição de ensino deseja é aumentar a captação de alunos. Porém, vale lembrar que a captação de alunos depende dos diferenciais na instituição que são oferecidos ao público.

Para conhecer alguns destes diferenciais e saber como ganhar na corrida pelo público, continue a leitura. Hoje traremos diversas dicas que te ajudarão na captação de alunos de forma prática e funcional.

Importância de captar novos alunos

Nenhum negócio se torna sustentável a longo prazo, nem perdura por muitos anos se não observar crescimento de clientes. E isso é válido também para escolas de idiomas, centros de educação e outras instituições de ensino.

Para que isso ocorra, é importante que os antigos clientes sejam mantidos e fidelizados enquanto novos chegam. Portanto, existem diversas formas de atrair e reter clientes, tornando o empreendimento rentável e duradouro.

Atualmente, muitas ferramentas de marketing e gestão estão disponíveis a negócios de todos os segmentos. Algumas delas servem para:

  • Campanhas de marketing;

  • Utilização de redes sociais;

  • Marketing de conteúdo;

  • Divulgação e publicidade.

E quanto mais eficientes forem os usos desses recursos, melhores serão os resultados coletados.

 
 
 
Leia também: Como garantir a retenção de alunos na sua escola?

Captação de alunos para uma escola de inglês

Pensando exclusivamente nas necessidades de uma escola de inglês, o que ela mais precisa são de novos alunos. Porém, não há como aumentar a carteira de clientes sem que haja um esforço de manter os antigos pagantes.

A diversidade de preços e a oferta de serviços diferenciados aumentam e acirram a concorrência de mercado. Então, como fazer para destacar a sua escola de inglês e fazer com que ela se torne a preferência do público?

Quanto mais diferenciais na instituição forem possíveis de serem observados, melhor será o posicionamento dela. Esses diferenciais podem vir dos lugares e das decisões mais diversas, como:

  • Espaço físico adequado para receber os alunos com conforto e segurança;

  • Treinamento e atualização frequente dos professores;

  • Materiais didáticos de qualidade;

  • Aulas práticas;

  • Atividades lúdicas e interativas.

A escola deve oferecer um espaço adequado, com a disposição correta e funcional de salas de aulas. Além disso, todo o corpo docente deve passar por constantes atualizações, em cursos, treinamentos, feiras, entre outros.

Os materiais de apoio ao professor estão entre algumas das questões mais relevantes na aprendizagem dos alunos. Quanto melhor e mais atualizados forem os materiais, menores serão as dificuldades encontradas pelos estudantes.

Em contrapartida, os professores devem trabalhar para oferecer aulas práticas e atividades versáteis. Isso ajuda a reter a atenção dos alunos, otimizando seus processos de aprendizagem, além de deixar as aulas mais leves. O estresse e a fadiga mental se tornam importantes impeditivos do aprendizado pleno.

Sendo assim, instrutores, escola e toda a comunidade escolar devem compreender a importância de metodologias ativas. Todas essas ações têm como objetivo a captação de alunos, oferecendo a todos eles o melhor ensino.

Todavia, nenhuma dessas atitudes pode surtir o efeito desejado se o público não for alcançado. A escola deve trabalhar no sentido de fazer com que o público tenha conhecimento desses diferenciais na instituição.

Como investir em captação

Não tem como falar em captação de alunos se não falarmos na gestão de marketing, que é responsável por essa tarefa. A comunicação da escola deve ocorrer de forma eficiente, com o intuito de expor os diferenciais na instituição.

A captação de alunos depende de investimentos importantes feitos por parte da escola, como os citados anteriormente. E, dos portões para fora da instituição, a comunicação deve ser dirigida ao público correto.

A criação de um site da escola, a gestão das redes sociais e o pós-vendas devem ser atentamente observados. Tão importante quanto o físico, o endereço virtual e eletrônico da escola também deve ser considerado.

Em se tratando de comunicação e divulgação das atividades de uma empresa, nada mais rápido e eficiente que as redes sociais. Atualmente, Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e outras redes estão entre as principais ferramentas de negócios.

A satisfação do cliente é outro ponto de extrema atenção, e os dados sobre essa percepção são coletados no pós-vendas. Após a conclusão da matrícula, e ao final de cada semestre, por exemplo, o aluno pode receber o contato da escola. Nele, que pode ser feito por telefone, e-mail ou redes sociais, os gestores ficam sabendo dos pontos positivos e negativos na visão do aluno.

Como a Pearson pode apoiar na captação de alunos

A Pearson English é uma autoridade mundial quando o assunto é educação, especialmente para escolas de inglês. Com os materiais mais inovadores do mercado, a Pearson oferece total suporte para as atividades desenvolvidas pelos professores.

Entre as ferramentas utilizadas pela Pearson English, estão:

  • Livros didáticos;

  • Materiais pedagógicos;

  • Testes de Proficiência;

  • Cursos de capacitação.

Estes são produtos e serviços que podem agregar aos serviços oferecidos pela instituição de ensino. Alguns exemplos neste quesito são: a PEIC, o Savvas, o GOTP, o Disney Kids Readers e o ELT.

O Pearson English International Certificate (PEIC) é a nossa prova de proficiência em inglês. Reconhecida por governos, empresas, universidades e escolas de todo o mundo, o PEIC prepara o aluno para o mundo.

Savvas é o material didático da Pearson, desenvolvido para atender às necessidades de escolas internacionais ou bilíngues. Na grade curricular, Pre K Literacy Mathematics Science Humanities, disciplinas que farão a diferença na vida do estudante.

Já o Global Online Test Preparation (GOTP), é uma plataforma que prepara o aluno para provas da Pearson. Tem como principal objetivo reunir todas as soluções de preparação para testes de proficiência em inglês.

Criado para atrair a atenção das crianças, o Disney Kids Readers é uma série de livros focada em diferentes estágios de leitura.

Por fim, temos ainda o English Learning Teaching (ELT), que é o nosso material de inglês para estrangeiros. Independentemente da etapa de formação do aluno, esses livros vão auxiliar na sua aprendizagem do inglês. O ELT é destinado aos mais variados públicos, do Ensino Infantil ao Superior, passando pelo Fundamental e Médio.

Portanto, já não existe mais desculpa para você disponibilizar diferenciais na instituição, angariando novos alunos. Esses e muitos outros instrumentos podem ajudar a sua escola de inglês na captação de alunos.

Os diferenciais na instituição passam também por fornecer aos clientes um serviço de altíssima qualidade e segurança.

Portanto, acesse o nosso site e conheça todas as soluções inovadoras da Pearson para a captação de alunos para sua escola.